Esporte
Fred exalta solidez defensiva do Botafogo-PB na Série C
Capitão do Botafogo-PB após lesão de Felipe, o zagueiro Fred revelou, em entrevista coletiva realizada nessa terça-feira (29), que o Belo treinou pouco o esquema com três zagueiros, utilizado na vitória contra Altos-PI, por 2 a 0. Entretanto, o defensor fez questão de exaltar a solidez defensiva da equipe.
Para enfrentar o time piauiense, o técnico botafoguense, Gerson Gusmão, utilizou um esquema com três zagueiros, além do zagueiro Gabriel Yanno sendo utilizado como volante. Dentro de campo, a escolha do treinador surtiu efeito e os donos da casa dominaram a partida sem sofrer perigo lá atrás.
Segundo Fred, essa tática precisa ser treinada, já que muda bastante as funções e os movimentos dos defensores em relação ao esquema antigo, com dois laterais e dois zagueiros. O capitão do Belo ainda fez questão de lembrar o jogo contra o Treze, na semifinal do Campeonato Paraibano de 2020, quando o treinador da época, Mauro Fernandes, escalou a equipe com três zagueiros tendo realizado apenas um treino na véspera da partida com a tática.
— Tivemos poucos treinamentos nessa situação de três zagueiros. Eu já tinha jogado, mas joguei mais na função de líbero, na sobra. Ano passado, com Mauro Fernandes, na semifinal contra o Treze, a gente fez essa situação, não fomos felizes, até porque a gente não treinava. Nós fizemos um treinamento na véspera do jogo. Não é colocando culpa em ninguém, mas é uma situação nova, você precisa trabalhar. A gente estava acostumado com uma situação, tínhamos feito um jogo seguro aqui, vencendo a equipe do Treze por 2 a 0 e chegou na véspera do jogo e foi mudado todo o esquema. Então é uma situação que, se você não tem repetição, se você não pratica, complica, muda tudo dentro do campo — disse.
Famoso por ser um bom batedor de falta, Fred foi questionado sobre a cobrança de pênalti desperdiçada por Welton Felipe contra o Altos. O jogador gaúcho explicou que treina pênaltis, mas que o clube segue uma hierarquia de batedores, na qual estava combinado que Welton seria o primeiro para esta partida.
— Para este jogo o professor determinou o Welton e o Luã como as opções, então a gente respeita, tem uma hierarquia dentro (do clube). O pessoal treina bem também, acontece de errar, poderia ter acontecido comigo ou com algum outro atleta, faz parte. Só que eu treino, a gente trabalha isso. Não são só dois, três ou quatro atletas, é quase todo mundo que treina sempre as cobranças de pênaltis e eu estou à disposição — afirmou.
Desde que Fred voltou ao time titular do Botafogo-PB, o Belo não tem sofrido gols. O defensor fez três partidas na Série C e não foi vazado até agora. Para ele, é mérito da solidez defensiva do time e do comprometimento sem a bola.
— Essa solidez defensiva, que fique bem claro, não é só o pessoal que atua na primeira linha, os zagueiros e laterais. A gente tem uma característica muito forte de jogar que a gente achou do jogo contra o Paysandu pra cá, que a gente conseguiu ter sequência. Perdemos alguns atletas por lesão, Pablo por Covid-19, só que o Gerson e a comissão conseguiram entender e achar uma maneira da gente dar continuidade nas partidas. […] É uma solidez da equipe toda. Todo mundo se compromete na marcação, como a gente se compromete também na hora de atacar. Acho que isso mostra a força do grupo e o comprometimento sem a bola — explicou.
O Botafogo-PB volta a campo neste sábado (03), contra o Tombense, fora de casa, às 17h. Curiosamente, o local da partida também é apelidado de “Estádio Almeidão”, assim como o estádio que recebe os jogos do Botafogo-PB. Porém, o nome completo é Estádio Antônio Guimarães de Almeida e o campo fica localizado em Tombos, Minas Gerais.
Vozdatorcida