Connect with us

Saúde

Humanos poderiam ter saliva venenosa, descobre estudo

Humanos poderiam evoluir para cuspir veneno? É altamente improvável que nos juntemos a cascavéis e ornitorrincos entre os de animais peçonhentos, mas novas pesquisas revelam que os humanos têm o kit de ferramentas para produzir veneno, na verdade, todos os répteis e mamíferos têm.

Esta coleção de genes flexíveis, particularmente associados às glândulas salivares em humanos, explica como o veneno evoluiu independentemente de ancestrais não venenosos mais de cem vezes no reino animal.

“Essencialmente, temos todos os blocos de construção posicionados”, disse o coautor do estudo Agneesh Barua, doutorando em genética evolutiva no Instituto de Ciência e Tecnologia de Okinawa, no Japão. “Agora cabe à evolução nos levar lá.”

O veneno oral é comum em todo o reino animal, presente em criaturas tão diversas quanto aranhas, cobras e os lentos lóris, a única espécie venenosa conhecida de primatas. Os biólogos sabiam que as glândulas de veneno oral são glândulas salivares modificadas, mas a nova pesquisa revela a mecânica molecular por trás da mudança.

“Será um verdadeiro marco no campo”, disse Bryan Fry, bioquímico e especialista em venenos da Universidade de Queensland, na Austrália, que não estava envolvido na pesquisa. “Eles fizeram um trabalho absolutamente sensacional de alguns estudos extraordinariamente complexos.”

Uma arma flexível

Veneno é o maior exemplo da flexibilidade da natureza. Muitas das toxinas no veneno são comuns em animais muito diferentes; alguns componentes do veneno da centopeia, por exemplo, também são encontrados no veneno de cobra, disse Ronald Jenner, pesquisador de veneno do Museu de História Natural de Londres que não estava envolvido na pesquisa.

O novo estudo não se concentra nas toxinas em si, pois elas evoluem rapidamente e são uma mistura complexa de compostos, disse Barua ao Live Science.

Em vez disso, Barua e o coautor do estudo Alexander Mikheyev, um biólogo evolucionário da Universidade Nacional Australiana que se concentra em genes de “limpeza”, os genes que estão associados ao veneno, mas não são responsáveis pela criação das toxinas em si. Esses genes regulatórios formam a base de todo o sistema venenoso.

Os pesquisadores começaram com o genoma do habu de Taiwan (Trimeresurus mucrosquamatus), cobra marrom que é bem estudada, em parte porque é uma espécie invasiva em Okinawa.

“Como sabemos a função de todos os genes que estavam presentes no animal, pudemos ver com quais genes os genes de veneno estão associados”, disse Barua.

A equipe encontrou uma constelação de genes que são comuns em múltiplos tecidos corporais em todos os amniotas. Amniotas são animais que fertilizam seus ovos internamente ou colocam ovos em terra; incluem répteis, aves e alguns mamíferos.

Muitos desses genes estão envolvidos na dobra de proteínas, disse Barua, o que faz sentido, porque animais peçonhentos devem fabricar uma grande quantidade de toxinas, que são feitas de proteínas.

“Um tecido como esse realmente tem que ter certeza de que a proteína que está produzindo é de alta qualidade”, disse ele.

Sem surpresa, os mesmos tipos de genes de limpeza regulatórios são encontrados em abundância na glândula salivar humana, que também produz um importante conjunto de proteínas — encontradas na saliva — em grandes quantidades. Esta base genética é o que permite a ampla gama de venenos desenvolvidos independentemente em todo o reino animal.

De não venoso a venenoso

Em outras palavras, cada mamífero ou réptil tem a estrutura genética sobre a qual um sistema de veneno oral é construído. E os humanos (juntamente com os camundongos) também já produzem uma proteína chave usada em muitos sistemas venenosos. Calicreínas, que são proteínas que digerem outras proteínas, são secretadas na saliva; elas também são uma parte fundamental de muitos venenos.

Isso porque as calicreínas são proteínas muito estáveis, disse Fry, e elas não param de funcionar quando submetidas a mutação. Assim, é fácil obter mutações benéficas de calicreínas que tornam o veneno mais doloroso, e mais mortal (um efeito de calicreínas é uma queda precipitada na pressão arterial).

“Não é coincidência que a calicreína seja o tipo de componente mais amplamente secretado em venenos em todo o reino animal, porque, de qualquer forma, é uma enzima muito ativa e vai começar a fazer algumas coisas confusas”, disse Fry.

Calicreínas são, portanto, um ponto de partida natural para humanos teoricamente venenosos.

Mas isso não é tão provável – não a menos que as estratégias atualmente bem sucedidas dos humanos de adquirir alimentos e escolher companheiros comecem deixar de funcionar, de qualquer maneira. O veneno geralmente evolui como um método de defesa ou como uma forma de subjugá-la. Precisamente o tipo de veneno que evolui depende muito de como o animal vive.

A evolução pode essencialmente adaptar o veneno às necessidades de um animal através da seleção natural, disse Fry.

Existem algumas cobras do deserto, por exemplo, que têm veneno diferente apesar de serem da mesma espécie, apenas devido ao local onde vivem, ele disse: No solo do deserto, onde as cobras caçam principalmente ratos, o veneno age principalmente no sistema circulatório, porque não é difícil para uma cobra encontrar um rato moribundo a uma curta distância em solo plano. Nas montanhas rochosas próximas, onde as cobras caçam principalmente lagartos, o veneno é uma potente neurotoxina, porque se a presa não for imediatamente imobilizada, ela pode facilmente correr e desaparecer para sempre.

Alguns mamíferos têm veneno. Morcegos vampiros, que têm uma saliva tóxica que previne coágulos sanguíneos, usam sua arma química para se alimentar de feridas de forma mais eficaz. Musaranhos venenosos podem superar sua classe de peso usando seu veneno para subjugar presas maiores do que poderiam matar sem a toxina.

Enquanto isso, os ornitorrincos, que não têm uma mordida venenosa, mas têm um esporão venenoso em suas patas traseiras, usam principalmente seu veneno em lutas com outros ornitorrincos por companheiros ou território, disse Jenner.

Os humanos, é claro, inventaram ferramentas, armas e estruturas sociais que fazem a maioria desses trabalhos sem a necessidade de presas venenosas. E veneno também é caro, disse Fry. Construir e dobrar todas essas proteínas requer energia. Por essa razão, o veneno é facilmente perdido quando não é usado.

Existem espécies de cobras marinhas, disse Fry, que têm glândulas venenosas vestigiais, mas não são venenosas, porque mudaram sua alimentação de peixes para de ovas de peixe, que não necessitam de uma mordida tóxica.

A nova pesquisa pode não criar muitas esperanças de novos superpoderes para os seres humanos, mas entender a genética por trás do controle do veneno pode ser a chave para a medicina, acrescentou Fry.

Se o cérebro de uma cobra começasse a expressar os genes que suas glândulas de veneno expressam, a cobra morreria imediatamente de auto-toxicidade. Aprender como os genes controlam a expressão em diferentes tecidos pode ser útil para entender doenças como o câncer, que causa morte em grande parte porque os tecidos começam a crescer descontroladamente e secretam substâncias em locais que não deveriam.

“A importância deste artigo vai além apenas desse campo de estudo, porque fornece uma plataforma inicial para todos esses tipos de perguntas interessantes”, disse Fry.

A pesquisa foi publicada online segunda-feira (29 de março) na revista Proceedings of the National Academy of Sciences. [Science Alert]

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Nacional11 horas ago

Lula critica preço da gasolina, mas omite imposto federal sobre combustível

Nacional13 horas ago

Oposição do Senado fará reunião sobre anistia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA13 horas ago

Neoenergia tem lucro de R$ 1,4 bi no 4º trimestre

ECONOMIA14 horas ago

Procon – PB realiza pesquisa de carnes e constata diferença de  90,58% no preço da costela suína  

Politíca14 horas ago

Murilo Galdino participa de aniversário de Pedrinho Caetano de Bom Sucesso 

CIDADE14 horas ago

Ao lado de Marmuthe, Cícero autoriza obras em ruas do Planalto da Boa Esperança

Saúde14 horas ago

Centro Especializado em Reabilitação garante assistência a pessoas com deficiência física, intelectual e ostomizados

Segurança Pública15 horas ago

Ação que apura propina de empresa de ração e sementes a RC, e compra de mansão vai para Justiça Eleitoral

CIDADE16 horas ago

Confep 2025: Famup anuncia segunda edição do Congresso Paraibano de Municípios em João Pessoa

Judiciário16 horas ago

Vital do Rêgo recebeu o ministro Flávio Dino na sede da Corte de Contas, em Brasília

sine
CONCURSO E EMPREGO16 horas ago

Sine-JP oferece 488 vagas de emprego 

CIDADE16 horas ago

Bayeux inicia campanha de castração gratuita de felinos do município

Segurança Pública16 horas ago

Projeto prevê uso de algoritmo no combate a crimes contra crianças e adolescentes na internet

ECONOMIA16 horas ago

E-commerce.BR: edital selecionará até 24/02 soluções inovadoras para impulsionar comércio eletrônico nas regiões N, NE e CO

AGRICULTURA & PECUÁRIA16 horas ago

Mais de 70 mil produtores podem ter desconto nos financiamentos de custeio do Plano Safra

AGRICULTURA & PECUÁRIA16 horas ago

Mercado de milho pode manter preços acima de R$ 80

AGRICULTURA & PECUÁRIA16 horas ago

Preços no mercado de suínos sobem de forma generalizada

AGRICULTURA & PECUÁRIA16 horas ago

Carf permite depreciação acelerada à cultura de cana-de-açúcar

CONCURSO E EMPREGO16 horas ago

Regulamentação do estágio probatório na Administração Pública federal

Nacional16 horas ago

Collor e Bolsonaro sob olhar do STF: Brasil pode ter dois ex-presidentes presos em 2026

ECONOMIA16 horas ago

Quem deve fazer a declaração do Imposto de Renda (IRPF) em 2025?

AGRICULTURA & PECUÁRIA17 horas ago

CNA requer conciliação em discussão sobre lei que enfraquece moratória da soja

AGRICULTURA & PECUÁRIA17 horas ago

PB Rural Sustentável implanta cisternas para garantir acesso à água nas comunidades rurais de Piancó

Judiciário17 horas ago

Sobre a dupla residência da criança após o divórcio dos pais

Judiciário17 horas ago

Delação de Mauro Cid é nula por falta de voluntariedade

Judiciário17 horas ago

STF mantém tese da descriminalização da maconha para consumo próprio

Judiciário17 horas ago

STF começa a julgar no dia 28 denúncia contra deputados do “PL” por venda de emendas

Judiciário17 horas ago

STF dá 24 meses para Congresso regulamentar participação de trabalhadores na gestão de empresas

Judiciário17 horas ago

Agentes de proteção da Infância e Juventude intensificam rondas no período carnavalesco

ENTRETENIMENTO17 horas ago

O QUE OS MACACOS DE MINAS GERAIS ALCANÇARAM RECENTEMENTE?

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário3 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO9 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional7 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário9 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO12 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO3 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO9 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO3 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte9 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA8 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Internacional9 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO3 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública4 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde3 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde3 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura3 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura3 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional3 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE9 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde3 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura3 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde3 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde3 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Nacional7 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ENTRETENIMENTO17 horas ago

O QUE OS MACACOS DE MINAS GERAIS ALCANÇARAM RECENTEMENTE?

Segurança Pública17 horas ago

QUAL FOI O PREJUÍZO CAUSADO PELA PIRATARIA NO BRASIL EM 2024?

ENTRETENIMENTO17 horas ago

QUAL É O TEMA PRINCIPAL DO VÍDEO SOBRE PLANTAS?

Saúde17 horas ago

O QUE O MINISTÉRIO DA SAÚDE ANUNCIOU SOBRE OS MEDICAMENTOS DA FARMÁCIA POPULAR?

Saúde17 horas ago

QUAL HÁBITO PODE AUMENTAR A LONGEVIDADE?

Educação & Cultura3 dias ago

QUAL FOI O PRINCIPAL OBJETIVO DA EXPEDIÇÃO BRASILEIRA NA ANTÁRTIDA?

Internacional3 dias ago

IMPACTOS DA GUERRA COMERCIAL DE TRUMP

ENTRETENIMENTO3 dias ago

QUEM SÃO OS BEIJA-FLORES QUE VISITAM O SEU QUINTAL?

Nacional3 dias ago

LA NIÑA: COMO O FENÔMENO CLIMÁTICO IMPACTA O BRASIL EM 2025?

ENTRETENIMENTO3 dias ago

RECEITA DE BOLO DE BANANA SEM AÇÚCAR E SEM FARINHA

CONCURSO E EMPREGO6 dias ago

AS 17 SOFT SKILLS MAIS BUSCADAS POR EMPREGADORES

Saúde6 dias ago

QUANTIDADE DE MICROPLÁSTICOS NO CÉREBRO HUMANO PREOCUPA

ENTRETENIMENTO6 dias ago

RECEITA: NHOQUE DE BATATA DOCE

ENTRETENIMENTO6 dias ago

TERRA VEGETAL X SUBSTRATO, QUAL EU USO NA MINHA PLANTA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

PRODUZIR ENERGIA LIMPA VAI FICAR AINDA MAIS BARATO EM 2025

ENTRETENIMENTO7 dias ago

JÁ VIU O BANHO DO UIRAPURU?

Saúde7 dias ago

TRATAMENTO COM CÉLULAS-TRONCO REVERTE CEGUEIRA EM DEFICIENTES VISUAIS

Saúde7 dias ago

ALOPECIA: O QUE CAUSA A CONDIÇÃO QUE LEVA À PERDA DE CABELO E PELOS?

Segurança Pública7 dias ago

CUIDADOS AO USAR WI-FI PÚBLICO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 dias ago

HIDRELÉTRICAS ESTÃO ADAPTADAS ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

ECONOMIA2 semanas ago

BOLETO VIA PIX: NOVAS REGRAS ESTÃO VALENDO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

APLICATIVO GRAVA CONVERSAS E USA IA PARA TRANSCREVÊ-LAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

3 DICAS PARA USAR O SMARTPHONE COM MAIS SEGURANÇA

Educação & Cultura2 semanas ago

COMO USAR O PLUVIÔMETRO

Educação & Cultura2 semanas ago

O QUE É UMA CAPIVARA?

Saúde2 semanas ago

NOVAS REGRAS PARA OS PLANOS DE SAÚDE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

NOVO COMPUTADOR QUÂNTICO PODE ACELERAR DESCOBERTAS CIENTÍFICAS

Saúde2 semanas ago

POR QUE TER AMIGOS FAZ BEM PARA A SAÚDE?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO CULTIVAR MONSTERA ADANSONII

Educação & Cultura2 semanas ago

EVENTOS CLIMÁTICOS DEIXAM 242 MILHÕES DE ALUNOS SEM AULAS EM 85 PAÍSES

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br