Connect with us

Judiciário

STF: pena de importação de medicamento sem registro deve ser de 1 a 3 anos

Colegiado entendeu que pena de 10 a 15 anos definida por lei de 1998 é desproporcional

O Supremo Tribunal Federal (STF) considerou que a pena de 10 a 15 anos de prisão, prevista pela Lei n° 9.677/1998, para quem importar medicamentos sem registro sanitário é desproporcional e, portanto, incompatível com a Constituição. A Corte entendeu que, no lugar, devem ser aplicadas as sanções previstas na redação original do Código Penal, ou seja, de 1 a 3 anos. O julgamento teve início na semana passada e foi concluído nesta quarta-feira (24/3).

A tese definida foi a seguinte: “É inconstitucional a aplicação do preceito secundário do art. 273, do Código Penal, com a redação dada pela Lei 9.677/98 (reclusão de 10 a 15 anos), na hipótese prevista no seu § 1º, B, inciso I, que versa sobre importação de medicamento sem registro no órgão de vigilância sanitária. Para essa situação específica, fica repristinado o preceito secundário do art. 273, na redação originária (reclusão de 1 a 3 anos, multa)”.

Pela inconstitucionalidade da lei, votaram os ministros Luis Roberto Barroso, Nunes Marques, Alexandre de Moraes, Rosa Weber, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes. Ficaram vencidos os ministros Luiz Edson Fachin, Marco Aurélio e Luiz Fux, que entenderam que o trecho em discussão era constitucional.

Na tese, no entanto, Fux aderiu à maioria e ficaram vencidos os ministros Fachin, Marco Aurélio e Ricardo Lewandowski, para quem a tese não deveria ser aplicada nos casos de grande potencial ofensivo.

Os ministros debateram longamente qual solução poderia ser dada ao caso, já que a declaração de inconstitucionalidade do dispositivo que definia a pena deixaria um vácuo no Código Penal neste ponto e não cabe ao Supremo definir pena.

leading case provém do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), do Rio Grande do Sul. O acórdão da segunda instância beneficiou o réu, em parte, ao considerar inconstitucional a “elevada pena-base” mínima de 10 anos de reclusão (art. 273, parágrafo 1º, inciso I do CP) prevista para “delito de perigo abstrato”. E aplicou a pena de 3 anos e 9 meses de reclusão mais multa, tendo como parâmetro as punições previstas na chamada Le de Drogas (Lei 11.343/2006), especificamente para tráfico de entorpecentes.

No STF, os ministros concordaram que a previsão era desproporcional, especialmente comparando-a com a de outros delitos do Código Penal, mas discutiram se a pena deveria ser a da redação anterior da lei ou se deveria ser aplicado um dispositivo análogo, como o da Lei de Drogas como fez o TRF4.

O relator do recurso extraordinário (RE) 979.962, que teve repercussão geral reconhecida por unanimidade pelo Plenário Virtual da Corte, é o ministro Luís Roberto Barroso. Apesar de a linha aberta pelo ministro Alexandre de Moraes ter sido a majoritária, Barroso reajustou o voto e manteve posição como o redator para o acórdão.

O relator afirmou que há dispositivos que vedam penas cruéis e a Constituição prevê a individualização da pena, o que significa que ela, a pena, deve levar em conta particularidades do caso e da pessoa envolvida, e não ser aplicada de forma genérica.

De acordo com Barroso, se a lei trata da mesma forma situações de reprovabilidade diversas, não há individualização da pena. “Portanto, temos problema de crueldade, de individualização e também de proporcionalidade. A pena de 10 a 15 anos pela importação de medicamento sem registro sanitário não passa no teste da crueldade, da individualização e da desproporcionalidade”, disse Barroso.

“O excesso aqui salta aos olhos. A pena mínima da comercialização de medicamentos sem registro é maior do que a prevista para estupro de vulnerável, extorsão mediante sequestro e a tortura seguida de morte. Não é difícil demonstrar a falta de proporcionalidade aqui”, apontou.

Barroso elencou as ponderações que devem ser feitas para a penalização de uma conduta de acordo com as previsões do Direito Penal brasileiro, como, por exemplo: a vida é mais importante do que o patrimônio; um crime de lesão é mais grave que o de perigo; e o crime doloso é mais grave que culposo.

Ao mencionar as possíveis soluções, o ministro disse que não aplicar qualquer sanção desconsidera a opção do legislador de tipificar o comportamento que considerou reprovável. A repristinação da pena prevista no art. 273 na redação anterior seria uma possibilidade, ou seja, retornar ao texto anterior, mas originalmente Barroso entendeu que a norma contemplava uma definição diferente e atenuada em relação à tratada no caso e não cobria a situação de importação de medicamento sem registro, apenas mencionava alterar medicamento.

“Eu considero como a melhor solução uma decisão substitutiva do preceito secundário, na linha do que já vêm fazendo outros tribunais. Não se trataria de analogia in bonam partem. Ela está sendo usada para afastar a incidência da pena mais gravosa, aplicando-se uma menos gravosa. É uma decisão substitutiva para quando a declaração de inconstitucionalidade deixa um vazio e produz um resultado igualmente negativo”, ponderou.

De acordo com ele, há um precedente relevante na Corte, de relatoria do ministro Marco Aurélio, que foi o caso que envolvia a Lei Maria da Penha. Na norma se previa que a ação penal em caso de violência doméstica seria condicionada, mas, posteriormente, o STF substituiu esse entendimento pela previsão de que a ação penal seria incondicionada.

No caso em discussão na sessão desta quarta-feira, o TRF4 havia aplicado a previsão da Lei de Drogas, mas Barroso não considerou adequada a compreensão. “Embora essa analogia produza quantitativos de pena mais razoáveis, ainda assim não acho que seja a melhor analogia, não apenas pelo estigma do tráfico de drogas, mas pelo fato de que a legislação de drogas presume o potencial nocivo da substância traficada, ao passo que isso não está presente na situação, que pode se verificar pelo simples fato de viajar e trazer um remédio, por exemplo”, disse o ministro.

Assim, ele defendeu que a pena mais adequada ao caso seria a prevista para o crime de contrabando (artigo 334-A do Código Penal), que consiste na importação, exportação ou negociação em geral de mercadorias proibidas (2 a 5 anos de prisão), configurando, dessa forma, a norma geral.

O ministro Alexandre de Moraes abriu a divergência vencedora. Ele concordou que a norma analisada não é proporcional, mas discordou da conclusão do relator. Da mesma forma que Barroso, comparou a pena da norma em discussão com a de outros crimes para ressaltar a discrepância. Para homicídio, por exemplo, a pena é de 6 a 20 anos; roubo, 7 a 18 anos; estupro, 8 a 12 anos; estupro de vulnerável, 8 a 15 anos.

“Para o crime de epidemia, um crime contra a saúde coletiva, a previsão é de 10 a 15 anos. Um crime de espalhar uma doença estaria com a mesma pena. Ou seja, é totalmente desproporcional. Não tenho nenhuma dúvida de que houve desrespeito à proporcionalidade. E não há, a meu ver, a mínima possibilidade de manter a norma no ordenamento jurídico, devendo-se declarar inconstitucional.”

Moraes entendeu que o ideal seria o retorno ao preceito secundário anterior. O ministro ressaltou que o artigo 5, inciso 39, da Constituição, que “prevê uma das mais tradicionais garantias do sistema jurídico penal não só do Brasil, mas do mundo”, define que não há crime sem lei anterior que o defina e não há pena sem prévia cominação legal.

“O legislador constituinte tomou o cuidado de estabelecer a necessidade de estabelecer anterior cominação legal tanto ao preceito primário quanto ao secundário. É, ao meu ver, garantia extremamente importante para que saibamos a quais sanções estamos sujeitos. Ambos os princípios são essenciais ao estado de direito porque acabam assegurando uma regulamentação da amplitude do exercício sancionador do Estado”, disse

Assim, ele defendeu que, “por mais que possa parecer razoável a aplicação de outro tipo penal, pode gerar insegurança jurídica enorme”. Como a maioria dos ministros seguiu a proposta de Moraes, a pena do crime de importação de medicamentos sem registro passou a ser de 1 a 3 anos de prisão.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Internacional5 horas ago

Descubra o único país com a Bíblia em sua bandeira

Politíca6 horas ago

Federação Republicanos, União Brasil e PP: os bastidores polêmicos do poder no Brasil

Segurança Pública7 horas ago

Detento “vomita” celulares e cabo USB em presídio; VEJA

CIDADE7 horas ago

Em pleno momento de emergência, Câmara de Curral de Cima acaba de aprovar projeto que cria coordenadoria

Nacional8 horas ago

Lula revolta famílias ao vetar pensão para microencefálicos

Nacional8 horas ago

Nikolas sobre Lula: “Pedido de impeachment tá na gaveta”

Nacional8 horas ago

Brasil exporta 20 mil frascos de spray de pimenta para a Venezuela antes das eleições contestadas de Maduro

Judiciário8 horas ago

STF rejeita ação do PDT contra aumento da taxa básica de juros pelo Banco Central

ENTRETENIMENTO9 horas ago

Sobremesa gelada de leite Ninho

ECONOMIA9 horas ago

As principais mudanças da Receita Federal em 2025: o que você precisa saber e como se preparar

Judiciário9 horas ago

Decisões de Dino sobre emendas parlamentares fortalecem presidencialismo

CIDADE9 horas ago

Saneamento em 2024 e 2025: muitos avanços, desafios mais ainda

Judiciário9 horas ago

MPTCU pede investigação sobre supersalários de magistrados

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 horas ago

Lei institui política de valorização do pequi e outros frutos do Cerrado

Internacional9 horas ago

“Há uma ditadura na Venezuela”, diz Human Rights Watch

Internacional9 horas ago

Incêndios na Califórnia chegam a 3° dia ampliando destruição

Internacional9 horas ago

Deputados nos EUA querem sancionar TPI por causa de Israel

Nacional10 horas ago

Trump: Bolsonaro envia documentos ao STF e pede passaporte para posse

ECONOMIA10 horas ago

Carta de Galípolo a Haddad: O que há por trás do não cumprimento da meta de inflação em 2024?

Politíca10 horas ago

Cícero Lucena destaca aperfeiçoamento do TCE-PB durante posse do novo presidente da Corte

Saúde10 horas ago

Ministério da Saúde vai enviar mais 26 mil frascos de insulina humana para apoiar estados

ECONOMIA10 horas ago

Confira os valores da tabela do imposto de renda atualizada de 2025

Judiciário10 horas ago

AGU diz que vai notificar a Meta sobre política de checagem a ser adotada no Brasil

ESTADO10 horas ago

João Azevêdo prestigia posse de nova Mesa Diretora do TCE e ressalta harmonia entre os Poderes e órgãos de controle 

Saúde10 horas ago

Novas instalações do Cedmex Campina Grande conquistam satisfação dos usuários

CONCURSO E EMPREGO11 horas ago

Sine-PB oferta mais de 880 vagas de emprego em nove municípios paraibanos

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 horas ago

Óculos falante e bebê robô? Veja as novidades e curiosidades da CES 2025

Nacional11 horas ago

Governo Federal autoriza primeiro pagamento de aditivo da Transnordestina

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 horas ago

Sudene impulsiona bovinocultura de leite na Paraíba e no Rio Grande do Norte

ESTADO12 horas ago

Vice-governador entrega Prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor e destaca compromisso do Governo com a Educação 

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

ENTRETENIMENTO9 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

Judiciário1 mês ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO10 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA6 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública2 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO4 dias ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde4 dias ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA4 dias ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO4 dias ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 dias ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde4 dias ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA4 dias ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO4 dias ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional2 semanas ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde2 semanas ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional2 semanas ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

15 PLANTAS PEQUENAS QUE FAZEM UMA GRANDE DIFERENÇA EM CASA

Educação & Cultura2 semanas ago

37,5% DAS ESCOLAS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS NÃO TÊM ÁREAS VERDES

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CUIDADO COM ANIMAIS NA ALTA FLORESTA

Educação & Cultura3 semanas ago

DE ESTUDANTE DE PAÍS POBRE A BILIONÁRIO DO DUOLING

Saúde3 semanas ago

EXPECTATIVA É ENTREGAR 100 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA DENGUE EM TRÊS ANOS

Internacional3 semanas ago

A ISLÂNDIA É O MELHOR PAÍS PARA MULHERES?

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

MELHORA NOS ÍNDICES DE EMPREGO BENEFICIAM PESSOAS ENTRE 50 E 59 ANOS

Internacional3 semanas ago

COMO A CHINA RESPONDERÁ À POLÍTICA DE TARIFAS DE TRUMP?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS PODEM SER REAPROVEITADAS

Internacional3 semanas ago

ISRAEL, RÚSSIA, EUA: QUEM GANHA COM A QUEDA DE ASSAD?

ECONOMIA3 semanas ago

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DE PRODUTO E SERVIÇO CORRETAMENTE?

Segurança Pública3 semanas ago

DRONES COM SENSORES DE CALOR VIRAM ALIADOS DO CORPO DE BOMBEIROS

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

CAVERNA DO DRAGÃO: O EPISÓDIO PERDIDO

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

PROJETO INSTALA COLMEIAS EM ALDEIAS INDÍGENAS

Internacional1 mês ago

GELO DO ÁRTICO PODE DERRETER BEM ANTES DO QUE IMAGINÁVAMOS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br