Internacional
Espaço aéreo tenso sobre a Ucrânia e proximidades da Crimeia
Novo dia agitado nos céus da Ucrânia e ao redor da Crimeia. Esta manhã diversas aeronaves militares dos EUA e pelo menos uma da RAF, identificáveis por transponders linkados, estavam voando em missão em uma das regiões mais tensas do mundo no momento presente:
– RAF Boeing RC-135RW (reg. ZZ666 – indicativo RRR7238) partiu diretamente do Reino Unido
– USAF Northrop Grumman RQ-4D (reg. 11-2049 – indicativo FORTE10) partiu de NAS Sigonella
– USN Boeing P-8A também partiu do NAS Sigonella
Desde segunda dia 05/04, também aconteceram missões da U.S. Navy, com um Lockheed EP-3E da Marinha dos EUA (reg. 161410) partiu na manhã de Souda Bay AB (Ilha de Creta) por volta das 07:00 CEST para fazer uma nova missão de vigilância sobre o Mar Negro ao largo da Crimeia (ontem o mesmo avião fez uma missão semelhante ao largo da Líbia ocidental )
um Boeing P-8A da Marinha dos EUA partiu por volta das 10h30 CEST NAS Sigonella para fazer uma missão ISR (Inteligência, vigilância e reconhecimento) sobre o Mar Mediterrâneo oriental na costa da Síria.
Atualmente, a atividade de inteligência das aeronaves dos Estados Unidos é muito intensa. Rastreamos, fora do alvo russo, todos os ativos dos EUA na área (Mar Mediterrâneo, Mar Negro): USAF RQ-4A, USN Boeing P-8A e USN Lockheed EP-3E