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A operação de desbloqueio do Canal de Suez: manobrando um navio monstro de 200.000 toneladas em um dia
Um dos maiores navios porta-contêineres do mundo, oficialmente classificado como Ultra Large, ficou preso na manhã de terça-feira, enquanto lutava contra uma tempestade de areia durante o trânsito pelo canal de Suez . Ele lutou contra a visibilidade deficiente e, possivelmente, uma falha de seu equipamento de navegação causada por uma falha de energia.
O Ever Given, com bandeira do Panamá , ficou preso a 90 graus no canal , bloqueando centenas de navios que tentavam transitar pelo canal que rivaliza em importância com o canal do Panamá.
Os gigantescos motores de porta-contêineres da classe Golden do navio, capazes de gerar um total de 80.000 cavalos de força, eram de pouca utilidade para libertá-los devido a posição que a embarcação ficou travada na borda do canal.
As autoridades egípcias disseram pela primeira vez na quarta-feira que o transporte do navio pode demorar dois dias. No entanto, em poucas horas, o curso d’água estava desbloqueado.
Aqui está como as autoridades egípcias trabalharam sem parar para liberar o navio e fazer o comércio fluir novamente.
Rebocadores e dragas da Autoridade do Canal de Suez do Egito fizeram o trabalho pesado para desafiar as expectativas de um longo fechamento do canal.
“Eles moveram mais rápido do que o esperado. Para colocá-la de volta na direção certa, eles claramente precisavam de muitos puxões. Parecia que demoraria alguns dias; portanto, as taxas de embarque e o petróleo aumentaram no curto prazo ”, disse Dean Mikkelson, analista de segurança marítima.
“Os comboios e o tráfego devem ser retomados assim que o navio for rebocado para outra posição”, disse o proprietário do navio, o GAC, na tarde de quarta-feira. Testemunhas relataram que navios mercantes começaram a fazer a viagem pouco depois.
Mikkelson disse que dois fatores ajudaram a evitar o “pior cenário”, que envolveria uma dragagem extensa e, potencialmente, a remoção de alguns dos 20.000 contêineres de carga de metal do navio.
“Há marés neste lado do canal devido ao Mar Vermelho”, disse ele, observando que se o navio estivesse preso mais adiante no canal, poderia ter sido um desastre.
“Caso contrário, eles podem ter precisado obter equipamentos adicionais lá, e não consigo ver como eles poderiam fazer uma transferência de navio para navio dos contêineres, porque já há muito tráfego ao sul e ao norte de Ever Given ,” ele disse.
Em pouco tempo, uma flotilha de pequenos rebocadores chegou, o mais poderoso deles, o Baraka 1 , equipado com quase 16.000 cavalos de força, ou 130 toneladas de “bollard pull”, a medida padronizada de quanto um rebocador pode puxar.
Os rebocadores Mosaed Two e Mosaed Three logo se seguiram, com 140 toneladas adicionais de amarração combinadas, de acordo com detalhes no site da autoridade do canal de Suez.
Eles são muito menores que o rebocador mais poderoso do mundo, o Far Sampson , projetado pela empresa britânica Rolls Royce, que tem um cabeço de tração de 423 “bollard pull”.
Na frente da embarcação, as escavadeiras removeram terra do canal para ajudar a liberar a haste do bico do navio para que pudesse girar na hidrovia.
Entre isso e os rebocadores, eles conseguiram libertar o enorme navio de contêineres, apesar dos navios de tração montados terem apenas uma fração da força necessária para rebocar tal Golias.
Embora outros navios possam passar em breve, não está claro quando o Even Dado continuará sua jornada pois uma dura luta está pela frente para os egípcios moverem totalmente o navio e este retornar à navegação no canal.