Politíca
Com apoio da Sudene, empresa se instala em Cabedelo gerando emprego, renda e destinação correta de lixo hospitalar
O deputado Pedro Cunha Lima (PSDB) acompanhou a inauguração da empresa Rifiuti Global- responsável por incineração de resíduos hospitalares. Localizada no município de Cabedelo, a organização contou com o apoio do parlamentar e investimento do Banco do Nordeste, através da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), para a sua implantação. Além de colaborar com o meio ambiente e saúde pública com o destino correto desse tipo de resíduo, a iniciativa gera emprego, renda e receita para o município.
O parlamentar acompanhou o teste de queima do tratamento térmico por incineração, que é um procedimento experimental antes do incinerador entrar em operação normal para observar se atende aos critérios necessários. Essa será uma opção limpa para destinar resíduos de saúde da região de Cabedelo que têm potencial infeccioso.
“Essa prática é sustentável e reduz as chances de contaminação dos vírus. Vivemos um momento em que é preciso pensar em soluções econômicas e com baixo impacto no meio ambiente. O desenvolvimento precisa levar em conta o tratamento dos resíduos sólidos e essa pauta é urgente em nosso estado”, pontuou.
Proprietário da empresa, Valdo Arruda ressalta que o procedimento reduz o volume do resíduo, restando apenas 3% de todo o material que seria enviado para um aterro sanitário, aumentando a vida útil desses locais. “A emissão de gases que sai de nossa chaminé é totalmente adequada ao meio ambiente, sem trazer qualquer malefício”, explica.
Recentemente, o deputado também tratou sobre resíduos sólidos em uma reunião em Campina Grande, quando apresentou ao prefeito Bruno Cunha Lima (PSD) sobre alternativas tecnológicas para a coleta e transformação de resíduos sólidos no município.
No encontro desta segunda-feira, além do deputado, participaram da visita o chefe de gabinete da Sudene, Carlos Santos e o vereador de João Pessoa Milanez Neto.