Connect with us

Judiciário

O julgamento de Cristo, a indiferença de Pilatos e a nossa rotina

Jesus Cristo exercia o seu ministério, pregando nas cidades da Galileia, Judeia e Pereia, curando os doentes que o procuravam e passando a mensagem da prática do bem e da tolerância. Sua fama crescia e o ciúme dos sacerdotes levou-o a julgamento. Aqueles que dias antes o aplaudiam, pediram a Pôncio Pilatos a sua morte, mostrando que a fama, o aplauso, a glória, são efêmeros (sic transit gloria mundi).

Pilatos era o governador romano na Judéia e, entre as suas funções, encontrava-se a de julgar. Não convencido das acusações contra Cristo, encaminhou-o a Herodes, que era governador da Palestina, uma das quatro regiões administrativas (tetrarquias) do Império Romano na região. Não vendo crime algum a ser punido, Herodes devolveu-o a Pilatos. E assim foi Cristo a julgamento.

Segundo consta, “Pilatos sabia que os líderes religiosos tinham entregado Jesus por inveja. Durante a Páscoa era costume libertar um preso e Pilatos tentou usar a ocasião para libertar Jesus (Marcos 15:9-11). Mas a multidão gritou pela morte de Jesus e pediu a libertação de um bandido chamado Barrabás”.[i]

O magistrado, então, lavou suas mãos e “Para acalmar a multidão, Pilatos lhes soltou Barrabás. Então, depois de mandar açoitar Jesus, entregou-o aos soldados romanos para que fosse crucificado” (Marcos 15:15).[ii] E assim passou à história como o exemplo da omissão quanto à escolha de posição sobre qualquer tema relevante.

A conduta de Pôncio Pilatos, condenada por todos, repete-se aos nossos olhos e à nossa volta, tantos séculos depois, ainda que possamos disto nem nos dar conta.

Injustiças passam à nossa frente diariamente, ora com conhecimento pessoal, ora através dos meios de comunicação. Grandes ou pequenas, ferindo a ética ou as leis penais, possíveis ou impossíveis de reparação, de diferentes formas ou graus de gravidade. Que fazer? Insurgir-se? Acomodar-se?

Não há resposta única nem solução definitiva. Na verdade, o tema é objeto de discussões seculares e imortalizado na literatura, através da obra de Robert Louis Stevenson, de 1886, O médico e o monstro, passada ao teatro e ao cinema.[iii] Omitir-se ou não é uma escolha de cada um e a primeira posição, por certo mais cômoda, é simbolizada pelo gesto de Pilatos ao lavar as mãos.

Vejamos o quanto estamos envolvidos em tal situação, saibamos ou não.

No sistema de Justiça Criminal, ignorar o controle que as organizações criminosas estão assumindo é grave forma de “lavar as mãos”. Para mencionar exemplos recentes, cita-se a proibição de bailes funk ordenada pelas lideranças em morros do Rio de Janeiro, a fim de combater a Covid-19[iv] e o alargamento territorial de quadrilhas neste período, com a dominação de novos bairros.[v] O Estado cede espaços diariamente, o STF não toma conhecimento desta realidade em julgamentos e o Direito Administrativo ainda não tomou ciência que estamos diante de regras novas que existem, goste-se ou não. Opta-se pelo mais cômodo.

Algumas espécies de ações judiciais têm situações indefinidas e soluções adiadas. Exemplifico. Áreas de proteção ambiental são invadidas de norte a sul do país, por pessoas economicamente carentes, muitas vezes estimuladas por terceiros. E aí surge o conflito entre o direito à moradia e a proteção ao meio ambiente, ambos previstos na Constituição. Evidentemente, as importantes referências de Luigi Ferrajoli sobre o constitucionalismo como paradigma do direito[vi] não dão solução para a realidade brasileira. Reconhece-se a usucapião? Retiram-se os invasores da área com força policial? Na prática judiciária tem-se atribuído responsabilidade ao município o que, evidentemente, nada resolve. E o conflito persiste. Um autêntico “lavar as mãos”.

Na política os ânimos estão acirrados, as posições foram se radicalizando, crendo os atores, à esquerda ou à direita, ter a solução para todos os problemas da vida nacional. Então, seja qual for a opção ideológica, é preciso ver as coisas com equilíbrio, negando-se a assumir posições radicais que retiram qualquer credibilidade ao portador.

Exemplos. À esquerda, negar a existência de grave corrupção em governos passados é “lavar as mãos” em momento impróprio. À direita, não reconhecer a má condução da administração pública federal no combate à Covid-19, com ausência de uma firme e equilibrada política de coordenação da ação dos estados é, da mesma forma, “lavar as mãos”.

Calar-se nas denúncias é também uma forma de “lavar as mãos”. As mulheres aqui estão dando bom exemplo ao denunciar médicos e supostos líderes espirituais, que se valem da fragilidade momentânea da vítima para satisfazer seu apetite sexual. No passado calavam-se, fazendo que o mal se alastrasse.

Omitir-se, de forma geral, é também “lavar as mãos”. Vivemos em tempos de cansaço, descrença e de youtubers tornando-se líderes de milhões de pessoas. A isto se soma uma generalizada falta de vontade de assumir posições. E assim, pouco a pouco, enorme número de pessoas omite-se na tomada de decisões, principalmente quando tenham que confrontar o pensamento da moda. Não há como mensurar o dano causado por este comodismo que se alastra. Mas ele pode ser rotulado como um mal da época.

Em plano menor, no dia a dia, omissões confortáveis revelam que a posição de Pilatos fez escola. Exemplos. Não pedindo nota fiscal, o comprador não faz a sua parte para que o estado tenha recursos orçamentários. Mas isto não o inibe depois de reclamar a falta de políticas públicas para isto ou aquilo. Ignorando as reuniões do condomínio, o morador colabora para que más práticas, muitas vezes sofisticadas formas de corrupção no âmbito privado, cresçam e colaborem para que a taxa mensal de cada condômino aumente. Forças menores, porém não menos relevantes, de “lavar as mãos”.

Contudo, volta-se ao início para registrar que é preciso agir sem transformar a vida em uma desgastante sucessão de batalhas perdidas. Atuar com equilíbrio, ponderação, sem entrar na provocação do atingido, muitas vezes feita em nível rasteiro. Saber que há momentos de avançar e outros de dar um passo atrás. Mas persistir, sim, sem capitular. Sem permitir que o mal cresça.

Neste dia de Páscoa, em que a morte de Jesus Cristo e a conduta de Pôncio Pilatos é relembrada sempre de forma crítica, devemos nos conscientizar de que lavar as mãos devemos sim, mas só para evitar a propagação do Corona vírus. Nas decisões de nossas vidas não, que a omissão não seja parte de nosso comportamento e que não sejamos cobrados pelas futuras gerações.

[i] Respostas Bíblicas. Disponível em: https://www.respostas.com.br/quem-foi-poncio-pilatos/. Acesso em 02/04/2021.

[ii] Disponível em: https://www.biblegateway.com/passage/?search=Marcos%2015&version=NVT. Acesso em 02/04/2021.

[iii] Wikipédia, disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/O_M%C3%A9dico_e_o_Monstro_(1941). Acesso em 02/04/2021.

[iv] VejaRIO, 31/03/2021. Disponível em: https://vejario.abril.com.br/cidade/coronavirus-trafico-proibe-baile-funk-favelas-rio/. Acesso em 02/04/2021.

[v] Globo.com, 24/07/2020. Disponível em: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2020/07/24/traficantes-usam-pandemia-para-criar-novo-complexo-de-favelas-no-rio-deixam-rastro-de-desaparecidos-e-tentam-impor-religiao.ghtml. Acesso em 02/04/2021.

[vi] FERRAJOLI, Derechos y garantias. La ley del más débil. Madri: Ed. Trotta, 2009, ps. 65-68.

AUTOR:

Vladimir Passos de Freitas é ex-secretário Nacional de Justiça no Ministério da Justiça e Segurança Pública, professor de Direito Ambiental e de Políticas Públicas e Direito Constitucional à Segurança Pública na PUCPR e desembargador federal aposentado do TRF-4, onde foi corregedor e presidente. Pós-doutor pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) e mestre e doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foi presidente da International Association for Courts Administration (Iaca), da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e do Instituto Brasileiro de Administração do Sistema Judiciário (Ibraju).

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca21 minutos ago

Deputado Cabo Gilberto Critica Veto de Lula a Projeto que Beneficiaria Crianças com Microcefalia

Internacional14 horas ago

Descubra o único país com a Bíblia em sua bandeira

Politíca14 horas ago

Federação Republicanos, União Brasil e PP: os bastidores polêmicos do poder no Brasil

Segurança Pública15 horas ago

Detento “vomita” celulares e cabo USB em presídio; VEJA

CIDADE15 horas ago

Em pleno momento de emergência, Câmara de Curral de Cima acaba de aprovar projeto que cria coordenadoria

Nacional16 horas ago

Lula revolta famílias ao vetar pensão para microencefálicos

Nacional16 horas ago

Nikolas sobre Lula: “Pedido de impeachment tá na gaveta”

Nacional16 horas ago

Brasil exporta 20 mil frascos de spray de pimenta para a Venezuela antes das eleições contestadas de Maduro

Judiciário16 horas ago

STF rejeita ação do PDT contra aumento da taxa básica de juros pelo Banco Central

ENTRETENIMENTO17 horas ago

Sobremesa gelada de leite Ninho

ECONOMIA17 horas ago

As principais mudanças da Receita Federal em 2025: o que você precisa saber e como se preparar

Judiciário17 horas ago

Decisões de Dino sobre emendas parlamentares fortalecem presidencialismo

CIDADE17 horas ago

Saneamento em 2024 e 2025: muitos avanços, desafios mais ainda

Judiciário17 horas ago

MPTCU pede investigação sobre supersalários de magistrados

AGRICULTURA & PECUÁRIA17 horas ago

Lei institui política de valorização do pequi e outros frutos do Cerrado

Internacional17 horas ago

“Há uma ditadura na Venezuela”, diz Human Rights Watch

Internacional17 horas ago

Incêndios na Califórnia chegam a 3° dia ampliando destruição

Internacional17 horas ago

Deputados nos EUA querem sancionar TPI por causa de Israel

Nacional18 horas ago

Trump: Bolsonaro envia documentos ao STF e pede passaporte para posse

ECONOMIA18 horas ago

Carta de Galípolo a Haddad: O que há por trás do não cumprimento da meta de inflação em 2024?

Politíca18 horas ago

Cícero Lucena destaca aperfeiçoamento do TCE-PB durante posse do novo presidente da Corte

Saúde18 horas ago

Ministério da Saúde vai enviar mais 26 mil frascos de insulina humana para apoiar estados

ECONOMIA18 horas ago

Confira os valores da tabela do imposto de renda atualizada de 2025

Judiciário19 horas ago

AGU diz que vai notificar a Meta sobre política de checagem a ser adotada no Brasil

ESTADO19 horas ago

João Azevêdo prestigia posse de nova Mesa Diretora do TCE e ressalta harmonia entre os Poderes e órgãos de controle 

Saúde19 horas ago

Novas instalações do Cedmex Campina Grande conquistam satisfação dos usuários

CONCURSO E EMPREGO19 horas ago

Sine-PB oferta mais de 880 vagas de emprego em nove municípios paraibanos

CIÊNCIA & TECNOLOGIA19 horas ago

Óculos falante e bebê robô? Veja as novidades e curiosidades da CES 2025

Nacional20 horas ago

Governo Federal autoriza primeiro pagamento de aditivo da Transnordestina

AGRICULTURA & PECUÁRIA20 horas ago

Sudene impulsiona bovinocultura de leite na Paraíba e no Rio Grande do Norte

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO10 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA6 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública2 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO4 dias ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde4 dias ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA4 dias ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO4 dias ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 dias ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde5 dias ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA5 dias ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO5 dias ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional2 semanas ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde2 semanas ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional2 semanas ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

15 PLANTAS PEQUENAS QUE FAZEM UMA GRANDE DIFERENÇA EM CASA

Educação & Cultura2 semanas ago

37,5% DAS ESCOLAS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS NÃO TÊM ÁREAS VERDES

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CUIDADO COM ANIMAIS NA ALTA FLORESTA

Educação & Cultura3 semanas ago

DE ESTUDANTE DE PAÍS POBRE A BILIONÁRIO DO DUOLING

Saúde3 semanas ago

EXPECTATIVA É ENTREGAR 100 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA DENGUE EM TRÊS ANOS

Internacional3 semanas ago

A ISLÂNDIA É O MELHOR PAÍS PARA MULHERES?

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

MELHORA NOS ÍNDICES DE EMPREGO BENEFICIAM PESSOAS ENTRE 50 E 59 ANOS

Internacional3 semanas ago

COMO A CHINA RESPONDERÁ À POLÍTICA DE TARIFAS DE TRUMP?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS PODEM SER REAPROVEITADAS

Internacional3 semanas ago

ISRAEL, RÚSSIA, EUA: QUEM GANHA COM A QUEDA DE ASSAD?

ECONOMIA3 semanas ago

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DE PRODUTO E SERVIÇO CORRETAMENTE?

Segurança Pública3 semanas ago

DRONES COM SENSORES DE CALOR VIRAM ALIADOS DO CORPO DE BOMBEIROS

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

CAVERNA DO DRAGÃO: O EPISÓDIO PERDIDO

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

PROJETO INSTALA COLMEIAS EM ALDEIAS INDÍGENAS

Internacional1 mês ago

GELO DO ÁRTICO PODE DERRETER BEM ANTES DO QUE IMAGINÁVAMOS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br