Esporte
Mineira estoura limite de peso e tem luta cancelada no UFC em Las Vegas
Norma Dumont, de BH, pesou 1,5kg além do permitido; duelo cai
A mineira Norma Dumont está fora do UFC deste sábado, em Las Vegas. A atleta de BH pesou 1,5kg acima do limite permitido para a divisão dos galos (61,7kg) e teve a luta contra Erin Blanchfield cancelada por determinação da Comissão Atlética de Nevada, que regulamenta eventos de combate naquele estado americano. A rival até aceitara o confronto mesmo com a diferença na pesagem, mas o órgão decidiu retirar as duas da programação.
Norma, que chegou a Las Vegas com uma semana de antecedência para a pesagem, na sexta-feira passada, dia 2, justamente preocupada em não deixar para cortar os quilos em excesso em cima da hora, acabou ultrapassando o limite em 1,5kg, Ela atingiu 63,2kg, enquanto a norte-americana ficou dentro do permitido, batendo os 61,2kg. Erin Blanchfield terá direito a receber a bolsa acertada com o UFC, mesmo com o cancelamento da luta.
Em entrevista ao Combate, Norma disse que não entendeu o motivo pelo qual não conseguiu baixar o peso antes de subir à balança. Ela garantiu que seguiu a estratégia traçada pela equipe para não correr risco de estourar o limite, o que acabou ocorrendo nesta sexta-feira.
“Eu estava me sentindo bem, mas a luta caiu, infelizmente. Meu percentual de gordura estava 11, estava baixo. Eu estava forte, mas chegou nos 63kg, a balança “agarrou” de novo e o peso parou de cair”, afirmou a lutadora de BH, que não passou pela balança pela segunda vez consecutiva – em novembro, antes da vitória sobre Ashlee Evans-Smith, ela já havia ultrapassado o limite dos galos.
“Passei horas e horas, não caía mais. Como foram duas vezes na mesma comissão, ela não autorizou a luta. O UFC me mandou para fazer exames no PI (Instituto de Performance) para ver a melhor forma de e eu entrar na categoria sem ficar debilitada, talvez perder massa magra, vamos aguardar a resposta. Estou muito triste, estava bem treinada, gastei tempo e investimento. (…) Aconteceu, não sei explicar como, pois estava tudo OK, cheguei aos EUA com o peso mais baixo e parei nos 63kg”, lamentou a mineira, sem esconder a frustração.
Outra brasileira escalada para o evento deste sábado, Mackenzie Dern pesou 52,1kg e confirmou a luta contra Nina Ansaroff, pela divisão dos palhas. A adversária, que é esposa da campeã Amanda Nunes e adotou o sobrenome da companheira, alcançou 52,6kg, também dentro do limite permitido. A encarada ocorreu de forma amistosa, e as duas se cumprimentaram antes de deixar o palco.
O UFC deste sábado terá início às 13h (de Brasília), com o card preliminar. Os duelos mais importantes do dia começarão por volta das 16h (de Brasília). O Combate transmitirá o evento na íntegra. O SporTV 3 exibirá as duas primeiras lutas da programação.
UFC Vettori x Holland
Neste sábado, 10 de abrilUFC Apex, em Las VegasHorário: card preliminar (13h, de Brasília); card principal (16h, de Brasília)Transmissão:Canal Combate, na íntegra; o SporTV 3 exibirá as duas primeiras lutas
CARD PRINCIPALMarvin Vettori (84,3kg) x Kevin Holland (83,2kg) – peso médioSodiq Yusuff (66,2kg) x Arnold Allen (66kg) – peso penaSam Alvey (84,3kg) x Julian Marquez (84,3kg) – peso médioNina Nunes (52,6kg) x Mackenzie Dern (52,1kg) – peso palhaMike Perry (77,1kg) x Daniel Rodriguez (77,3kg) – meio-médios
CARD PRELIMINARJim Miller (70,5kg) x Joe Solecki (70,5kg) – peso leveScott Holtzman (70,5kg) x Mateusz Gamrot (70,7kg) – peso leve**Norma Dumont (63,2kg) x Erin Blanchfield (61,2kg) – peso galoJohn Makdessi (69,6kg) x Ignacio Bahamondes (71,1kg)* – peso leveYorgan de Castro (118,3kg) x Jarjis Danho (115,9kg) – peso pesadoHunter Azure (61,4kg) x Jack Shore (61,7kg) – peso galoLuis Saldaña (66kg)x Jordan Griffin (65,9kg) – peso penaDa Un Jung (93kg) x William Knight (93,2kg) – meio-pesadosImpa Kasanganay (77,3kg) x Sasha Palatnikov (77,3kg) – meio-médios * Ganhou prazo de uma hora para cortar o excedente de 350g ** Luta cancelada após a brasileira ficar 1,5kg além do limite