Connect with us

Judiciário

Voto impresso: avanço ou retrocesso?

As eleições presidenciais de 2022 já se aproximam, e com elas surgem muitos questionamentos quanto à segurança das urnas eletrônicas e sobre a necessidade de criação de um comprovante do voto (voto impresso).

O então presidente Jair Bolsonaro, trouxe o tema à pauta novamente, agitando os bastidores em Brasília, com uma eventual aprovação da proposta de emenda à Constituição 135/2019, que tramita no Congresso Nacional, de autoria da Deputada Bia Kicis (PSL-DF). Se aprovada, a PEC reinstitui o comprovante do voto em papel, um grande desejo dos apoiadores do atual Presidente.

Para melhor elucidarmos a questão do voto impresso, precisamos compreender o conceito.

O voto impresso foi instituído pela Lei nº 13.165/2015, com previsão de implantação a partir das eleições de 2018, no entanto, em 06 de julho de 2018, o Supremo Tribunal Federal, deferiu a liminar na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), suspendendo o dispositivo que instituiu a necessidade de impressão do voto eletrônico, em 14/09/2020, a Suprema Corte confirmou a medida liminar deferida anteriormente, declarando inconstitucional a impressão do voto eletrônico, por colocar em risco o sigilo e a liberdade de voto.

Com o voto impresso, o eleitor digitaria a legenda, e após, a “urna imprimirá o registro de cada voto, que será depositado, de forma automática e sem contato manual do eleitor, em local previamente lacrado” (Art. 59 da lei nº 13.165/2015). O voto só seria concluído caso o eleitor confirmasse que os dados digitados coincidem com o voto impresso.

A segurança da urna eletrônica

A primeira eleição informatizada foi realizada em 1996, foram utilizadas 70 mil urnas eletrônicas, na ocasião foram coletados os votos de mais de 32 milhões de brasileiros.

Com o passar dos anos a Justiça Eleitoral vem aprimorando o funcionamento das urnas eletrônicas, o sistema conta com o que há de mais moderno em segurança da informação, garantindo a autenticidade, integridade e o sigilo, para que sejam realizadas eleições limpas, as urnas possuem um sistema acessível a todos, deficientes visuais, auditivos e analfabetos, conseguem registrar o voto sem a interferência humana, um sistema que vai de encontro com a soberania popular e garante o sigilo ao voto.

Em 2009 e 2012, foram realizados testes públicos de segurança, o sistema foi posto à prova e restou comprovado que nenhuma tentativa de adulteração logrou êxito.

Já em 2019, grupos de investigadores da Polícia Federal, realizaram 13 planos de ataques ao sistema, apenas dois ataques foram bem sucedidos, importante frisar que em nenhuma das tentativas de ataques, não foi possível alterar dados dos candidatos e eleitores, em 2020, o grupo de peritos retornou ao TSE, para testar as melhorias implementadas, os peritos não conseguiram quebrar as principais barreiras de segurança implantadas pelo TSE, confirmando mais uma vez a segurança e a credibilidade da urna eletrônica.

Esta imagem no pode ser adicionada

(crédito: Caio Gomez/CB/D.A Press)

A auditoria das urnas pode ser realizada por candidatos, coligações, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil, dentre outras entidades, inclusive o próprio eleitor pode participar da auditoria, como é o caso da audiência pública, realizada na véspera das eleições, onde são sorteadas urnas para verificação, as urnas sorteadas são conduzidas ao TRE e substituída por outras, com o mesmo procedimento das originais.

Então, é realizada uma votação, primeiro registrado em uma cédula de papel e, após, é registrado na urna, ao final do dia realiza-se a apuração das cédulas comparando com o resultado do BU.

Voto impresso: um enorme retrocesso

Quanto à segurança da urna eletrônica, já está mais que evidenciado que o sistema goza de enorme credibilidade e segurança.

Houve um avanço da nossa democracia ao adotar o sistema de votação eletrônico (urna eletrônica), o novo sistema debelou as inúmeras fraudes existentes durante o período da República Velha, importante frisar que nunca foram constatadas fraudes nas urnas eletrônicas.

Constituição Federal de 1988, em seu artigo 14, assegura que a “A soberania popular deve ser exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei”.

Ao ser estabelecido o voto secreto, os eleitores passaram a ter autonomia na escolha dos candidatos, acabando com submissão ao coronelismo, o famoso “voto de cabresto”, respeitando a liberdade da população no exercício do sufrágio universal, uma conquista extremamente importante.

Mesmo com os inúmeros avanços, ainda é muito comum observar a atuação das milícias e do tráfico, usando de seu poder junto às comunidades, para coagir o eleitor a votar em um determinado candidato, sob a ameaça de que conseguem verificar através do número do título, em quem cada um votou, sabemos que tudo isso não passa de uma falácia, mas, temerosos que seja possível, acabam votando nos candidatos que tem o apoio dos grupos citados.

Com a implantação do voto impresso, esses grupos conseguiriam através de ameaças concretas, causarem um enorme pânico na população, criando o chamado curral eleitoral urbano com um grande domínio dos milicianos e traficantes, gerando um enorme retrocesso quanto às garantias constitucionais.

Outro ponto importante é em relação à judicialização das eleições, para o Ministro Barroso, o voto impresso acabaria gerando uma enorme demanda no judiciário, com candidatos que não obtiveram êxito nas urnas, ingressando no judiciário pedindo a conferência dos votos, buscando inconsistências ou nulidades, onde não existem.

Para a implantação do voto impresso, estima-se um custo de R$ 2,5 bilhões de reais aos cofres públicos no período de dez anos, além de violar princípios importantes como a eficiência administrativa e economicidade.

Com a intervenção humana nas urnas, o processo eleitoral estaria sujeito a fraudes, os deficientes e analfabetos precisariam do apoio de terceiros, o que atinge diretamente o sigilo do voto, ao ser realizada a auditoria da contagem dos votos impressos, muitos seriam os questionamentos se os votos impressos estariam de acordo com a urna, o que poderia ocasionar anulações indevidas e um possível cenário de convocação de novas eleições, gerando uma grande insegurança jurídica na democracia representativa, não se respeitando a vontade do eleitor, que deixou o seu voto registrado na urna eletrônica.

Um sistema integralmente seguro, que já vem sendo utilizado há mais de 20 anos, dispõe de tecnologias avançadas, não há nenhuma evidência concreta de que o sistema tenha sido alvo de fraudes, a urna eletrônica já demonstrou que é o melhor meio de se exercer o sufrágio, sem a interferência humana e com toda a lisura do processo, observando as garantias constitucionais.

Aprovar o voto impresso significaria retroceder anos de conquistas da nossa democracia, com sério risco de violação do voto secreto e a liberdade ao voto. Eleitor ou candidato tem todo o direito e deve questionar se o sistema adotado é seguro, isso faz parte de uma sociedade democrática, o que não se pode, é endossar um discurso sem provas concretas, baseado apenas em suposições, conspirações, discursos inflamados nas redes sociais, que colocam em xeque a democracia brasileira.

O eleitor precisa ter consciência da importância do sufrágio, exercendo o seu direito com liberdade, escolhendo quem melhor o representa, contribuindo sempre com uma sociedade cada vez mais democrática.


Escrito por Rayllane Rosa Nogueira, advogada, atuante no Direito Eleitoral, Cível, Previdenciário e Direito Administrativo no escritório Ezequias Maciel Advocacia. Associada ao Instituto de Estudos Avançados em Direito e membro do Núcleo de Direito Eleitoral, Direito Administrativo e Direito Tributário. E-mail para contato: rayllane.rn@hotmail.com. Rayllane está no Instagram como @rayllane_nogueira.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca13 horas ago

Cabo Gilberto Silva e a comitiva brasileira na posse de Donald Trump: uma postura ética e de compromisso com o Brasil

Politíca13 horas ago

Deputado Cabo Gilberto critica veto de Lula a projeto que beneficiaria crianças com microcefalia

Internacional1 dia ago

Descubra o único país com a Bíblia em sua bandeira

Politíca1 dia ago

Federação Republicanos, União Brasil e PP: os bastidores polêmicos do poder no Brasil

Segurança Pública1 dia ago

Detento “vomita” celulares e cabo USB em presídio; VEJA

CIDADE1 dia ago

Em pleno momento de emergência, Câmara de Curral de Cima acaba de aprovar projeto que cria coordenadoria

Nacional1 dia ago

Lula revolta famílias ao vetar pensão para microencefálicos

Nacional1 dia ago

Nikolas sobre Lula: “Pedido de impeachment tá na gaveta”

Nacional1 dia ago

Brasil exporta 20 mil frascos de spray de pimenta para a Venezuela antes das eleições contestadas de Maduro

Judiciário1 dia ago

STF rejeita ação do PDT contra aumento da taxa básica de juros pelo Banco Central

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Sobremesa gelada de leite Ninho

ECONOMIA1 dia ago

As principais mudanças da Receita Federal em 2025: o que você precisa saber e como se preparar

Judiciário1 dia ago

Decisões de Dino sobre emendas parlamentares fortalecem presidencialismo

CIDADE1 dia ago

Saneamento em 2024 e 2025: muitos avanços, desafios mais ainda

Judiciário1 dia ago

MPTCU pede investigação sobre supersalários de magistrados

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Lei institui política de valorização do pequi e outros frutos do Cerrado

Internacional1 dia ago

“Há uma ditadura na Venezuela”, diz Human Rights Watch

Internacional1 dia ago

Incêndios na Califórnia chegam a 3° dia ampliando destruição

Internacional1 dia ago

Deputados nos EUA querem sancionar TPI por causa de Israel

Nacional1 dia ago

Trump: Bolsonaro envia documentos ao STF e pede passaporte para posse

ECONOMIA1 dia ago

Carta de Galípolo a Haddad: O que há por trás do não cumprimento da meta de inflação em 2024?

Politíca1 dia ago

Cícero Lucena destaca aperfeiçoamento do TCE-PB durante posse do novo presidente da Corte

Saúde1 dia ago

Ministério da Saúde vai enviar mais 26 mil frascos de insulina humana para apoiar estados

ECONOMIA1 dia ago

Confira os valores da tabela do imposto de renda atualizada de 2025

Judiciário1 dia ago

AGU diz que vai notificar a Meta sobre política de checagem a ser adotada no Brasil

ESTADO1 dia ago

João Azevêdo prestigia posse de nova Mesa Diretora do TCE e ressalta harmonia entre os Poderes e órgãos de controle 

Saúde1 dia ago

Novas instalações do Cedmex Campina Grande conquistam satisfação dos usuários

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

Sine-PB oferta mais de 880 vagas de emprego em nove municípios paraibanos

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

Óculos falante e bebê robô? Veja as novidades e curiosidades da CES 2025

Nacional1 dia ago

Governo Federal autoriza primeiro pagamento de aditivo da Transnordestina

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO10 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA6 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO4 dias ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde4 dias ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA4 dias ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO4 dias ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 dias ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde5 dias ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA5 dias ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO5 dias ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional2 semanas ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde2 semanas ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional2 semanas ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

15 PLANTAS PEQUENAS QUE FAZEM UMA GRANDE DIFERENÇA EM CASA

Educação & Cultura2 semanas ago

37,5% DAS ESCOLAS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS NÃO TÊM ÁREAS VERDES

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CUIDADO COM ANIMAIS NA ALTA FLORESTA

Educação & Cultura3 semanas ago

DE ESTUDANTE DE PAÍS POBRE A BILIONÁRIO DO DUOLING

Saúde3 semanas ago

EXPECTATIVA É ENTREGAR 100 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA DENGUE EM TRÊS ANOS

Internacional3 semanas ago

A ISLÂNDIA É O MELHOR PAÍS PARA MULHERES?

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

MELHORA NOS ÍNDICES DE EMPREGO BENEFICIAM PESSOAS ENTRE 50 E 59 ANOS

Internacional3 semanas ago

COMO A CHINA RESPONDERÁ À POLÍTICA DE TARIFAS DE TRUMP?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS PODEM SER REAPROVEITADAS

Internacional3 semanas ago

ISRAEL, RÚSSIA, EUA: QUEM GANHA COM A QUEDA DE ASSAD?

ECONOMIA3 semanas ago

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DE PRODUTO E SERVIÇO CORRETAMENTE?

Segurança Pública3 semanas ago

DRONES COM SENSORES DE CALOR VIRAM ALIADOS DO CORPO DE BOMBEIROS

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

CAVERNA DO DRAGÃO: O EPISÓDIO PERDIDO

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

PROJETO INSTALA COLMEIAS EM ALDEIAS INDÍGENAS

Internacional1 mês ago

GELO DO ÁRTICO PODE DERRETER BEM ANTES DO QUE IMAGINÁVAMOS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br