Connect with us

Internacional

O trauma coletivo de Bérgamo após um ano de pandemia

Imagens de caminhões com corpos de vítimas da covid-19 circularam o mundo. Sem ter superado choque da primeira onda, cidade italiana tenta buscar forças para enfrentar uma terceira

As imagens de Bérgamo chocaram a Itália e o mundo inteiro. Caminhões do Exército atravessavam a cidade na madrugada de 18 de março do ano passado. Eles carregaram caixões e estavam a caminho de crematórios em outras cidades. O vírus matou tanto em tão pouco tempo na pitoresca cidade da Lombardia que o próprio crematório local ficara totalmente sobrecarregado.

“Em um daqueles dias de março, tivemos 76 caixões dispostos na igreja. Esse foi o número máximo absoluto. Um momento terrível que pesa como uma pedra no meu peito”, diz o padre Don Marco Carminati, da igreja San Giuseppe, em Seriate, subúrbio de Bérgamo. Sua igreja e dois outros edifícios foram convertidos em necrotérios improvisados.

A cada três dias, soldados em trajes protetores brancos vinham em plena luz do dia e carregavam os caixões de madeira nos caminhões para remoção. Os sinos da igreja tocavam em cada uma dessas vezes. Muitas pessoas no local presenciavam essas ações.

Comboio militar com vítimas do coronavírus em Bérgamo
Comboio militar com vítimas do coronavírus em Bérgamo, na madrugada de 18 de março de 2020

Uma vela para cada caixão

“Junto com outro padre, colocava uma vela e uma flor em cada caixão, o abençoava e fazia uma oração. Os parentes não podiam estar presentes. As famílias nem sabiam que seus falecidos estavam aqui conosco. Alguns deles descobriram e me pediram que enviasse pelo menos uma foto feita com meu celular”, conta Don Marco Carminati.

O horror durou três semanas. Então, a taxa de mortalidade em Bérgamo caiu novamente. Um total de 4.500 pessoas morreu nas primeiras semanas trágicas da pandemia na região, segundo o jornal local L’Eco di Bergamo. Um ano depois desta experiência traumática, o clérigo católico diz que a pandemia abriu grandes feridas, mas também aproximou a comunidade.

“As duas reações que vejo são medo e solidariedade. Medo, é claro, de uma infecção para si e suas famílias. Solidariedade com aqueles que choram, com aqueles que se recuperaram. Também houve muitas vítimas entre os fiéis da nossa paróquia. Mas eles sabiam que não deixaríamos os mortos sozinhos. Isso foi solidariedade”, diz.

Prova

Da igreja simples e moderna San Giuseppe, feita de concreto e tijolo, o carro segue para o Cemitério Monumental de Bérgamo. À sombra do portal de entrada da altura de uma casa, inaugurado em 1904, há muitas vítimas do coronavírus de março passado em um novo canteiro de sepulturas.

O padre Carminati caminha lentamente pelas fileiras de sepulturas. É a primeira visita dele em meses. Ele descobre um conhecido de sua antiga paróquia, para comovido e dá uma bênção. “Sinto como se estivesse revivendo os momentos com essas pessoas”, diz o religioso.

Padre Don Mario Carminati mostra foto com caixões dispostos na igreja
Padre Don Mario Carminati teve sua igreja transformada em necrotério improvisado

Ele próprio perdeu dois sobrinhos, de 34 e 36 anos, e uma prima de 69 anos na pandemia. Don Marco Carminati sabe que a pandemia ainda não acabou, mas um ano após a pior onda de infecções, ele tem esperança.

“Claro, tal evento é sempre um teste de fé para um clérigo. Mas a razão não está em Deus, mas em nós, em nosso estilo de vida, em nossas decisões. Esquecemos que não somos imortais. Somos lembrados de que não somos eternos”, diz.

“Terrível confusão”

Algumas das vítimas do coronavírus enterradas em Carminati certamente vieram do hospital Papa Giovanni 23, a principal e maior clínica de Bérgamo, com cerca de mil leitos. As imagens das unidades de tratamento de covid-19 desta clínica de última geração também correram o mundo. Hospitais superlotados, enfermeiros exaustos, médicos desesperados decidindo qual paciente seria salvo e qual não mais.

“Foi uma confusão terrível”, lembra o médico Sergio Angeretti. “No começo, não tínhamos ideia daquilo com que estávamos lidando. A cada dia mais e mais pacientes chegavam. Mais e mais, mais e mais. Era inacreditável. Eles pioraram e pioraram. Eles morriam. Nós pensávamos que estávamos quase numa guerra.”

Quando pensam naquela época, Angeretti e sua equipe têm a impressão de que poderiam ter feito algumas coisas de maneira diferente. Mais pessoas foram infectadas no hospital.

“Depois de 20 dias, começamos a ver alguma luz no fim do túnel. Aos poucos fomos entendendo como o vírus atua no corpo e mudamos o tratamento. Usamos outros medicamentos”, lembra, acrescentando que hoje os médicos sabem mais sobre a doença e que, na época, as autoridades ordenaram um lockdown tarde demais.

Pacientes eram inicialmente levados de consultórios médicos para os lares de idosos. Focos de infecção foram formados. Muitos dos 40 mil espectadores de um jogo de futebol do Atalanta Bergamo na Liga dos Campeões em Milão no final de fevereiro foram infectados e espalharam o vírus por toda a região.

Capitão na tempestade

Na parede do lado de fora da principal entrada do hospital, há uma grande pintura. Ela mostra uma enfermeira que segura e protege em seus braços o mapa da Itália nas cores nacionais, como se fosse um bebê. Sobre a pintura, está escrito: “A todos vocês, obrigado!”, slogan que inspirou agradecimentos aos profissionais da saúde não apenas em Bérgamo, mas também em toda a Itália.

“Não somos heróis, fizemos o que podíamos e tínhamos que fazer”, diz o doutor Angeretti modestamente. No entanto, ele se mostra um pouco orgulhoso ao contar que o presidente italiano, Sergio Mattarella, e o papa escreveram para ele. Em abril, ele está até convidado para uma audiência com o pontífice.

A todos vocês, obrigado!: pintura em homenagem a médicos na fachada de hospital em Bérgamo
“A todos vocês, obrigado!”: homenagem a médicos na fachada de hospital em Bérgamo

Angeretti escreveu artigos em jornais italianos sobre as piores semanas da pandemia, que tiveram bastante repercussão. Ele se vê como um capitão que sobreviveu a uma forte tempestade. Hoje o mar está mais calmo de novo, mas a ameaça ainda não acabou. O médico agora tem pacientes em sua enfermaria neurológica que estão sofrendo as consequências de longo prazo da infecção por covid-19. Eles estão com o sistema nervoso afetado, sofrem de distúrbios de movimento e traumas.

A clínica agora está de volta às operações relativamente normais. Quase 90 pacientes com covid-19 estão atualmente em tratamento no estabelecimento, 20 deles na unidade de terapia intensiva. Há um ano, havia centenas, e todas as camas estavam ocupadas. Um hospital de campanha foi instalado. Equipes médicas da Rússia e de Cuba chegaram para ajudar.

Com a pandemia, Angeretti aprendeu como o mundo está interconectado e como é possível se preparar melhor para a próxima pandemia, por exemplo, por meio de uma melhor organização do hospital.

Esperança na vacinação

Um andar abaixo, a enfermeira-chefe Lauretta Rota está parada na entrada da unidade de terapia intensiva para pacientes de covid-19. Nenhum visitante pode entrar no lugar, por ser perigoso demais. “Agora temos menos medo de infectar a nós mesmos e nossas famílias porque estamos todos vacinados”, diz.

Médicos em hospital italiano
Médico Sergio Angeretti (centro): “Não somos heróis”

Na primeira onda da pandemia, a equipe médica levou o vírus para casa. Muitos infectaram suas famílias. Os olhos da enfermeira ficam marejados ao contar sobre uma colega que trabalhava na enfermaria enquanto seu marido morria na unidade de terapia intensiva de outro hospital.

“Agora estamos na terceira onda. O número de infecções está aumentando, e o número de leitos de terapia intensiva está aumentando novamente. Somos como um avião que passa pela turbulência pela terceira vez e tem que passar por tudo de novo”, diz.

Ela tem muita esperança de que as vacinas agora ajudem a amenizar a situação, porque ninguém aqui tem mais tanta energia quanto no início da pandemia.

A enfermeira intensivista Laura Roberta Rota, que acaba de cuidar de pacientes na enfermaria, concorda com sua chefe, a enfermeira-chefe Lauretta Rota. “Na verdade, há um ano que o ritmo é o mesmo. A pressão é grande. Estamos todos exaustos”, diz.

Trauma coletivo

A Itália ultrapassou a marca de 100 mil mortes por covid-19 no início de março. A pandemia ainda não acabou e está claro para o psicoterapeuta Luca Giacci que Bérgamo e toda a sociedade italiana terão de enfrentar as consequências por muito tempo.

“É um trauma coletivo. Não afeta apenas os indivíduos”, diz Giacci. As imagens da coluna de caminhões levando caixões podem desencadear tal trauma.

“Mesmo alguém que não teve que ficar de luto por um ente querido ou que ficou doente pode ser afetado. É como sentir uma morte indireta. Isso pode desencadear um trauma.”

Uma de suas pacientes é uma mulher cujo marido esteve na UTI. Ele se recuperou bem agora, mas ela ainda está sofrendo, embora não tenha sido infectada. “Muitas pessoas já não se atrevem a sair às ruas, têm medo ou não têm contatos, embora nunca tenham perdido ninguém”, relata o psicoterapeuta do seu consultório em Nembro, perto de Bérgamo.

Ele tenta confrontar os pacientes com suas memórias e transformar a dor em algo que permita que as pessoas olhem para a frente. “A memória não se apaga, mas é percebida de outra forma. Na melhor das hipóteses, como algo que enriquece. Uma boa memória do falecido. Lágrimas sempre correm, mas não mais lágrimas de dor, e sim lágrimas de compaixão.”

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca40 minutos ago

Dinho se consolida como favorito à presidência da Câmara de João Pessoa com apoio estratégico

Esporte1 hora ago

Verão chegando: 5 benefícios da corrida de rua

CIDADE1 hora ago

Cícero Lucena participa da assinatura de contrato pelo Governo da Paraíba com agência francesa para implantar projeto do BRS em João Pessoa

Educação & Cultura1 hora ago

Secretaria de Educação de João Pessoa abre período de renovação de matrículas para alunos veteranos

Segurança Pública1 hora ago

SEPPM realiza feira de serviços alusiva à campanha ‘21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres’

Politíca2 horas ago

Murilo Galdino cobrará rapidez na retomada do funcionamento da Operação Carro-Pipa

Politíca2 horas ago

17 milhões de brasileiras viveram risco de feminicídio; leis de Camila garantem proteção à mulher

ESTADO2 horas ago

PROGRAMA CONVERSA COM O GOVERNADOR

Esporte2 horas ago

Delegação da Paraíba embarca para disputar as Paralimpíadas Escolares em São Paulo

ESTADO2 horas ago

Primeira-dama do Estado visita Apae de João Pessoa e discute parcerias para ampliação de atendimento na unidade 

ESTADO2 horas ago

João Azevêdo pleiteia continuidade de operação carro-pipa em audiência no Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional

ESTADO2 horas ago

João Azevêdo anuncia R$ 2,4 bilhões em pagamento das folhas de novembro e dezembro, 2ª parcela do 13º e abono natalino

ESTADO2 horas ago

João Azevêdo assina operação de crédito, com a PMJP, destinada à implantação de projeto de mobilidade urbana em João Pessoa

Segurança Pública2 horas ago

Diretor financeiro do SINTEP tem no currículo uma acusação de estupro; Marcha das Mulheres cobra afastamento

CIDADE2 horas ago

Cabedelo abre edital de chamamento público para credenciamento de quiosques nas Praias de Camboinha, Areia Dourada e Formosa

CIDADE5 horas ago

Procon-JP participa de fiscalização conjunta esta semana para evitar fraudes durante a Black Friday

ENTRETENIMENTO5 horas ago

Vemos nossa comida como um ato da providência divina de Deus?

CONCURSO E EMPREGO5 horas ago

Especialização x Generalização: Qual caminho seguir no início da carreira?

Internacional5 horas ago

Quem é Yamandú Orsi, o discípulo de Mujica eleito presidente do Uruguai

Saúde6 horas ago

Stalkers: A Obsessão Oculta no Cotidiano

CIDADE6 horas ago

Leo Bezerra assina ordem de serviço de revitalização do Centro de Referência da Juventude, nos Funcionários I

Educação & Cultura6 horas ago

Imortal da APL, escritora Neide Medeiros aborda pluralidade e diversidade no 1º FliParaíba

Educação & Cultura6 horas ago

Funesc abre a exposição coletiva ‘Panapaná Pretitudes’, nesta quarta-feira (27)

Internacional6 horas ago

Guerra no Sudão leva refugiados para vizinho e pobre Chade

Internacional6 horas ago

Argentina denuncia novo cerco à embaixada em Caracas

Internacional6 horas ago

Desastre, calote, desconfiança: as reações à COP de Baku

ESTADO6 horas ago

Procon Paraíba dá início ao último Mutirão de Renegociação de Dívidas do ano realizado em João Pessoa

Politíca6 horas ago

Ruy revela que ministro Haddad assegurou reforço no orçamento para retomada da Operação Carro-Pipa na Paraíba

Esporte6 horas ago

Camila Toscano participa de Circuito nordeste de Voleibol e destaca importância de Guarabira receber evento

Internacional6 horas ago

Entenda por que as relações comerciais entre China e Brasil estão cada vez mais prósperas

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Segurança Pública4 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde6 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura6 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO6 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO6 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional2 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca3 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional3 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br