Judiciário
Em Solânea, juiz e equipe reduzem taxa de congestionamento e aumenta o número de feitos sentenciados e arquivados
Com trabalho em equipe, o juiz Osenival dos Santos Costa, titular da Vara Única da Comarca de Solânea, conseguiu registrar uma redução na taxa de congestionamento da unidade no patamar de 17,31%, de janeiro a junho deste ano. Foram 1.000 processos arquivados no período, além de 742 sentenciados. Foram recebidos na unidade judiciária um total de 363 casos novos, o que representa uma redução de 7,87%. E esse resultado foi conquistado apesar das dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19, que alterou a rotina de trabalho na Comarca.
Segundo o magistrado, foi aplicada uma metodologia de trabalho simples, consistente em distribuição de processos aos servidores de cartório por dígitos. “Com isso e o acompanhamento e tratamento respeitoso, orientando em eventuais falhas e atrasos, pedindo o cumprimento das tarefas aos respectivos servidores, conseguimos obter bons resultados”, explicou.
Osenival dos Santos informou como conseguiu proferir tantas sentenças só neste ano. “Prolatamos essa quantidade de sentenças com a colaboração indispensável dos nossos assessores que minutam as decisões. Acrescento, ainda, que proferimos, neste mesmo período, 950 decisões interlocutórias e realizamos 445 audiências, todas pelo sistema de videoconferência, tanto cíveis como criminais”, afirmou.
Para o juiz, a participação dos servidores, que trabalham de forma intercalada pelo sistema de rodízio em trabalho presencial e home office, na sistemática é fundamental. “Cumprindo as tarefas e sempre motivados com diálogo respeitoso e responsável”, arrematou.