Connect with us

Judiciário

Transferência de pensão por morte a outro dependente

Será que é possível haver transferência de pensão por morte de um dependente a outro? Antes de responder a essa pergunta, preciso primeiro explicar quem são os dependentes no INSS.

Vamos entender quem são os dependentes, quais benefícios têm direito, como fazer a inscrição no RGPS, como obter declaração e se pode haver transferência.

Aproveite para conferir a publicação original deste artigo no nosso blog Desmistificando o Direito: Dependentes Previdenciários: Guia Completo dos Dependentes do INSS.

1) Introdução

Já temos um artigo tratando exclusivamente dos segurados do INSS, um texto super completo em que eu relacionei todas as espécies de segurados existentes atualmente.

Porém, eu sentia que faltava trazermos um artigo falando sobre os dependentes previdenciários. Desse modo, cá estou eu publicando esse Guia Completo dos Dependentes do INSS.

Hoje, você finalmente vai entender o que é um dependente previdenciário, como inscrever um dependente no RGPS, quais prestações eles têm direito, se é possível “transferir” a pensão por morte de um dependente a outro e muito mais!

Vamos lá? 🙂

Mas antes de irmos ao conteúdo, quero indicar nossa Ficha de Atendimento a Cliente Para Causas Previdenciárias. É algo que pode ser muito útil para você! Para receber a sua, basta preencher o formulário abaixo com o seu melhor e-mail e você receberá a sua cópia gratuitamente.

Caso tenha gostado do artigo e queira ter acesso antecipado aos meus artigos, clique aqui e entre no nosso grupo do Telegram!

2) O que é dependente previdenciário?

Em resumo, dependentes previdenciários são aqueles que, mesmo não contribuindo com a Previdência Social, a Lei de Benefícios elenca como possíveis beneficiários do Regime Geral (RGPS), em razão de possuírem vínculo familiar com um segurado do INSS.

Assim como os segurados, os dependentes também são beneficiários do INSS, nos termos do art. 10 da Lei n. 8.213/1991.

O rol de dependentes do INSS está previsto no art. 16 da Lei n. 8.213/1991 e no art. 16 do Decreto n. 3.048/1999 (mas existem outras pessoas que, a depender da situação, também podem ser beneficiárias, conforme explicarei no próximo tópico).

Vejamos o que diz o artigo:

Decreto n. 3.048/1999, Art. 16. São beneficiários do Regime Geral de Previdência Social, na condição de dependentes do segurado:

I – o cônjuge, a companheira, o companheiro e o filho não emancipado, de qualquer condição, menor de vinte e um anos de idade ou inválido ou que tenha deficiência intelectual, mental ou grave;

II – os pais; ou

III – o irmão não emancipado, de qualquer condição, menor de vinte e um anos de idade ou inválido ou que tenha deficiência intelectual, mental ou grave. (g.n.)

Cada inciso corresponde a uma classe de dependentes, que determina se a dependência econômica é presumida ou deve ser comprovada.

De acordo com o art. 16§ 4º da Lei n. 8.213/1991 e o art. 16§ 7º do Decreto n. 3.048/1999, a dependência econômica das pessoas de que trata o inciso I é presumida e a das demais deve ser comprovada.

Além disso, os dependentes de uma mesma classe concorrem em igualdade de condiçõese a existência de dependente de qualquer das classes exclui o direito das classes seguintes à receber as prestações (art. 16§ 1º e  da Lei n. 8.213/1991, e art. 16, § 1º e 2º do Decreto n. 3.048/1999).

Também será excluído definitivamente da condição de dependente o condenado criminalmente por sentença com trânsito em julgado, como autor, coautor ou partícipe de homicídio doloso, ou de tentativa desse crime, cometido contra a pessoa do segurado, ressalvados os absolutamente incapazes e os inimputáveis (art. 16§ 7º, Lei n. 8.213/1991).

Feitas tais considerações, explicarei a seguir cada uma das 3 classes de dependentes do INSS!

2.2) Classes de dependentes previdenciários

2.2.1) Dependentes da classe 1

São dependentes da classe 1:

  • o (a) cônjuge;
  • o (a) companheiro (a);
  • o (a) filho (a) não emancipado (a), de qualquer condição, menor de vinte e um anos de idade ou inválido (a) ou que tenha deficiência intelectual, mental ou grave.

Nos termos do art. 16§ 5º e § 6º do Decreto n. 3.048/1999, considera-se companheiro (a) a pessoa que mantenha união estável com o segurado (a), ou seja, uma convivência pública, contínua e duradoura, estabelecida com intenção de constituir família.

Não constitui união estável as relações previstas no art. 1.521 do Código Civil.

As provas de união estável e de dependência econômica dos demais dependentes exigem início de prova material contemporânea dos fatos.

Tais provas devem ser produzidas em período não superior aos 24 meses anteriores à data do óbito ou do recolhimento à prisão do segurado, não admitida a prova exclusivamente testemunhal, exceto na ocorrência de motivo de força maior ou caso fortuito (art. 16, § 6º-A do Decreto n. 3.048/1999).

[Obs.: O art. 16, § 6º-A do Decreto n. 3.048/1999 se refere apenas à prova de união estável e não à prova da dependência econômica do (a) companheiro (a). A dependência econômica do (a) companheiro (a) é absoluta, assim como a do cônjuge, conforme tese fixada pela TNU no julgamento do Tema n. 226.]

Já o art. 16§ 2º da Lei n. 8.213/1991 estabelece que o enteado e o menor tutelado equiparam-se ao filho mediante declaração do segurado e desde que comprovada a dependência econômica na forma estabelecida no Regulamento da Previdência (podendo até mesmo ser vitalícia, em certos casos).

A única diferença é que, conforme a redação atual da lei, a dependência dos filhos é presumida, enquanto que a dos equiparados a filhos exige prévia declaração do segurado e comprovação da dependência econômica pelo equiparado.

Recentemente, publiquei um artigo tratando especificamente sobre esse assunto e também sobre a possibilidade do menor sob guarda ser equiparado a filho: Filho que não é filho: pensão por morte para neto, enteado, menor tutelado e menor sob guarda.

Em se tratando de pensão por morte, o art. 76§ 2º, da Lei n. 8.213/1991 e o art. 111, caput, do Decreto n. 3.048/1999 prevêem que divorciado ou separado judicialmente ou de fato que recebia pensão alimentícia do falecido concorrerá em igualdade de condições com os dependentes de 1ª classe.

Caso tenha interesse no assunto, vale a pena a leitura do artigo: Ex-cônjuge que não recebia alimentos tem direito à pensão por morte?.

Também vale lembrar que, além da hipótese prevista no art. 16§ 7º, Lei n. 8.213/1991, o cônjuge, o companheiro ou a companheira podem perder o direito à pensão por morte se configurar a situação descrita no art. 74§ 1º, Decreto n. 3.048/1999.

Ou seja, se for comprovada, a qualquer tempo, simulação ou fraude no casamento ou na união estável, ou a formalização desses com o fim exclusivo de constituir benefício previdenciário, apuradas em processo judicial no qual será assegurado o direito ao contraditório e à ampla defesa.

2.2.2) Dependentes da classe 2

Apenas os pais do falecido são dependentes da classe 2, não havendo grandes discussões quanto a isso.

2.2.3) Dependentes da classe 3

É dependente da classe 3 o irmão não emancipado, de qualquer condição, menor de 21 anos de idade ou inválido ou que tenha deficiência intelectual, mental ou grave.

3) Quais prestações previdenciárias os dependentes têm direito?

Os dependentes têm direito aos seguintes benefícios e serviços previdenciários:

  • Pensão por morte;
  • Auxílio-reclusão;
  • Serviço social; e
  • Reabilitação profissional.

pensão por morte é um benefício previdenciário devido aos dependentes do segurado que vier a falecer, ou, em caso de desaparecimento, tiver sua morte declarada judicialmente, estando este aposentado ou não.

auxílio-reclusão será devido, nas condições da pensão por morte, aos dependentes do segurado de baixa renda recolhido à prisão em regime fechado que não receber remuneração da empresa nem estiver em gozo de auxílio-doença, de pensão por morte, de salário-maternidade, de aposentadoria ou de abono de permanência em serviço.

Para que os dependentes tenham direito, é necessário que a média dos salários de contribuição apurados no período de 12 meses anteriores ao mês do recolhimento à prisão esteja dentro do limite previsto pela legislação.

Além disso, agora também é preciso que o segurado tenha contribuído por pelo menos 24 meses, antes de ser preso.

Já a reabilitação profissional é um serviço prestado pelo INSS para proporcionar ao beneficiário incapacitado parcial ou totalmente para o trabalho, e às pessoas portadoras de deficiência, os meios para a reeducação e de readaptação profissional e social indicados para participar do mercado de trabalho e do contexto em que vivem.

Desse modo, o INSS presta serviços de orientação, a fim de proporcionar a reinserção do segurado ao mercado de trabalho. Além disso, a autarquia também fornece:

  • aparelho de prótese, órtese e instrumentos de auxílio para locomoção quando a perda ou redução da capacidade funcional puder ser atenuada por seu uso e dos equipamentos necessários à habilitação e reabilitação social e profissional;
  • a reparação ou a substituição dos aparelhos mencionados no tópico anterior, desgastados pelo uso normal ou por ocorrência estranha à vontade do beneficiário;
  • o transporte do acidentado do trabalho, quando necessário.

4) Transferência de pensão por morte a outro dependente

“Alê, é possível haver transferência de pensão por morte de um dependente a outro?”.

Não. Após um dependente não ter mais direito a receber o benefício (seja porque faleceu ou atingiu a maioridade), outro dependente que antes tinha ficado excluído não pode passar a receber.

Isso ocorre porque a análise dos dependentes é feita no momento do pedido de pensão por morte, ocasião em que aplica-se a determinação contida no art. 16§ 1º da Lei n. 8.213/1991, ou seja, identifica o (s) dependente (s) que tem direito a receber e exclui os demais.

Já nos casos em que é possível a habilitação tardia, um dependente que não havia pedido a pensão por morte a princípio, pode passar a receber. Mas tenha muito cuidado com a DIP!

Se você estiver diante de um caso de habilitação tardia, recomendo fortemente a leitura do artigo: Prazo para pedir pensão por morte: ela é retroativa à data do óbito?

5) Declaração de dependentes do INSS: como solicitar

Para obter a declaração de dependentes do INSS, o beneficiário ou advogado deve solicitar um documento chamado Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à Pensão por Morte.

São necessários os seguintes documentos para realizar o pedido:

  • Documento de identificação do requerente;
  • Certidão de óbito do segurado falecido;
  • Procuração ou termo de representação, documento de identificação e CPF do procurador ou representante (caso o pedido seja feito por advogado ou outro representante legal).

Se efetuar o pedido em uma agência do INSS, deverá apresentar a documentação em suas vias originais.

Mas saiba que não é necessário comparecer a uma agência para ter acesso ao serviço, sendo possível fazer o pedido de forma online, pelo site ou aplicativo Meu INSS:

1º) Acesse o site ou aplicativo do Meu INSS;

2º) Faça login no sistema;

3º) Clique em “Agendamentos/Requerimentos”;

4º) Clique em “Novo Requerimento”;

5º) Digite no campo “Pesquisar” a palavra “pensão” e selecione o serviço desejado.

O segurado será previamente comunicado nos casos em que for indispensável o atendimento presencial para comprovar alguma informação.

Ademais, é possível acompanhar o andamento do pedido pelo Meu INSS, na opção “Agendamentos/Requerimentos”.

6) Inscrição e Filiação de dependentes

inscrição é um ato meramente administrativo e formal pelo qual a pessoa solicita e tem homologado seu cadastro no RGPS.

É um ato necessário para quem deseja começar a contribuir com o INSS (e precisa ter um NIT), ou é apenas um procurador ou representante legal de outra pessoa ou até mesmo pretende somente solicitar algum serviço (como o pedido de Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à Pensão por Morte, que citei anteriormente).

Ou seja, o ato de se inscrever no INSS pode ser feito tanto por filiados do RGPS, quanto por pessoas que não são filiadas ao RGPS.

Para o dependente se cadastrar, ele deve comprovar seus dados pessoais e outros elementos necessários à sua caracterização (art. 18 do Decreto n. 3.048/1999).

A inscrição pode ser feita presencialmente nas agências do INSS, ou pelo telefone 135 ou de forma online, pelo site ou aplicativo Meu INSS.

Para isso, geralmente são exigidos os seguintes documentos, a depender do parentesco com o segurado:

  • Cônjuge: Certidão de Casamento;
  • Companheiro (a): Documento de Identidade, Certidão de União Estável, Certidão de Casamento com averbação de separação ou divórcio (quando um dos companheiros ou ambos já tiverem sido casados) ou óbito (se viúvo);
  • Filhos: Certidão de Nascimento;
  • Equiparados a Filhos: Certidão Judicial de Tutela e, em se tratando de enteado, Certidão de Casamento do segurado e Certidão de Nascimento do Dependente.
  • Pais: Documento de Identidade destes e Certidão de Nascimento do Segurado.
  • Irmãos: Certidão de Nascimento.

Já a filiação é uma condição do trabalhador oriunda do exercício de certas atividades e disposições legais.

Desse modo, o dependente não precisa estar filiado ao RGPS para fazer jus ao benefício previdenciário, bastando apenas que tenha realizado a inscrição.

7) Conclusão

No artigo de hoje, espero ter desmistificado a temática dos dependentes do INSS, trazendo os principais tópicos que você precisa saber sobre o assunto.

Sei que a questão não é uma matéria considerada complicada no direito previdenciário.

Porém, sempre recomendo que o advogado previdenciarista acompanhe as discussões jurisprudenciais relacionadas aos equiparados à dependentes, pois frequentemente temos decisões importantes e com grande aplicabilidade prática em nossa rotina profissional!

Este artigo foi útil para você? Espero que sim! Também estou disponibilizando essa Ficha de Atendimento a Cliente Para Causas Previdenciárias, para facilitar o seu trabalho com os seus clientes. Para recebê-la gratuitamente basta preencher o formulário abaixo com o seu melhor e-mail.

8) Fontes

Lei n. 8.213/1991 (Lei de Benefícios)

Decreto n. 3.048/1999 (Regulamento da Previdência)

AGOSTINHO, Theodoro. Manual de Direito Previdenciário. São Paulo: Saraiva Educação, 2020.

Lei n. 10.406/2002 (Código Civil)

Prazo para pedir pensão por morte: ela é retroativa à data do óbito?

Reabilitação Profissional do INSS: O que é, Regras e Objetivo

Requisito de baixa renda para o auxílio-reclusão: como definir?

Auxílio-Reclusão: O que é, como funciona, valor e quem tem direito

Pensão Por Morte: O que é, quem tem direito, valor e prazo [INSS]

Ex-cônjuge que não recebia alimentos tem direito à pensão por morte?

Filho que não é filho: pensão por morte para neto, enteado, menor tutelado e menor sob guarda

Como saber se a pensão por morte é vitalícia: a duração da pensão por morte do INSS

Quais os tipos de segurado do INSS?

TNU firma tese sobre dependência absoluta de cônjuge ou companheiro

AUTORA:


Alessandra Strazzi
– Especialista em Direito Previdenciário

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Internacional9 horas ago

Descubra o único país com a Bíblia em sua bandeira

Politíca9 horas ago

Federação Republicanos, União Brasil e PP: os bastidores polêmicos do poder no Brasil

Segurança Pública10 horas ago

Detento “vomita” celulares e cabo USB em presídio; VEJA

CIDADE10 horas ago

Em pleno momento de emergência, Câmara de Curral de Cima acaba de aprovar projeto que cria coordenadoria

Nacional11 horas ago

Lula revolta famílias ao vetar pensão para microencefálicos

Nacional11 horas ago

Nikolas sobre Lula: “Pedido de impeachment tá na gaveta”

Nacional11 horas ago

Brasil exporta 20 mil frascos de spray de pimenta para a Venezuela antes das eleições contestadas de Maduro

Judiciário11 horas ago

STF rejeita ação do PDT contra aumento da taxa básica de juros pelo Banco Central

ENTRETENIMENTO12 horas ago

Sobremesa gelada de leite Ninho

ECONOMIA12 horas ago

As principais mudanças da Receita Federal em 2025: o que você precisa saber e como se preparar

Judiciário12 horas ago

Decisões de Dino sobre emendas parlamentares fortalecem presidencialismo

CIDADE12 horas ago

Saneamento em 2024 e 2025: muitos avanços, desafios mais ainda

Judiciário12 horas ago

MPTCU pede investigação sobre supersalários de magistrados

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 horas ago

Lei institui política de valorização do pequi e outros frutos do Cerrado

Internacional12 horas ago

“Há uma ditadura na Venezuela”, diz Human Rights Watch

Internacional12 horas ago

Incêndios na Califórnia chegam a 3° dia ampliando destruição

Internacional12 horas ago

Deputados nos EUA querem sancionar TPI por causa de Israel

Nacional13 horas ago

Trump: Bolsonaro envia documentos ao STF e pede passaporte para posse

ECONOMIA13 horas ago

Carta de Galípolo a Haddad: O que há por trás do não cumprimento da meta de inflação em 2024?

Politíca13 horas ago

Cícero Lucena destaca aperfeiçoamento do TCE-PB durante posse do novo presidente da Corte

Saúde13 horas ago

Ministério da Saúde vai enviar mais 26 mil frascos de insulina humana para apoiar estados

ECONOMIA13 horas ago

Confira os valores da tabela do imposto de renda atualizada de 2025

Judiciário13 horas ago

AGU diz que vai notificar a Meta sobre política de checagem a ser adotada no Brasil

ESTADO14 horas ago

João Azevêdo prestigia posse de nova Mesa Diretora do TCE e ressalta harmonia entre os Poderes e órgãos de controle 

Saúde14 horas ago

Novas instalações do Cedmex Campina Grande conquistam satisfação dos usuários

CONCURSO E EMPREGO14 horas ago

Sine-PB oferta mais de 880 vagas de emprego em nove municípios paraibanos

CIÊNCIA & TECNOLOGIA14 horas ago

Óculos falante e bebê robô? Veja as novidades e curiosidades da CES 2025

Nacional15 horas ago

Governo Federal autoriza primeiro pagamento de aditivo da Transnordestina

AGRICULTURA & PECUÁRIA15 horas ago

Sudene impulsiona bovinocultura de leite na Paraíba e no Rio Grande do Norte

ESTADO15 horas ago

Vice-governador entrega Prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor e destaca compromisso do Governo com a Educação 

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

ENTRETENIMENTO9 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

Judiciário1 mês ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO10 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA6 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública2 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO4 dias ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde4 dias ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA4 dias ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO4 dias ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 dias ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde5 dias ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA5 dias ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO5 dias ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional2 semanas ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde2 semanas ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional2 semanas ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

15 PLANTAS PEQUENAS QUE FAZEM UMA GRANDE DIFERENÇA EM CASA

Educação & Cultura2 semanas ago

37,5% DAS ESCOLAS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS NÃO TÊM ÁREAS VERDES

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CUIDADO COM ANIMAIS NA ALTA FLORESTA

Educação & Cultura3 semanas ago

DE ESTUDANTE DE PAÍS POBRE A BILIONÁRIO DO DUOLING

Saúde3 semanas ago

EXPECTATIVA É ENTREGAR 100 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA DENGUE EM TRÊS ANOS

Internacional3 semanas ago

A ISLÂNDIA É O MELHOR PAÍS PARA MULHERES?

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

MELHORA NOS ÍNDICES DE EMPREGO BENEFICIAM PESSOAS ENTRE 50 E 59 ANOS

Internacional3 semanas ago

COMO A CHINA RESPONDERÁ À POLÍTICA DE TARIFAS DE TRUMP?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS PODEM SER REAPROVEITADAS

Internacional3 semanas ago

ISRAEL, RÚSSIA, EUA: QUEM GANHA COM A QUEDA DE ASSAD?

ECONOMIA3 semanas ago

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DE PRODUTO E SERVIÇO CORRETAMENTE?

Segurança Pública3 semanas ago

DRONES COM SENSORES DE CALOR VIRAM ALIADOS DO CORPO DE BOMBEIROS

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

CAVERNA DO DRAGÃO: O EPISÓDIO PERDIDO

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

PROJETO INSTALA COLMEIAS EM ALDEIAS INDÍGENAS

Internacional1 mês ago

GELO DO ÁRTICO PODE DERRETER BEM ANTES DO QUE IMAGINÁVAMOS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br