Connect with us

Politíca

Assembleia debate fortalecimento de políticas públicas em defesa dos direitos da mulheres

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) debateu ações de fortalecimento de políticas públicas em defesa dos direitos das mulheres diante do alarmante cenário de violência. A audiência pública foi proposta pelas deputadas Estela Bezerra, Cida Ramos e Pollyanna Dutra, e ocorreu no âmbito da Comissão dos Direitos da Mulher.

De acordo com o Atlas da Violência 2020, uma mulher é assassinada no Brasil a cada duas horas. Já os dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, apontam que a cada dois minutos uma mulher é agredida pelo marido, namorado ou ex-companheiro no país. O Fórum aponta ainda que tem crescido a cada os registros de violência sexual. A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres, deputada Estela Bezerra, lembrou que a pandemia do novo coronavírus trouxe a necessidade do isolamento social como medida para conter a contaminação pela covid-19, o que acarretou no agravamento de violências praticadas contra as mulheres em âmbito doméstico. “Esses ciclos de violência doméstica são agravados pela repetição, ou seja, quanto maior a presença do agressor dentro de casa, mais esses eventos são repetidos no ambiente domiciliar”, ressaltou a deputada.

Para Estela, é preciso incluir o enfrentamento à violência contra a mulher como tema central do Poder Legislativo na Paraíba para que haja garantias de avanços na legislação em prol da defesa dos direitos das mulheres. “A violência e toda as suas forma é o principal instrumento de subordinação e dominação sobre os corpos e a existência das mulheres”, alertou a deputada. A parlamentar destacou que a existência de entidades feministas, de mulheres ativistas e de mulheres na política sensíveis as causas feministas é o que dá o tom de mudança dessa realidade. “A rede de enfrentamento a violência contra as mulheres cumpre um papel fundamental no fortalecimento das instituições e dos serviços públicos, pois promove ações para proteger as mulheres e fazer valer a legislação que pune os crimes cometidos contra as mulheres”, reivindicou a deputada.

Já a deputada Cida Ramos chamou atenção para os dados alarmantes de violência contra a mulher. De acordo com a parlamentar, entre março e dezembro de 2020, mais de mil mulheres foram vítimas de feminicídio. “Se formos fazer a média, dá três mulheres vítimas de feminicídio por dia no Brasil. Por outro lado, apenas 5% do orçamento da Secretaria Nacional de Mulheres foi destinado e, efetivamente, utilizado para proteger as mulheres vítimas de violência. Isso é contraditório demais”, protestou Cida. A deputada observou ainda que os atos de violência têm efeitos ainda mais devastadores contra a mulher com deficiência. “As mulheres, de uma forma geral, já sofrem com o patriarcado, essa desigualdade de gênero se torna ainda mais forte nas mulheres com deficiência. Por isso, é muito importante que a gente reivindique políticas públicas. Sem isso, nós não conseguiremos avançar”, cobrou Cida Ramos.

A deputada Pollyanna Dutra fez uma reflexão e ressaltou que se as leis fossem engrossadas para punir os assessore, não haveria espaço nas cadeias para tanto homem violento. “A educação tem que participar desse processo de construção para que os homens respeitem o universo social e individual das mulheres. Precisamos fortalecer a rede proteção social e ter referência de mulheres ocupando os espaços de poder”, resumiu.

A coordenadora das Delegacias Especializadas em Atendimento às Mulheres da Paraíba (DEAMs), delegada Maísa Félix, disse que para o enfrentamento a violência contra a mulher é o melhor caminho, no caso da Segurança Pública, é a qualificação dos profissionais com relação às questões de gênero, raça e violência. “A Paraíba melhorou muito na qualificação dos profissionais, mas insisto que é preciso continuar trazendo os homens para a discussão profunda e a formação nesse sentido, para que eles estejam melhor preparados para atender a mulher vítima de violência. Os profissionais designados para tratar com a vítima precisa ter conhecimento e gostar da matéria para fazer um bom atendimento”, avaliou a delegada.

Já a coordenadora da Comissão da Mulher em Situação de Violência do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), juíza Graziella Queiroga, analisou que atualmente o acervo que envolve violência doméstica contra a mulher ultrapassa o número de 10 mil processos. Do mês de Janeiro até esta quinta-feira (29), 4.694 pedidos de medidas protetivas foram emitidas. Ou seja, quase 5 mil mulheres buscaram proteção em apenas 4 meses. De acordo com a magistrada, é preciso continuar superando os desafios impostos e, para isso, é necessário contar com todos os órgãos que compõem o sistema de justiça, a exemplo do MPPB e a OAB. “Temos conseguido julgar os processos com mais efetividade. A resposta rápida é o nosso dever. Isso é, de fato, fazer justiça. Fazemos questão de sermos uma das mãos de apoio a essas mulheres, já tão fragilizadas pela situação de violência”, afirmou a magistrada.

Para a secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, é importante contar com todos os órgãos competentes no âmbito estadual, no legislativo e no judiciário para agirem no enfrentamento à violência contra a mulher. Para a secretária, toda a sociedade precisa se engajar, se educar e se colocar como oposição aos atos de violência contra as mulheres, que só é possível através da criação e da implantação de políticas públicas de defesa dos direitos das mulheres. “Temos o programa Patrulha Maria da Penha, que está sendo expandido para mais de cem municípios paraibanos. Em parceria com o TJPB, durante a pandemia, criamos o Renovação na Palma da Mão, para a renovação de Medidas Protetivas através da internet e criamos também o abrigo provisório para mulheres, com base no aumento de relatos de violência doméstica durante a pandemia”, explicou Lídia Moura. A secretária esclareceu ainda que outras políticas já implantadas seguem em andamento, a exemplo do Programa Empreender Paraíba Mulher. “Na geração de emprego e renda é muito importante que as mulheres tenham acesso para que possamos avançar no estímulo da inovação criativa e estamos caminhando neste sentido”.

Entre os encaminhamentos a serem adotados, a deputado Estela destacou a importância de garantir orçamento estadual para emenda para o conselho estadual dos direitos das mulheres – Emenda – QQD 2022, solicitar uma audiência pública para discutir os desafios do sistema penitenciário no estado da Paraíba, apresentar um requerimento ao Governo do Estado que seja realizada reunião mensal de ponto de controle com o governo, o movimento social e a ALPB sobre o andamento do caso de Queimadas e solicitando que sejam abertos núcleos de atendimento às mulheres em todas as delegacias do Estado.

Participaram da audiência pública o secretário de Estado da Administração Penitenciária, Sérgio Fonseca; a promotora da Mulher do MPPB, Roseane Araújo; a presidenta da Comissão da Mulher Advogada da OAB-PB, Mônica Lemos; a presidenta da Comissão de Combate à Violência e a Impunidade contra a Mulher da OAB-PB, Isabelle Ramalho; a presidenta do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher da Paraíba (CEDM-PB), Márcia dos Santos Couto Dornelles; a diretora da Penitenciária Regional Feminino de Campina Grande Anairis Almeida Simplicio; a representante da Marcha Mundial das Mulheres, Heloisa de Sousa.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Internacional14 minutos ago

O que esperar da posse de Donald Trump nos EUA

Internacional17 minutos ago

Rússia condena advogados de líder opositor morto na prisão

Internacional20 minutos ago

Minas espalhadas na Síria ameaçam 5 milhões de crianças, diz Unicef

Internacional22 minutos ago

Guterres saúda acordo de cessar-fogo e libertação de reféns em Gaza

Internacional25 minutos ago

Desemprego global deve persistir perto da mínima histórica de 5% em 2025

Internacional27 minutos ago

Número de crianças deslocadas pela violência no Haiti sobe 48% desde setembro

Judiciário31 minutos ago

Moraes nega reconhecimento de visita íntima em cadeias como direito fundamental

Judiciário33 minutos ago

Jurisprudência em Teses apresenta novos entendimentos sobre direitos da criança e do adolescente

Judiciário34 minutos ago

Ampliação das licenças maternidade e paternidade avança no Senado em 2025

CIDADE44 minutos ago

Prefeitura de Cabedelo realiza ações de educação ambiental durante todo o mês de janeiro

Segurança Pública47 minutos ago

Sem “kids” pretos, Exército cria nova unidade especial: inteligência artificial e alta precisão — De onde veio a ideia e o que ela promete

Segurança Pública50 minutos ago

Tropas expulsas por recusar vacina contra COVID-19 podem voltar: Qual o custo e as consequências para as Forças Armadas?

Segurança Pública56 minutos ago

Polícia Militar apreende três armas de fogo na zona norte de João Pessoa

Segurança Pública59 minutos ago

OPERAÇÃO VERÃO: PM apreende cinco armas de fogo e frustra criminosos em João Pessoa

Segurança Pública1 hora ago

NO SERTÃO: Mais dois investigados são presos após investigações da Polícia Civil

Segurança Pública1 hora ago

‘24 HORAS’: Polícia Civil recupera em Bayeux carro que havia sido roubado em João Pessoa

Esporte1 hora ago

Botafogo/PB vence Auto Esporte por 1 × 0, conquista 3ª vitória seguida e lidera Campeonato Paraibano

Politíca1 hora ago

Deputado Cabo Gilberto representa a Paraíba na posse de Donald Trump em Washington

Politíca2 horas ago

O Partido Liberal-PL em Ascensão: Um olhar sobre o contexto político em João Pessoa

AGRICULTURA & PECUÁRIA18 horas ago

Reforma Tributária: O que muda para o agronegócio com as novas regras?

Nacional19 horas ago

Equipe econômica enfrenta rachas e desafios internos no governo Lula

Esporte19 horas ago

Arrascaeta sobre retorno ao Flamengo: ‘Não me sinto bem na parte física’

Esporte19 horas ago

Whittaker se diverte com Adesanya, zomba de Poatan e recusa luta nos meio-pesados: ‘Nem pensar!’

Esporte19 horas ago

F1: Equipe de gerenciamento de Verstappen nega rumores de ida para Aston Martin

Esporte19 horas ago

Treinador do Auto quer surpreender no BotAuto e projeta Doido de Mandacaru como titular

Saúde20 horas ago

Entenda o que é o vírus respiratório responsável por surto na China

Saúde20 horas ago

Entenda o que é enfisema pulmonar, doença diagnosticada em David Lynch

CIÊNCIA & TECNOLOGIA20 horas ago

Imagem impressionante de astronauta reúne Terra, Via Láctea e satélites

Educação & Cultura20 horas ago

Sisu 2025: Veja 5 dicas para aumentar a chance de conquistar uma vaga

CIÊNCIA & TECNOLOGIA20 horas ago

Teste do Google ameaça jornalismo e democracia, dizem editores na Europa

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA7 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura22 horas ago

POR QUE O MAR É SALGADO?

Saúde22 horas ago

2024 SUPERA LIMITES DE TEMPERATURA CONSIDERADOS SEGUROS PARA A SAÚDE

Internacional22 horas ago

POR QUE TANTOS BRASILEIROS ESTÃO DEIXANDO O REINO UNIDO?

Internacional22 horas ago

ANTÁRTIDA REGISTROU O MAIOR DEGELO DA HISTÓRIA NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS

Esporte24 horas ago

Como os esquemas táticos no futebol evoluíram

Internacional3 dias ago

SUPERÁVIT COMERCIAL DA CHINA ATINGE QUASE US$ 1 TRILHÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

UM DOS MAIORES MISTÉRIOS DE MARTE ACABA DE SER REVELADO

Saúde3 dias ago

DENGUE MATA MAIS QUE A COVID 19 E ACENDE SINAL DE ALERTA

ECONOMIA3 dias ago

COMO A ALTA DO DÓLAR INFLUENCIA O AGRONEGÓCIO?

ENTRETENIMENTO3 dias ago

ANFÍBIOS E RÉPTEIS DA AMAZÔNIA

ENTRETENIMENTO4 dias ago

RECEITA DE COSTELINHA SUÍNA COM ARROZ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

A TECNOLOGIA DOS DRONES

Saúde4 dias ago

NOVAS PERSPECTIVAS CONTRA O CÂNCER

Saúde4 dias ago

BEBER CAFÉ PELA MANHÃ PODE REDUZIR RISCO DE MORTE

ENTRETENIMENTO4 dias ago

COMO PLANTAR SALSINHA

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde2 semanas ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA2 semanas ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde2 semanas ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA2 semanas ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional3 semanas ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde3 semanas ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional3 semanas ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br