Connect with us

Judiciário

Desde a posse no STF, Nunes Marques não concedeu nenhum HC impetrado pela DPU

Ministro havia afirmado, na sabatina no Senado, ter perfil garantista. Na 2ª Turma, Fachin foi quem mais concedeu HCs

Desde que chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Nunes Marques, tido por garantista à época da posse, não concedeu nenhum habeas corpus ou recurso em HC impetrados pela Defensoria Pública da União (DPU). Ele negou 35 pedidos, de acordo com levantamento feito até o fim de fevereiro entre decisões monocráticas de mérito proferidas pelos ministros da 2ª Turma da Corte.

No geral, os ministros mais denegam que concedem HCs oriundos da DPU. Entre agosto de 2020 e janeiro de 2021, por exemplo, o ministro Gilmar Mendes negou 36 pedidos e acolheu seis. Lewandowski também tem um número alto de negativas aos pedidos da DPU: 30 — e foram apenas três concessões. Ambos são tidos como garantistas.

Já neste ano, no mês passado, Lewandowski também negou todos os pedidos que chegaram até ele: 8 no total. Nunes Marques, por sua vez, analisou 26 e todos foram recusados. Já o ministro Luiz Edson Fachin, tido como mais duro justamente pelas posições que defende em casos como os da Lava Jato, concedeu cinco HCs, mais que os colegas em fevereiro.

Na observação do período de agosto de 2020 a fevereiro deste ano, Fachin também é o ministro que mais concedeu habeas corpus: foram 18. Gilmar Mendes concedeu 9;  Cármen Lúcia, 5;  Lewandowski, 3; Celso de Mello, que se aposentou em outubro, 1; e Nunes Marques, 0. As negativas têm números maiores: Cármen Lúcia, 48; Fachin, 45; Gilmar, 37; Lewandowski, 38; Celso de Mello, 17 e Marques, 35.

Nunes Marques explicou que boa parte das negativas se deu por uma questão processual: os pedidos esbararram na Súmula 691 da Corte. Ou seja, os processos não devem ser conhecidos pelo STF sem que haja um acórdão do Superior Tribunal de Justiça (STJ). “As decisões de não conhecimento, assim, acompanham a orientação jurisprudencial desta Suprema Corte, pois, em geral, as peças provinham de decisões monocráticas de Ministro do STJ”, diz o ministro.

O HC 195.180, por exemplo, é um dos casos. De acordo com ele, o pedido aponta contra decisão da 6ª Turma do STJ, mas se dá contra, na verdade, monocrática de ministro daquela Corte. Além disso, na decisão, ele disse não vislumbrar “a presença de ilegalidade evidente apta a autorizar a superação desse consagrado entendimento jurisprudencial”.

Em outra situação, no RHC 194.169, um homem foi condenado em Florianópolis a seis meses de detenção em regime semiaberto por dirigir alcoolizado. Em nome dele, a Defensoria argumenta que o semiaberto é desproporcional e pede pelo regime aberto, já que o inicial a alguém condenado a seis meses deveria ser o aberto ou, em um mês, ele já teria direito a progressão de regime. A situação da Covid-19 nas prisões também é citada na defesa.

Marques entendeu que o fato de o réu ser reincidente justifica a manutenção da decisão das instâncias inferiores. “Observo que esta Suprema Corte consolidou sua jurisprudência no sentido de que a reincidência do réu é motivação suficiente para a fixação do regime semiaberto, ainda que a pena fixada seja inferior a quatro anos”, disse. O homem já tem condenação por furto.

Garantismo penal

O indicado por Bolsonaro para integrar a Corte também disse explicitamente ter um perfil garantista na sabatina no Senado. Ele enfatizou que “o garantismo deve ser exaltado”. Nunes foi sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal em 21 de outubro. Questionado sobre qual seria o conceito de garantismo para ele, explicou que “nada mais é do que aquele perfil de julgador que garante as prerrogativas e direitos estabelecidos na Constituição”.

O garantismo penal surgiu a partir dos estudos e reflexões do jurista italiano Luigi Ferrajoli, bastante citado no Supremo e na sessão em que Nunes Marques e Gilmar Mendes discutiram o tema, no julgamento da suspeição do ex-juiz Sergio Moro. A partir da adoção de 10 axiomas consagrados como garantias clássicas do cidadão, o italiano construiu a ideia de Direito Penal como um limitador ao poder punitivo, distanciando-se, portanto, do antigo entendimento segundo o qual o Direito Penal era a regulamentação do poder estatal. Ou seja, o foco muda do Estado para as garantias do cidadão.

De acordo com Marques, ele próprio tem, sim, esse perfil. “O garantismo deve ser exaltado, porque todos os brasileiros merecem o direito de defesa, todos os brasileiros, para chegar a uma condenação, devem passar por um devido processo legal. E isso é o perfil do garantismo”. Ele observou, ainda, diante da preocupação de alguns parlamentares, não haver conflito entre ser juiz garantista e ter “uma escorreita condução de feitos ou no combate à corrupção do Brasil”.

“Ao contrário, acho que chegaremos na construção muito mais justa e sem margem para nulidade no processo”, disse. Na última terça-feira, Nunes Marques teve o primeiro embate no Supremo, com o ministro Gilmar Mendes. Sem bate boca ou discussão direta, os dois defenderam pontos de vista diferentes sobre garantismo.

Garantismo e Moro

Na sessão da 2ª Turma em que ele foi o único a votar contra a suspeição do ex-juiz federal Sergio Moro na condução do caso tríplex, contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Marques recorreu ao garantismo para argumentar que Moro não teve direito ao contraditório no caso. “Todo magistrado tem a obrigação de ser garantista”, disse também ao questionar a origem das mensagens obtidas por hackers e que mostram conversas entre Moro e procuradores da extinta força-tarefa.

“Como é sabido, a Carta de 1988, notadamente no art. 5°, abraça uma concepção garantista e enumera princípios normas e valores. Entre eles está a proibição do uso de provas ilícitas”, disse, acrescentando que “não há mais espaço para elucubrações fantasiosas sobre juízes lava jatistas e  garantistas.”

Marques argumentou que, não fosse um caso que envolvia Lula, o resultado seria outro. “Se estivéssemos discutindo processo de um Francisco, Miguel, não estaríamos discutindo o desentranhamento dessas provas. Por ser o HC da Lava Jato autorizaria uma suspeição, mudança de entendimento? Todos os brasileiros merecem julgamento justo”, enfatizou.

“Não podemos errar como se supõe que errou juiz Sergio Moro, os membros do MP. Seria uma grande ironia e o prenúncio de um looping infinito de ilegalidades aceitarmos provas ilícitas para combater um crime praticado para apurar outro crime. Dois erros não fazem um acerto”, seguiu, citando Gilmar Mendes.

O ministro retomou a palavra e, irritado, disse que o que se deu na Lava Jato não tem a ver com garantismo, “é indecência”. Ao criticar a posição do colega, retomou condutas que entendeu ilegais de Moro e afirmou: “A combinação de ações entre Ministério Público e juiz encontra guarida em algum texto da Constituição? Pode-se fazer essa combinação? Isso não tem a ver com garantismo nem aqui nem no Piauí, ministro Kássio”, em referência ao estado de origem dele. “De fato, e quem já estudou alguma coisa de HC, sabe que ele tem uma estrutura processual muito peculiar, e por isso está aí até hoje”, disse, também, sobre a amplitude do instrumento.

Até então, Marques parecia acompanhar o ministro Gilmar Mendes nos temas penais julgados nas sessões por videoconferência e confirmar o perfil. Ele votou com o colega contra a Lava Jato na 2ª Turma, por exemplo, no julgamento que reverteu o recebimento da denúncia contra o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), no caso do Quadrilhão do PP. O voto dele redefiniu o caso, já que, anteriormente, Celso de Mello havia aceitado a denúncia.

O primeiro voto de Nunes Marques como ministro do STF foi em um caso criminal: pela soltura do promotor aposentado Flávio Bonazza de Assis, do Rio de Janeiro, e pela mudança de competência do caso, retirando-o das mãos do juiz Marcelo Bretas, responsável por julgar os casos da Lava Jato no estado. Nunes Marques acompanhou o relator, ministro Gilmar Mendes. A posição também foi endossada pelo ministro Ricardo Lewandowski.

Adélio Bispo

Um dos casos que caiu no gabinete do ministro foi o de Adélio Bispo de Oliveira, que deu uma facada no então candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro durante a campanha de 2018. Neste caso, Marques também entendeu como inadmissível o HC. 

“Não se desconhece a chamada doutrina brasileira do habeas corpus, tendo como grande expoente o jurisconsulto Ruy Barbosa, cujas lições demonstravam o cabimento desse remédio constitucional para salvaguardar outros direitos que não somente a liberdade de locomoção, ainda que de natureza cível ou administrativa”, disse. Mas, o ministro ressalta que, desde 1926, o cabimento do HC ficou restrito às hipóteses em que o “indivíduo sofra lesão ou ameaça de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção”. 

Adélio Bispo foi considerado inimputável em 27 de maio de 2019 pela Justiça Federal em Juiz de Fora (MG). A decisão foi proferida a partir de uma ação para comprovação de insanidade mental protocolada pela defesa do acusado. Dessa forma, na falta de um hospital de custódia e tratamento psiquiátrico em Minas Gerais, ele está na Penitenciária Federal de Campo Grande. A defesa quer que ele seja transferido de volta para o estado dele, mas este não teria vaga.

“É que não se pode conhecer de habeas corpus, quando a pretensão veiculada nesta via estreita for impugnar decisão proferida no âmbito de conflito de competência, eis que a fixação da competência, por si só, não tem potencial para restringir diretamente a liberdade de locomoção física do paciente”, explicou o ministro ao negar o pleito. Ele também ressaltou que o hospital mineiro tem uma fila de espera por vaga de 427 pessoas e que o acórdão do STJ enfatiza a “alta periculosidade” de Adélio, o que mantém a necessidade de mantê-lo em estabelecimento federal.

Estudo e prisão

Houve, ainda, um caso em que, monocraticamente, o ministro negou um pedido semelhante ao que, na sessão da última terça-feira (30/3), votou de forma diversa, acompanhando os colegas na concessão da ordem. No HC 194.707, um homem do Paraná pede, representado pela DPU, a remição da pena pelo estudo. Ele argumenta que foi aprovado no Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) e requer a remição de 133 dias de pena. O ministro, em 14 de dezembro, negou a revisão.

Nesta terça-feira, a 2ª turma do STF concedeu ordem em HC para que a remição de pena de uma mulher, aprovada no Encceja, seja de 177 dias e não 88 dias como definida pelo juízo da execução. Ao enfatizar a importância do estudo aos apenados, o colegiado enviará proposta ao CNJ sobre a elaboração de comissão para prestação positiva do Estado na formação dos presos.

Nunes Marques acompanhou Lewandowski. Ele registrou que se deve valorizar o apenado que usa o tempo que tem para estudar, produzir e aprender em meio a um cenário carcerário caótico. A decisão foi unânime.

Questionado sobre a diferença de postura, o ministro respondeu: “Houve uma virada jurisprudencial do STF, em decisão unânime de ministros. O acolhimento da tese dos novos critérios de contagem para fins de remição marca uma nova orientação. A partir dela, haverá uma natural reapreciação dos casos concretos, que eventualmente sejam devolvidos como recurso ao conhecimento do Colegiado.”

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Internacional12 horas ago

Descubra o único país com a Bíblia em sua bandeira

Politíca13 horas ago

Federação Republicanos, União Brasil e PP: os bastidores polêmicos do poder no Brasil

Segurança Pública13 horas ago

Detento “vomita” celulares e cabo USB em presídio; VEJA

CIDADE13 horas ago

Em pleno momento de emergência, Câmara de Curral de Cima acaba de aprovar projeto que cria coordenadoria

Nacional14 horas ago

Lula revolta famílias ao vetar pensão para microencefálicos

Nacional14 horas ago

Nikolas sobre Lula: “Pedido de impeachment tá na gaveta”

Nacional14 horas ago

Brasil exporta 20 mil frascos de spray de pimenta para a Venezuela antes das eleições contestadas de Maduro

Judiciário14 horas ago

STF rejeita ação do PDT contra aumento da taxa básica de juros pelo Banco Central

ENTRETENIMENTO15 horas ago

Sobremesa gelada de leite Ninho

ECONOMIA15 horas ago

As principais mudanças da Receita Federal em 2025: o que você precisa saber e como se preparar

Judiciário15 horas ago

Decisões de Dino sobre emendas parlamentares fortalecem presidencialismo

CIDADE15 horas ago

Saneamento em 2024 e 2025: muitos avanços, desafios mais ainda

Judiciário15 horas ago

MPTCU pede investigação sobre supersalários de magistrados

AGRICULTURA & PECUÁRIA15 horas ago

Lei institui política de valorização do pequi e outros frutos do Cerrado

Internacional16 horas ago

“Há uma ditadura na Venezuela”, diz Human Rights Watch

Internacional16 horas ago

Incêndios na Califórnia chegam a 3° dia ampliando destruição

Internacional16 horas ago

Deputados nos EUA querem sancionar TPI por causa de Israel

Nacional16 horas ago

Trump: Bolsonaro envia documentos ao STF e pede passaporte para posse

ECONOMIA16 horas ago

Carta de Galípolo a Haddad: O que há por trás do não cumprimento da meta de inflação em 2024?

Politíca17 horas ago

Cícero Lucena destaca aperfeiçoamento do TCE-PB durante posse do novo presidente da Corte

Saúde17 horas ago

Ministério da Saúde vai enviar mais 26 mil frascos de insulina humana para apoiar estados

ECONOMIA17 horas ago

Confira os valores da tabela do imposto de renda atualizada de 2025

Judiciário17 horas ago

AGU diz que vai notificar a Meta sobre política de checagem a ser adotada no Brasil

ESTADO17 horas ago

João Azevêdo prestigia posse de nova Mesa Diretora do TCE e ressalta harmonia entre os Poderes e órgãos de controle 

Saúde17 horas ago

Novas instalações do Cedmex Campina Grande conquistam satisfação dos usuários

CONCURSO E EMPREGO17 horas ago

Sine-PB oferta mais de 880 vagas de emprego em nove municípios paraibanos

CIÊNCIA & TECNOLOGIA17 horas ago

Óculos falante e bebê robô? Veja as novidades e curiosidades da CES 2025

Nacional18 horas ago

Governo Federal autoriza primeiro pagamento de aditivo da Transnordestina

AGRICULTURA & PECUÁRIA18 horas ago

Sudene impulsiona bovinocultura de leite na Paraíba e no Rio Grande do Norte

ESTADO18 horas ago

Vice-governador entrega Prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor e destaca compromisso do Governo com a Educação 

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO10 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA6 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública2 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO4 dias ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde4 dias ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA4 dias ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO4 dias ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 dias ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde5 dias ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA5 dias ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO5 dias ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional2 semanas ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde2 semanas ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional2 semanas ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

15 PLANTAS PEQUENAS QUE FAZEM UMA GRANDE DIFERENÇA EM CASA

Educação & Cultura2 semanas ago

37,5% DAS ESCOLAS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS NÃO TÊM ÁREAS VERDES

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CUIDADO COM ANIMAIS NA ALTA FLORESTA

Educação & Cultura3 semanas ago

DE ESTUDANTE DE PAÍS POBRE A BILIONÁRIO DO DUOLING

Saúde3 semanas ago

EXPECTATIVA É ENTREGAR 100 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA DENGUE EM TRÊS ANOS

Internacional3 semanas ago

A ISLÂNDIA É O MELHOR PAÍS PARA MULHERES?

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

MELHORA NOS ÍNDICES DE EMPREGO BENEFICIAM PESSOAS ENTRE 50 E 59 ANOS

Internacional3 semanas ago

COMO A CHINA RESPONDERÁ À POLÍTICA DE TARIFAS DE TRUMP?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS PODEM SER REAPROVEITADAS

Internacional3 semanas ago

ISRAEL, RÚSSIA, EUA: QUEM GANHA COM A QUEDA DE ASSAD?

ECONOMIA3 semanas ago

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DE PRODUTO E SERVIÇO CORRETAMENTE?

Segurança Pública3 semanas ago

DRONES COM SENSORES DE CALOR VIRAM ALIADOS DO CORPO DE BOMBEIROS

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

CAVERNA DO DRAGÃO: O EPISÓDIO PERDIDO

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

PROJETO INSTALA COLMEIAS EM ALDEIAS INDÍGENAS

Internacional1 mês ago

GELO DO ÁRTICO PODE DERRETER BEM ANTES DO QUE IMAGINÁVAMOS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br