Connect with us

Internacional

“Isolar a Rússia a aproximaria da China”, diz ministro alemão

Chefe da diplomacia de Merkel, Heiko Maas explica por que não é de interesse da Alemanha isolar economicamente Moscou, apesar da atual crise na relação com o Ocidente

O ministro do Exterior da Alemanha, Heiko Maas, reconhece que o momento da relação do Ocidente com a Rússia é complicado. Segundo ele, a anexação da Crimeia pelos russos foi ilegal e não foi esquecida por Berlim; há tentativas claras vindas da Rússia de interferir na eleição deste ano na Alemanha; e a perseguição a opositores por Moscou incomoda bastante.

Mas isolar a Rússia com sanções econômicas, comenta o chefe da diplomacia de Angela Merkel em entrevista à DW, não é uma saída: isso apenas quebraria pontes de diálogo e jogaria os russos para os braços da China.

Isso inclui não usar como instrumento de pressão o multibilionário projeto Nord Stream 2, um controverso gasoduto através do Mar Báltico que transportará gás russo para a União Europeia.

“O isolamento econômico da Rússia teria o efeito geoestratégico de empurrar a Rússia e a China cada vez mais para perto uma da outra. E isso não é do nosso interesse estratégico. Poderia se tornar ainda mais difícil falar com a Rússia”, diz.

DW: Estamos atualmente observando tensões entre Washington e Moscou. Que tipo de escalada estamos testemunhando neste momento, com Biden chamando Putin de “assassino”, e Moscou convocando seu embaixador nos EUA?

Heiko Maas: Não é meu trabalho comentar todas as declarações feitas pelo presidente americano. Infelizmente, estamos vivendo atualmente um ponto baixo em nossas relações com a Rússia. Não queremos deixar a situação escalar mais. Acredito que deve haver também um interesse do lado russo de ter boas relações com os Estados europeus e a UE. Mas quando há incidentes como o que envolve Alexei Navalny, é preciso ficar claro para todos que, da perspectiva europeia, algo assim não ficará sem consequências.

Os EUA acusam a Rússia de ter interferido duas vezes de forma significativa nas eleições americanas. Na Alemanha, é ano de eleições. Você também teme tal interferência?

Em todo caso, estamos atentos. Também sabemos pelo relatório que o EEAS (Serviço Europeu de Ação Externa) apresentou recentemente em Bruxelas que a Alemanha é um dos principais alvos na Europa de campanhas de desinformação da Rússia, mas também para atividades cibernéticas. Estamos nos armando contra isso, mas é claro que esperamos que isso pare.

É completamente inaceitável que sejam feitas tentativas nesse sentido para exercer influência externa sobre os processos democráticos de outros países, como a Alemanha. Sabemos que existem tais tentativas de exercer influência através de desinformação direcionada ou ciberataques. E espero que a experiência adquirida em outros lugares no passado signifique que este não será o caso na campanha eleitoral na Alemanha. Nós nos manteremos muito vigilantes a esse respeito.

A Rússia quer lançar em breve uma estação de TV em língua alemã na Alemanha. Moscou está agora ameaçando Berlim com “duras contramedidas”, porque o canal RT Deutsch não estaria conseguindo abrir uma conta bancária na Alemanha. Que medidas você espera?

Não somos responsáveis pelas contas bancárias do Russia Today. Temos regras claras baseadas na liberdade de imprensa. Aqui, canais de notícias também podem fazer programas cujas notícias não parecem sensatas para a gente. Assumimos que, com base nos direitos de liberdade e liberdade de imprensa, o mesmo se aplique à liberdade da mídia na Rússia e que jornalistas alemães possam trabalhar sem impedimentos. A Rússia é um membro do Conselho da Europa. A liberdade de imprensa é uma das liberdades fundamentais com as quais a Rússia está comprometida dentro dessa estrutura. Fazemos isso aqui e esperamos que seja da mesma forma na Rússia.

Então os planos do Russia Today na Alemanha não seriam um problema?

Tal procedimento não é decidido politicamente, mas pelas autoridades competentes. A esse respeito, as discussões que estão acontecendo não são aquelas iniciadas por nós ou que surgiram por nossa iniciativa. Cumprimos as regras de liberdade de imprensa. Independentemente de os órgãos que atuam aqui como jornalistas produzirem ou não notícias que nos agradem.

Durante décadas, a Alemanha foi vista internacionalmente como uma ponte entre o Oriente e o Ocidente. Esse papel vem se esvaindo cada vez mais desde a anexação da Crimeia. Você acabou de cobrar novamente a devolução da península à Ucrânia. Qual é o plano exatamente?

A anexação foi e é claramente ilegal sob o direito internacional. Nossa posição é que ela deve ser revertida. Essa não é uma questão que possa ser resolvida militarmente, mas continuaremos deixando essa expectativa clara para a Rússia e agir de acordo com ela. Acredito que a Rússia também deve ter interesse em voltar a ter relações normais, particularmente com a Europa. E um passo importante para isso seria encontrar uma solução para o conflito no leste da Ucrânia.

O senhor realmente acredita que a península voltará algum dia à Ucrânia?

Essa é a nossa posição. Estou ciente de que esse será um caminho extraordinariamente difícil.

Mas a Rússia não atende a seus pedidos. Como no caso da libertação de Navalny. Não seria o caso de Nordstream 2 virar moeda de negociação para que algo aconteça?

As sanções devem ter o objetivo de contribuir para uma mudança de comportamento. Naturalmente, as sanções também estão associadas a uma declaração política no caso de eventos que não se quer aceitar sem consequências, como é o caso Navalny. Nossa posição no Nord Stream 2 é bem conhecida. Se as empresas envolvidas interromperem suas atividades, isso não teria que ter necessariamente um impacto concreto no caso Navalny. Não parece correto para a gente isolar economicamente a Rússia. O isolamento econômico da Rússia teria o efeito geoestratégico de empurrar a Rússia e a China cada vez mais para perto uma da outra. E isso não é do nosso interesse estratégico. Poderia se tornar ainda mais difícil falar sobre tais questões com a Rússia.

E quanto às sanções econômicas no caso de Belarus? Por que a Alemanha não impõe sanções realmente dolorosas ao regime de Lukashenko?

Concordamos que as sanções devem ser sempre decididas a nível europeu. Isso também se aplica ao caso de Belarus. Quando se trata de sanções, porém, devemos ter sempre em mente que estamos atingindo as pessoas certas e não a sociedade civil como um todo. Devemos, portanto, considerar também as consequências econômicas de tais sanções. É por isso que, no caso de Belarus, decidimos listar os responsáveis. Isso se aplica não apenas a Lukashenko, mas a todo seu aparato. E continuaremos por esse caminho.

A líder da oposição Sviatlana Tsikhanouskaya quer submeter o mandato de negociação entre o governo e a sociedade civil a uma votação online. O caminho certo?

As eleições de agosto passado foram manipuladas, portanto Lukashenko não tem legitimidade para governar o país. Nesse sentido, tal votação é uma boa proposta, que podemos apoiar plenamente. Há meses estamos pedindo um diálogo nacional que envolva a sociedade civil da maneira mais ampla possível. Uma oferta da OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa), presidida pela Suécia, está sobre a mesa. Essa é a única saída realista para a crise política interna, mas Lukashenko tem que aceitá-la. O objetivo deve continuar a ser que os belarussos possam votar livre e justamente em seu governo, é o direito deles.

Se Lukashenko não é o presidente legítimo, quem ele é para o senhor?

Ele se agarra ao poder por meios ditatoriais e tripudia sobre nossos valores liberais. Ao fazer isso, ele é um infrator da lei. Ele está violando a lei de seu país e também a lei internacional.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca2 horas ago

Adriano Galdino garante permanência na presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba

Politíca2 horas ago

Dinho se consolida como favorito à presidência da Câmara de João Pessoa com apoio estratégico

Esporte3 horas ago

Verão chegando: 5 benefícios da corrida de rua

CIDADE3 horas ago

Cícero Lucena participa da assinatura de contrato pelo Governo da Paraíba com agência francesa para implantar projeto do BRS em João Pessoa

Educação & Cultura3 horas ago

Secretaria de Educação de João Pessoa abre período de renovação de matrículas para alunos veteranos

Segurança Pública3 horas ago

SEPPM realiza feira de serviços alusiva à campanha ‘21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres’

Politíca3 horas ago

Murilo Galdino cobrará rapidez na retomada do funcionamento da Operação Carro-Pipa

Politíca3 horas ago

17 milhões de brasileiras viveram risco de feminicídio; leis de Camila garantem proteção à mulher

ESTADO3 horas ago

PROGRAMA CONVERSA COM O GOVERNADOR

Esporte3 horas ago

Delegação da Paraíba embarca para disputar as Paralimpíadas Escolares em São Paulo

ESTADO4 horas ago

Primeira-dama do Estado visita Apae de João Pessoa e discute parcerias para ampliação de atendimento na unidade 

ESTADO4 horas ago

João Azevêdo pleiteia continuidade de operação carro-pipa em audiência no Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional

ESTADO4 horas ago

João Azevêdo anuncia R$ 2,4 bilhões em pagamento das folhas de novembro e dezembro, 2ª parcela do 13º e abono natalino

ESTADO4 horas ago

João Azevêdo assina operação de crédito, com a PMJP, destinada à implantação de projeto de mobilidade urbana em João Pessoa

Segurança Pública4 horas ago

Diretor financeiro do SINTEP tem no currículo uma acusação de estupro; Marcha das Mulheres cobra afastamento

CIDADE4 horas ago

Cabedelo abre edital de chamamento público para credenciamento de quiosques nas Praias de Camboinha, Areia Dourada e Formosa

CIDADE7 horas ago

Procon-JP participa de fiscalização conjunta esta semana para evitar fraudes durante a Black Friday

ENTRETENIMENTO7 horas ago

Vemos nossa comida como um ato da providência divina de Deus?

CONCURSO E EMPREGO7 horas ago

Especialização x Generalização: Qual caminho seguir no início da carreira?

Internacional7 horas ago

Quem é Yamandú Orsi, o discípulo de Mujica eleito presidente do Uruguai

Saúde7 horas ago

Stalkers: A Obsessão Oculta no Cotidiano

CIDADE8 horas ago

Leo Bezerra assina ordem de serviço de revitalização do Centro de Referência da Juventude, nos Funcionários I

Educação & Cultura8 horas ago

Imortal da APL, escritora Neide Medeiros aborda pluralidade e diversidade no 1º FliParaíba

Educação & Cultura8 horas ago

Funesc abre a exposição coletiva ‘Panapaná Pretitudes’, nesta quarta-feira (27)

Internacional8 horas ago

Guerra no Sudão leva refugiados para vizinho e pobre Chade

Internacional8 horas ago

Argentina denuncia novo cerco à embaixada em Caracas

Internacional8 horas ago

Desastre, calote, desconfiança: as reações à COP de Baku

ESTADO8 horas ago

Procon Paraíba dá início ao último Mutirão de Renegociação de Dívidas do ano realizado em João Pessoa

Politíca8 horas ago

Ruy revela que ministro Haddad assegurou reforço no orçamento para retomada da Operação Carro-Pipa na Paraíba

Esporte8 horas ago

Camila Toscano participa de Circuito nordeste de Voleibol e destaca importância de Guarabira receber evento

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Segurança Pública4 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Saúde6 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura6 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO6 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO6 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional2 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca3 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional3 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br