Internacional
Pelo segundo ano, Alemanha cancela Oktoberfest
Governo do estado da Baviera, onde o evento acontece anualmente, anuncia que maior festival de cerveja do mundo não será realizado devido à pandemia de covid-19
A Oktorberfest de Munique, maior festival de cerveja do mundo, não vai ser realizada em 2021, anunciou nesta segunda-feira (03/05) o governador do estado alemão da Baviera, Markus Söder. O motivo é a pandemia de covid-19, que já havia levado ao cancelamento do evento em 2020.
Realizada anualmente, a Oktoberfest atrai cerca de 6 milhões de visitantes a cada edição, muitos vindos do exterior. Os visitantes costumam se sentar sob enormes tendas, em longas mesas, para beber cerveja, comer pretzel e pratos de porco.
Segundo o governador da Baviera, o cancelamento é necessário porque um evento do porte da Oktoberfest exige grande acordos financeiros, e o risco de ele não poder acontecer é muito grande, dada a incerteza sobre quando a pandemia estará sob controle na Alemanha.
“Além disso, nas tendas clássicas de cerveja, medidas como distanciamento social e uso de máscara não podem ser aplicadas”, disse Söder.
Clemens Baumgärtner, chefe do festival e consultor econômico da cidade de Munique, considerou o cancelamento da Oktoberfest como o passo certo.
“A decisão é absolutamente correta – não apenas em consideração à saúde dos visitantes, mas também em consideração à boa reputação da Oktoberfest de Munique como um festival de alta qualidade e seguro. É por isso que eu apoio expressamente a decisão”, disse Baumgärtner.
A Alemanha já vacinou mais de 28% de sua população. Com o avanço da vacinação e a queda das infecções, o país espera que as restrições que foram reinstituídas em novembro e tornadas mais rigorosas na semana passada possam ser derrubadas em breve.
A Oktoberfest deste ano estava programada para acontecer de 18 de setembro a 3 de outubro.