CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Para rivalizar com TikTok e Kwai, YouTube lança Shorts no Brasil
Nova ferramenta de vídeos curtos aposta no uso de áudios já disponíveis na plataforma para que usuários criem conteúdos originais
Após Índia e Estados Unidos, o YouTube anunciou na última segunda (7) a chegada ao Brasil do Shorts. Trata-se de um recurso de edição e postagem de vídeos curtos associado ao aplicativo de vídeos em dispositivos móveis. O intuito é rivalizar com os chineses TikTok e Kwai, além do próprio Instagram, que lançou função semelhante em junho de 2020 chamada Reels.
O recurso foi sendo liberado ao longo das últimas semanas para alguns espectadores brasileiros, que podiam assistir vídeos produzidos pela comunidade global. Agora qualquer usuário poderá produzir e compartilhar vídeos curtos diretamente no aplicativo do YouTube.
Para atrair os usuários, o YouTube aposta em novidades para o formato, como a capacidade de usar áudios de vídeos disponíveis na plataforma. Segundo a empresa, o site tem 105 milhões de usuários mensais no Brasil, o que de partida aumenta substancialmente o número de opções de áudios para produção de conteúdo disponíveis.
O YouTube também fez acordos com gravadoras e produtoras musicais para que artistas e criadores possam acessar uma biblioteca vasta de sons e faixas musicais.
Histórico
O Shorts foi anunciado em setembro de 2020 com o lançamento de uma versão beta na Índia. O YouTube diz que os canais que utilizam a ferramenta mais do que triplicaram desde o início de dezembro. A funcionalidade chegou aos Estados Unidos em março de 2021. O player do YouTube Shorts ultrapassou 6,5 bilhões de visualizações diárias globalmente.
“O lançamento do Shorts é uma evolução fundamental para o YouTube, seguindo um movimento cultural em direção à criação e consumo de vídeos curtos, e uma forma chave para capacitar qualquer pessoa a se tornar um criador diretamente de seu celular”, diz em comunicado Patrícia Muratori, diretora do YouTube Brasil.