Esporte
Contra ‘zebra’ paulista, Minas inicia busca por vaga na final da Superliga
Mineiros mostram respeito ao rival, que surpreendeu o Cruzeiro
O Minas inicia nesta quarta-feira a busca por vaga na decisão da Superliga Masculina. O time mineiro abre a série semifinal contra o Itapetininga, às 16h30, no Centro de Desenvolvimento de Vôlei (CDV), em Saquarema-RJ. Em seguida, no fechamento da rodada dupla, Taubaté e Campinas começam a disputa paulista, às 19h. Os jogos terão transmissão do SporTV2.
Quarto colocado na fase de classificação, o Minas enfrentou o Blumenau (quinto) e avançou nos playoffs das quartas de final com duas vitórias: 3 a 0, em casa, e 3 a 1, no interior catarinense. Garantido nas semifinais, o time mineiro aguardou o adversário, que protagonizou a maior surpresa da história da Superliga Masculina.
O Itapetininga se classificou com a última vaga entre os oito melhores e encarou o favoritíssimo Cruzeiro, que terminou na liderança. Mesmo jogando duas vezes em casa, já que São Paulo proibira eventos esportivos por causa da pandemia, a equipe estrelada foi surpreendida em Contagem e acabou eliminada de forma precoce, com duas derrotas: 3 a 0 e 3 a 2.
Com a queda do Cruzeiro e também de Uberlândia – eliminado pelo Campinas – e América Montes Claros – superado pelo Taubaté -, o Minas é o único representante do estado a permanecer na briga pela taça. Campeão nacional em seis ocasiões – três pelo antigo Campeonato Brasileiro na década de 80 (1984/85/86) e quatro já pela atual Superliga, em 1999/2000, 2000/01, 2001/02 e 2006/07 -, o tradicional clube de BH espera reconquistar a hegemonia do vôlei no Brasil.
O Itapetininga, por sua vez, é a grande zebra dos últimos anos, tanto que foi o primeiro a terminar em oitavo lugar a avançar até as semifinais. O time paulista tem no oposto Renan Buiatti, de 2,17m e 31 anos, mineiro de Uberlândia, a principal arma para voltar a surpreender outro favorito. Outra peça importante é o levantador Carísio, 35, que já passou pelo Minas.
Na fase de classificação, o Minas venceu no turno, por 3 a 1, de virada, em BH. No returno, fora de seus domínios, os mineiros tiveram mais dificuldade, mas voltaram a superar os paulistas: 3 a 2, novamente buscando a reação após saírem em desvantagem.
RESPEITO
No Minas, a postura é de total respeito ao adversário, até pela recente exibição diante do Cruzeiro. O técnico minas-tenista, Nery Tambeiro, além de exaltar o rival, disse que o time está em evolução em uma reta final de competição. Ele espera que o MTC mantenha o rendimento dos jogos anteriores.
“O Itapetininga é a grande surpresa do campeonato. Estudamos bem a equipe deles, sabemos os pontos fortes e tentaremos minimizá-los. O principal é a evolução da nossa equipe e pode ter certeza que o Minas estará pronto para esse embate”, assegurou o comandante, que gostou do tempo disponível para os treinos e ajustes depois das quartas de final.
“Esse período longo sem jogos acabou sendo bom para nós, tivemos tempo para recuperar os atletas. Esse tempo também tem sido bom para a equipe fazer os últimos ajustes, tanto físico como técnico. O time se encontra mais bem preparado, estamos chegando perto do nosso melhor”, acrescentou o treinador.
SEMIFINAIS
A exemplo das quartas de final, as semifinais serão disputadas em melhor de três partidas, todas em rodadas duplas no CDV em Saquarema. O segundo confronto será neste sábado, dia 10, com Itapetininga x Minas às 19h, seguido por Campinas x Taubaté, a partir das 21h30.
Caso haja necessidade, o terceiro jogo da série será segunda-feira, dia 12, com Minas x Itapetininga, às 19h, e Taubaté x Campinas, às 21h30. A decisão ainda terá datas confirmadas pela CBV, mas serão novamente no CDV em Saquarema.
Superliga Masculina 2020/21 – Semifinais
7/4 – 16h30 – Minas x Itapetininga – Saquarema (RJ) – Sportv 210/4 – 19h – Itapetininga x Minas – Saquarema (RJ) – Sportv 212/4 – 19h – Minas x Itapetininga – Saquarema (RJ) – Sportv 2 (se necessário)