Connect with us

Educação & Cultura

O que é punitivismo?

Quando pensamos ou apoiamos discursos de que pessoas que infringiram leis deveriam ter penas mais duras e rigorosas ou de que a prisão é a melhor forma de punir essas pessoas e fazer com que outras aprendam essa lição, estamos propagando um discurso punitivista.

A cultura do punitivismo tem crescido consideravelmente nos últimos anos, devido ao anseio social por penas mais severas. Mas você sabe de realmente de que se trata esse assunto e quais os impactos sociais desse ideal? Aqui a gente te explica tudo!

O que é o punitivismo?

Não há um contexto histórico delimitado para explicar a existência do ideal punitivista. Podemos entendê-lo como o uso do direito penal, mais específico, do poder estatal de punir — o jus puniendi –  para aplicar naqueles que infringem tais regras sociais, punições além do previsto nas leis vigentes.

O jus puniendi etimologicamente significa direito de  punir, e, é, na verdade, um poder e um dever do Estado de punir quem violar uma norma penal. Tal questão está assegurada no art. 14 da Constituição Federal, vejamos: 

“está previsto em seu caput, que a segurança pública é dever do Estado e direito e responsabilidade de todos, sendo assim, o Estado tem o direito, dever e o poder de punir o infrator ou quem cometeu um crime”

Mas, esse poder/dever não é ilimitado. Ele encontra limitação principalmente no Princípio da Dignidade da Pessoa Humana, também assegurado no art. 1º, Inciso III da Constituição e em vários ordenamentos jurídicos internacionais.

Tal princípio não possui um conceito de fato, no entanto, ele trata de um atributo que todo ser humano possui independentemente de nacionalidade, sexo, religião, posição social: a vida. Assim, podemos dizer que o princípio da dignidade humana se refere à garantia das necessidades vitais de cada indivíduo e, por isso, limita o direito de punir.

Como o punitivismo ganha força?

Vale salientar aqui, que a Mídia – por rádio, TV, escrita ou via internet – tem um papel importante no campo político, social e econômico de todas as sociedades.

O instituto contribui diretamente para a formação da consciência, da cultura, da forma de agir e de pensar da coletividade. É quase sempre através dessas ferramentas que nos atualizamos sobre economia, política, saúde, segurança pública, governos nacional e internacional, costumes, moda, padrões, etc.

Com a globalização, passamos a viver uma sensação ainda maior de insegurança, pois temos acesso as mais diversas informações sobre guerras, guerrilhas, confrontos, homicídios, sequestros, assaltos, tráfico de drogas, acidentes de trânsito que acontecem em todos os lugares do globo e, inclusive, perto de nós.

Assim, naturalmente os temas segurança pública, criminalidade e violência ganharam cada vez mais notoriedade nos programas jornalísticos da televisão brasileira e no mundo. E, devido a esse fluxo intenso de informações sentimentos de medo, impunidade e vontade de revanche, podem ganhar força.

Esses sentimentos, podem despertar o clamor por uma justiça que atue com práticas mais rígidas, ações mais incisivas da polícia e de condenações mais rápidas e inflexíveis pela justiça a fim de solucionar todos os problemas sociais vividos.

Cria-se da mesma forma no imaginário social a ideia de que a aplicação de penas extremamente severas servirão de exemplo e desencorajarão indivíduos a cometerem novos crimes.

Quais os impactos do ideal punitivista?

É preciso entender que a ideia de punir de forma cada vez mais severa desencadeia impactos que devem ser analisados, vejamos:

1. O interesse maior é lidar com as consequências do problema ao invés de realmente evitá-lo em sua origem.

Na tentativa de resolver (mediante punição) problemas sociais, em especial, a criminalidade, cria-se a ideologia de que é necessário mais rigor punitivo.

Mas essa pode não ser a única saída. Segundo a ONU, as políticas públicas afirmativas são fundamentais para a redução da desigualdade. Do mesmo modo, a inclusão, o investimento na educação e outras ações sociais devem ser consideradas imprescindíveis no combate aos problemas quais enfrentamos e, todos nós precisamos compreender como essas questões são urgentes.​​​​

2. Vai contra à premissa social da punição judicial.

Ao contrário do imaginário social, a Justiça não serve somente para punir o indivíduo que comete atos ilícitos. Pelo contrário, é dever do Estado assegurar que os réus recebam tratamentos adequados, sejam reeducados e reinseridos dentro da sociedade para que não voltem à criminalidade conforme art. 10 da Lei de Execução Penal (LEP), qual explicita que “a assistência ao preso e ao internado é dever do Estado, objetivando prevenir o crime e orientar o retorno à convivência em sociedade“.

Saiba mais sobre direitos da população prisional aqui!

3. Contribui para um ciclo vicioso e perigoso de punição.

A Lei de Execução Penal (Lei 7.210/1984) consiste em garantir que o Estado respeite os direitos e deveres dos detentos e condenados, como por exemplo, direito à alimentação e a vestimentas adequadas, acesso a saúde e educação, direito de contato com o mundo exterior por meio de correspondências e vários outros, mas essa nem sempre é a realidade nos presídios brasileiros. 

Há um alto nível de descaso social, superlotações e cenários extremamente nocivos para a saúde física, mental e integridade moral dos encarcerados. Para saber mais sobre as questões carcerárias, acesse nosso conteúdo Sistema prisional brasileiro.

Esse sistema dificilmente cumpre a sua função de reeducação e reinserção de indivíduos na sociedade e, pode da mesma forma, aprofundar injustiças, desigualdades e marginalização de pessoas.

4.  Pode desrespeitar ordenamentos jurídicos nacionais e internacionais.

O artigo 5º, inciso XLIX da Constituição Federal de 1988 assegura aos condenados o direito à vida, integridade física e moral, proteção contra a tortura, tratamento cruel ou degradante, direitos estes, também são assegurados internacionalmente pelo Pacto de San José da Costa Rica.

Pensando nisso, as penas devem estar sempre em consonância com a lei e aos procedimentos jurídicos vigentes para garantir uma aplicação correta e justa.

Leia também: o que são tratados internacionais?

5. Corrói as bases do próprio Estado de Direito.

A marca de um Estado de Direito é o respeito à lei. Ocorre que, diante à ondas justiceiras, o clamor público pode acabar influenciando discursos e ações daqueles responsáveis pela aplicação da lei, afastando-os dos limites que eles mesmos deveriam resguardar.

De fato, é preciso considerar que vivemos, principalmente no Brasil, diante de altos índices de criminalidade, e, esta é uma preocupação constante em nossa realidade. No entanto, precisamos compreender que os fins não justificam os meios. Defender penas extremamente severas que muitas vezes vão contra os ordenamentos jurídicos brasileiros dificilmente resolverá a situação. 

Criticar esse ideal punitivista também não significa defender a impunidade. Lutar pela aplicação correta da lei e, pelo respeito a garantias fundamentais é um dever de todos enquanto sociedade.

Da mesma forma, é preciso nos conscientizarmos que esses problemas são estruturais e que podem ser resolvidos através da criação de políticas sociais e de inclusão, de investimento na educação e na redução da desigualdade social bem pensadas e adequadas a solução dos problemas.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Internacional2 horas ago

Você consegue adivinhar quais são as 10 nações mais perigosas para os cristãos?

ENTRETENIMENTO2 horas ago

8 nomes de bebês para meninas recém-nascidas que representam esperança

ENTRETENIMENTO2 horas ago

A chave para superar o vício é praticar a virtude oposta

ENTRETENIMENTO2 horas ago

Por que devemos ouvir mais música no dia a dia?

ECONOMIA3 horas ago

Imposto de Renda 2025 para MEI: saiba como declarar

Judiciário3 horas ago

MPTCU pede investigação sobre supersalários de magistrados

Judiciário3 horas ago

Explosão de nepotismo no Brasil: conduta ilegal, imoral ou inconveniente?

Judiciário3 horas ago

Aborto no Brasil: a relevância do sigilo médico na proteção da dignidade feminina

Judiciário3 horas ago

O modelo neoconstitucionalista como causador da insegurança jurídica no STF

Educação & Cultura3 horas ago

Escola sem celular é educar sem distrações

Saúde3 horas ago

Dengue no Brasil: o que esperar para 2025 e como o Ministério da Saúde se prepara

Esporte3 horas ago

João Fonseca, atleta XP, entra no ranking global de melhores tenistas

Internacional3 horas ago

O que esperar da posse de Donald Trump nos EUA

Internacional3 horas ago

Rússia condena advogados de líder opositor morto na prisão

Internacional3 horas ago

Minas espalhadas na Síria ameaçam 5 milhões de crianças, diz Unicef

Internacional3 horas ago

Guterres saúda acordo de cessar-fogo e libertação de reféns em Gaza

Internacional4 horas ago

Desemprego global deve persistir perto da mínima histórica de 5% em 2025

Internacional4 horas ago

Número de crianças deslocadas pela violência no Haiti sobe 48% desde setembro

Judiciário4 horas ago

Moraes nega reconhecimento de visita íntima em cadeias como direito fundamental

Judiciário4 horas ago

Jurisprudência em Teses apresenta novos entendimentos sobre direitos da criança e do adolescente

Judiciário4 horas ago

Ampliação das licenças maternidade e paternidade avança no Senado em 2025

CIDADE4 horas ago

Prefeitura de Cabedelo realiza ações de educação ambiental durante todo o mês de janeiro

Segurança Pública4 horas ago

Sem “kids” pretos, Exército cria nova unidade especial: inteligência artificial e alta precisão — De onde veio a ideia e o que ela promete

Segurança Pública4 horas ago

Tropas expulsas por recusar vacina contra COVID-19 podem voltar: Qual o custo e as consequências para as Forças Armadas?

Segurança Pública4 horas ago

Polícia Militar apreende três armas de fogo na zona norte de João Pessoa

Segurança Pública4 horas ago

OPERAÇÃO VERÃO: PM apreende cinco armas de fogo e frustra criminosos em João Pessoa

Segurança Pública4 horas ago

NO SERTÃO: Mais dois investigados são presos após investigações da Polícia Civil

Segurança Pública4 horas ago

‘24 HORAS’: Polícia Civil recupera em Bayeux carro que havia sido roubado em João Pessoa

Esporte4 horas ago

Botafogo/PB vence Auto Esporte por 1 × 0, conquista 3ª vitória seguida e lidera Campeonato Paraibano

Politíca5 horas ago

Deputado Cabo Gilberto representa a Paraíba na posse de Donald Trump em Washington

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA7 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura1 dia ago

POR QUE O MAR É SALGADO?

Saúde1 dia ago

2024 SUPERA LIMITES DE TEMPERATURA CONSIDERADOS SEGUROS PARA A SAÚDE

Internacional1 dia ago

POR QUE TANTOS BRASILEIROS ESTÃO DEIXANDO O REINO UNIDO?

Internacional1 dia ago

ANTÁRTIDA REGISTROU O MAIOR DEGELO DA HISTÓRIA NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS

Esporte1 dia ago

Como os esquemas táticos no futebol evoluíram

Internacional3 dias ago

SUPERÁVIT COMERCIAL DA CHINA ATINGE QUASE US$ 1 TRILHÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

UM DOS MAIORES MISTÉRIOS DE MARTE ACABA DE SER REVELADO

Saúde3 dias ago

DENGUE MATA MAIS QUE A COVID 19 E ACENDE SINAL DE ALERTA

ECONOMIA3 dias ago

COMO A ALTA DO DÓLAR INFLUENCIA O AGRONEGÓCIO?

ENTRETENIMENTO3 dias ago

ANFÍBIOS E RÉPTEIS DA AMAZÔNIA

ENTRETENIMENTO4 dias ago

RECEITA DE COSTELINHA SUÍNA COM ARROZ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

A TECNOLOGIA DOS DRONES

Saúde4 dias ago

NOVAS PERSPECTIVAS CONTRA O CÂNCER

Saúde4 dias ago

BEBER CAFÉ PELA MANHÃ PODE REDUZIR RISCO DE MORTE

ENTRETENIMENTO4 dias ago

COMO PLANTAR SALSINHA

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde2 semanas ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA2 semanas ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde2 semanas ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA2 semanas ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional3 semanas ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde3 semanas ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional3 semanas ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br