Connect with us

Internacional

Síria: uma eleição de fachada e uma guerra quase esquecida

Votação de cartas marcadas vai manter Assad no poder. Ela serve como lembrete de um conflito que envolve vários atores externos e já foi decidido militarmente, mas para o qual não há solução política à vista

Com bonés de beisebol com a imagem do presidente da Síria, Bashar al-Assad, eleitores erguem pôsteres mostrando o rosto de seu candidato e gritam slogans como “Deus, Síria, Assad – nós daríamos qualquer coisa por você”. A maioria veio votar na embaixada síria em Beirute num ônibus da Associação de Trabalhadores da Síria, que é leal a Assad. Os vídeos, que podem ser vistos na internet, mostram cenas impressionantes.

Também no Egito e nos Emirados Árabes Unidos, entre outros países, os sírios foram chamados a votar para as eleições presidenciais na Síria nesta quarta-feira (26/05). É a segunda eleição presidencial desde o início da guerra, na qual centenas de milhares de pessoas foram mortas e milhões foram forçadas a deixar o país.

Eventuais oponentes sem chance

Assad, que na eleição presidencial de 2014 recebeu 88,7% dos votos, vai continuar no cargo, para um quarto mandato de sete anos, mesmo que, como na última eleição, ele tenha admitido formalmente outros candidatos: o ex-ministro de Estado para Assuntos Parlamentares, Abdullah Salloum Abdullah, e Mahmoud Ahmad Marei, chefe da Frente Nacional Democrática, um pequeno partido de oposição apoiado pelo Estado.

“Assad zomba das estruturas democráticas ao fingir que dois candidatos aprovados pelos serviços secretos são concorrentes reais. Eles não têm chance de vencer”, diz Mouna Ghanem, diretora do Fórum das Mulheres Sírias pela Paz.

Cédula eleitoral síria com três fotografias dos candidatos
A cédula eleitoral síria

Todo o processo eleitoral – da seleção dos candidatos à contagem dos votos – é controlado pelo regime. Com a votação, o regime tenta criar a imagem de de que tem legitimidade entre a população.

“Acima de tudo, no entanto, as eleições mostram que Assad continuará no cargo, apesar de toda a resistência contra ele nos últimos dez anos”, diz Guido Steinberg, especialista em Oriente Médio da fundação SWP, baseada em Berlim. Assad controla atualmente cerca de dois terços do território sírio – apenas a região de Idlib, o nordeste dominado pelos curdos e os protetorados turcos não estão sob seu regime.

Dependência da Rússia e do Irã

Ele conseguiu isso com a ajuda da Rússia e do Irã. Quando, em 2015, a derrota de Assad parecia iminente, o Irã enviou brigadas e milícias xiitas, e o governo de Moscou interveio com a Força Aérea, forças especiais e a polícia militar. Este apoio garantiu a vitória a Assad, ainda que a guerra não tivesse acabado. 

“Como o conflito já foi decidido de forma militar, simplesmente não haverá solução política. Não há incentivo para negociar politicamente sobre algo”, explicou a especialista em Síria Kristin Helberg em um evento organizado pela associação alemã Querkultur.

E agora Assad precisa recompensar “quem o mantém no poder”, afirma Helberg. “Eles veem a Síria como uma espécie de butim que agora deve ser dividido”, complementa. A Rússia já garantiu contratos de recursos naturais como petróleo e gás, e acima de tudo fósforo.

Além disso, de acordo com Guido Steinberg, já se pode ver claramente um conflito entre o Irã e a Rússia sobre a influência no exército sírio, serviços secretos e milícias sírias. “Ou seja, a Síria já não é mais tão soberana.” Além do Irã e da Rússia, segundo ela, Assad também tem o apoio de empresários ricos, que se beneficiam de investimentos ou negócios no mercado ilegal.

“Hipoteca” pesada para Moscou

A Rússia investiu pesadamente na Síria, tanto política quanto militarmente. “O país é uma grande hipoteca para o presidente russo, Vladimir Putin”, comenta Helberg, que prossegue: uma coisa é certa – a Rússia não pode estabilizar o país sozinha.

Muitos consideram a situação de segurança volátil. O chamado “Estado Islâmico” nunca deixou o país – milhares de terroristas ainda estariam na clandestinidade na área da fronteira entre a Síria e o Iraque. A presença militar do Irã também é vista como uma grande ameaça – particularmente por parte de Israel.

Grande parte da infraestrutura do país está destruída. Nas áreas controladas pelo regime, cresce a miséria. As pessoas ficam horas na fila por pão. Longas filas se formam junto aos postos de gasolina porque o combustível se tornou um produto escasso. “A Rússia quer que o Ocidente chegue a um acordo com Assad – também para financiar a reconstrução, porque a Rússia não tem dinheiro para isso”, explica Helberg.

Aproximação de Estados árabes

A terrível situação humanitária dá força ao objetivo da Rússia. O Comitê Constitucional de Genebra, que foi criado em 2019, também tem como objetivo encorajar o Ocidente a “se unir para manter as aparências”, diz Helberg. Putin também oferece à Europa o envio de refugiados sírios de volta à Síria. Mas Assad não quer isso.

Não foi sem razão que Assad expropriou por decreto muitos deslocados internos e sírios que fugiram para o exterior. Cidadãos e combatentes leais ao regime ganharam suas propriedades. E também não é sem razão que os críticos do regime continuam desaparecendo.

Putin precisa de aliados para a Síria. E há indícios de que alguns países, principalmente da região, já têm interesse em normalizar a diplomacia com a Síria. O Egito está se esforçando para a Síria entrar para a Liga Árabe e, em 2018, os Emirados Árabes Unidos reabriram sua embaixada, mesmo que em um nível diplomático inferior.

É questionável se e quando a Arábia Saudita fará o mesmo. Esses Estados estão preocupados principalmente em aproximar a Síria do mundo árabe – longe da influência iraniana e turca, diz Julien Barnes-Dacey, diretor de programas para Oriente Médio e Norte da África no Centro Europeu de Relações Exteriores. No entanto, isso não significa que as realidades do país necessariamente mudarão. O retorno de Assad ao grande palco político – em Washington ou Paris, por exemplo – atualmente parece estar descartado.

Reconstrução incerta

A economia da Síria está arrasada, e a isso se somam as sanções dos Estados Unidos e da União Europeia. Por outro lado, tanto a Europa quanto os EUA financiam grande parte da ajuda humanitária à Síria.

“Suborganizações da ONU trabalham na Síria com organizações e pessoas que estão nas listas de sanções da Europa e dos EUA”, diz Helberg. Criou-se uma dependência, e Assad nem foi necessário para isso, acrescenta.

Muitas organizações de ajuda na Europa gostariam de apoiar o povo da Síria. A especialista alerta, porém, contra o manejo dessa ajuda por meio de organizações e pessoas próximas ao regime, pois isso significaria cooperação com o governo sírio.

“Isso consolida as estruturas que levaram a esse levante. Se a Europa quiser que mais sírios retornem, isso não acontecerá enquanto Assad governar dessa maneira. Simplesmente não é seguro para eles”, complementa.

Em vez disso, opina, sanções específicas devem ser mantidas e discutidas com a sociedade civil. “E a reconstrução não deve ser simplesmente apoiada incondicionalmente”, acredita Helberg.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CONCURSO E EMPREGO10 horas ago

Saldo de empregos formais da Paraíba dos últimos seis anos é 17 vezes maior que no período anterior, revela Caged

ESTADO10 horas ago

Campanha Fique em Dia com a Cagepa entra na última semana

ESTADO10 horas ago

Projeto sobre estruturas marinhas da Paraíba vence Prêmio República 2024

Nacional10 horas ago

“Sem anistia!” – A frase é universal ou seletiva?

ESTADO10 horas ago

MIDR reconhece a situação de emergência em quatro cidades paraibanas

ENTRETENIMENTO11 horas ago

Batata ao Murro na Frigideira

Educação & Cultura11 horas ago

Prefeitura de Cabedelo está com inscrições abertas para profissionais de Educação Física participarem de projetos esportivos no município

Internacional11 horas ago

Em um ano, Haiti aumentou em 70% número de crianças em grupos armados

Internacional11 horas ago

Catedral católica de Berlim reabre após polêmica reforma

Internacional11 horas ago

O quão perigoso é o Oreschnik, míssil disparado pela Rússia?

Internacional11 horas ago

Por que o Sudeste Asiático é dominado por líderes militares?

Internacional11 horas ago

Países nórdicos aumentam defesas civis frente à guerra

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 horas ago

O STF e as isenções tributárias agrícolas

Politíca11 horas ago

ALPB debate regulamentação do uso de celulares em salas de aula

Politíca15 horas ago

Adriano Galdino garante permanência na presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba

Politíca16 horas ago

Dinho se consolida como favorito à presidência da Câmara de João Pessoa com apoio estratégico

Esporte17 horas ago

Verão chegando: 5 benefícios da corrida de rua

CIDADE17 horas ago

Cícero Lucena participa da assinatura de contrato pelo Governo da Paraíba com agência francesa para implantar projeto do BRS em João Pessoa

Educação & Cultura17 horas ago

Secretaria de Educação de João Pessoa abre período de renovação de matrículas para alunos veteranos

Segurança Pública17 horas ago

SEPPM realiza feira de serviços alusiva à campanha ‘21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres’

Politíca17 horas ago

Murilo Galdino cobrará rapidez na retomada do funcionamento da Operação Carro-Pipa

Politíca17 horas ago

17 milhões de brasileiras viveram risco de feminicídio; leis de Camila garantem proteção à mulher

ESTADO17 horas ago

PROGRAMA CONVERSA COM O GOVERNADOR

Esporte17 horas ago

Delegação da Paraíba embarca para disputar as Paralimpíadas Escolares em São Paulo

ESTADO17 horas ago

Primeira-dama do Estado visita Apae de João Pessoa e discute parcerias para ampliação de atendimento na unidade 

ESTADO17 horas ago

João Azevêdo pleiteia continuidade de operação carro-pipa em audiência no Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional

ESTADO17 horas ago

João Azevêdo anuncia R$ 2,4 bilhões em pagamento das folhas de novembro e dezembro, 2ª parcela do 13º e abono natalino

ESTADO17 horas ago

João Azevêdo assina operação de crédito, com a PMJP, destinada à implantação de projeto de mobilidade urbana em João Pessoa

Segurança Pública17 horas ago

Diretor financeiro do SINTEP tem no currículo uma acusação de estupro; Marcha das Mulheres cobra afastamento

CIDADE17 horas ago

Cabedelo abre edital de chamamento público para credenciamento de quiosques nas Praias de Camboinha, Areia Dourada e Formosa

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Segurança Pública4 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde7 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde7 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura7 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO7 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO7 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional3 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca3 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional3 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br