CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Windows 7 terá atualização gratuita para o Windows 11, mas há um porém
A Microsoft repetirá a estratégia de distribuição do Windows 10 em seu sucessor, o Windows 11, permitindo que qualquer computador que possua as especificações técnicas necessárias faça o upgrade para a nova geração sem custo adicional. Quem ainda usa os Windos 7, 8 ou 8.1 também poderá migrar, desde que atenda os requisitos mínimos, mas o processo exigirá uma instalação limpa (com formatação completa da partição que contém os arquivos do sistema).
As informações a respeito disso foram publicadas pela Microsoft, em uma seção tira-dúvidas a respeito da atualização. Se o seu dispositivo estiver com armazenamento devidamente particionado, a instalação não deve afetar as pastas pessoais. Caso contrário, será necessário fazer backup dos dados salvos para preservá-los.
Naturalmente, os aplicativos podem ser deixados para trás no processo. Entretanto, a Microsoft promete que você ainda poderá utilizá-los no novo sistema por meio de mecanismos de retrocompatibilidade, como o sistema AppAssure (usuários dessa ferramenta terão a compatibilidade garantida sem custos, revela a MS).
Isso acontece porque o Windows 7 não tem uma rota direta para receber os pacotes do Windows 11. Diferente do Windows 10, que conta com Windows Update, Windows Server Update Services (WSUS), Media Creation Tool e Assistente de Atualização, o SO antigo recorre ao processo mais tradicional, sem as vantagens implementadas posteriormente.
É pouco provável que esse seja seu caso
A não ser que você seja um usuário resistente ao Windows 10 e tenha escolhido ficar com alguma edição anterior, é difícil que você consiga atualizar para o W11 por outra razão: os requisitos mínimos. A MS foi consideravelmente mais exigente dessa vez e até processadores poderosos lançados antes de 2017 foram deixados de fora da lista de compatibilidade.
Garantir a atualização gratuita é mais um alívio para coordenadores de equipes de TI e especialistas em manutenção de computadores para empresas, dado que a corporação pode ter continuado com o Windows 7 (mesmo que isso não seja recomendado) ou Windows 8/8.1 e finalmente decida atualizar para uma edição mais recente. No processo, a chave de autenticação das máquinas deve ser preservada, ou seja, não será necessário adquirir uma nova cópia do SO.
Para ser elegível para a atualização, seu computador também precisa estar equipado com o chip TPM, módulo de segurança contido em máquinas mais modernas, mas por vezes desabilitado por padrão nas configurações de BIOS.
Atualização para o Windows 11 será gratuita por mais de um ano
A migração para o Windows 11 independente do seu sistema de origem e será gratuita por, pelo menos, um ano. A Microsoft não especifica a data da suspensão do programa de atualização para os sistemas elegíveis.
O novo sistema operacional da Microsoft abriga um novo menu Iniciar, visual totalmente retrabalhado, janelas com cantos arredondados, melhorias em aplicativos nativos e uma loja de aplicativos refeita do zero (do design à estratégia de negócios). Atualmente, o SO está em testes em canais específicos do programa Windows Insider.
Por enquanto, ainda não há data para o lançamento do Windows 11. A Microsoft espera liberá-lo no início de 2022, mas pistas sugerem que as primeiras aparições da versão final acontecerão em outubro deste ano.
Esta matéria foi atualizada com detalhes sobre a preservação da chave de ativação do Windows 7 no Windows 11.
Fonte: Microsoft