Nacional
Campanha ABC prioriza cuidados na primeira infância
Iniciativa foi lançada pelo Ministério da Cidadania em parceria com Fundo das Nações Unidas
Priorizar a proteção e os cuidados à primeira infância para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030. Esse é o objetivo da campanha ABC para a Primeira Infância: Amar, Brincar e Cuidar, lançada este mês, pelo Ministério da Cidadania, em parceria com o Fundo Conjunto para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
A iniciativa vai fortalecer o Programa Criança Feliz, também do Governo Federal, que faz o acompanhamento de milhares de gestantes e crianças de até seis anos em quase 3 mil municípios brasileiros.
A Campanha ABC para a Primeira Infância conta, de forma lúdica por meio de um e-book, a história de um casal de cientistas que está esperando um bebê, e, pela primeira vez, eles não sabem o que fazer. Achando que cuidar da infância é “uma coisa de outro planeta”, o casal de cientistas resolve entrar em um portal e viajar por vários planetas descobrindo dicas sobre como cuidar do seu filho durante um período fundamental na vida da criança, a primeira infância.
A mensagem do livro mostra os cuidados que os pais têm ao amar, brincar e cuidar em relação aos filhos “são importantes e dão certo”.
Criança Feliz
O Criança Feliz é um programa de visitação domiciliar para a primeira infância que atua em quatro eixos: cognitivo, linguístico, motor e socioemocional. Segundo o Ministério da Cidadania, o programa já fez mais de 23 milhões de visitas em 2.700 cidades. E vem contribuindo para a redução das desigualdades sociais no país. O programa atende crianças de até seis anos de idade.
Por meio de visitas domiciliares às famílias inscritas no Cadastro Único, as equipes do Criança Feliz fazem o acompanhamento e dão orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários e estimular o desenvolvimento infantil.
Por que investir na primeira infância?
Segundo o Ministério da Cidadania, pesquisas comprovam que os primeiros anos de vida são o período com a maior “janela de oportunidades” para o desenvolvimento humano integral. O que a criança aprende na primeira infância serve de base para tudo o que ela aprenderá ao longo da vida. Cada fase depende da anterior para que funções cada vez mais complexas possam ser realizadas, numa sequência de construções e aquisições de novas habilidades, de forma contínua, dinâmica e progressiva.