Connect with us

Internacional

Após inundações históricas, Alemanha discute lições da tragédia

Piores enchentes em décadas deixaram mais de 160 mortos no oeste do país. Em meio a questionamentos quanto à eficácia de sistemas de alerta, autoridades discutem preparação para desastres e proteção climática

Enquanto a situação em áreas devastadas pelas piores inundações em décadas no oeste da Alemanha se acalma, intensifica-se no país o debate político sobre as consequências da catástrofe em termos de proteção contra as mudanças climáticas e desastres do tipo. O número de mortos na tragédia passou de 160 nesta segunda-feira (19/07).

Os esforços para encontrar mais vítimas e limpar o rastro de destruição deixado pelas enchentes – que atingiram não apenas o oeste da Alemanha, mas também o leste da Bélgica e a Holanda – continuam nesta segunda. Na Alemanha, os estados da Renânia-Palatinado e da Renânia do Norte-Vestfália foram os mais atingidos.

Em meio a críticas às medidas para proteger a população, políticos defenderam os preparativos para enchentes, embora muitos tenham reconhecido que precisarão aprender com as lições deixadas pela tragédia.

As chuvas torrenciais que fizeram com que rios transbordassem rapidamente na última quarta-feira haviam sido previstas, mas aparentemente alertas sobre os potenciais danos catastróficos não chegaram a muitas pessoas.

“Assim que fornecermos a ajuda imediata, teremos que analisar: houve coisas que não funcionaram bem? Houve coisas que deram errado? Então, elas precisariam ser corrigidas”, disse o ministro da Economia, Peter Altmaier, ao jornal Bild. “Não se trata de apontar culpados, se trata de melhorias para o futuro.”

Ministro do Interior rebate críticas

O vice-líder da bancada do oposicionista Partido Liberal Democrático (FDP) no Bundestag (Parlamento alemão), Michael Theurer, afirmou em entrevista à agência de notícias DPA que o elevado número de mortos revela uma “falha significativa do sistema”, pela qual o ministro do interior do país, Horst Seehofer, seria responsável. 

A líder do partido A Esquerda, também de oposição, Susanne Hennig-Wellsow, chegou a pedir a renúncia do ministro.

Seehofer rebateu as críticas. “Seria completamente inconcebível que uma catástrofe como essa fosse administrada centralmente. É preciso conhecimento local”, disse o ministro a jornalistas nesta segunda.

Seehofer afirmou que alertas são emitidos aos 16 estados do país, onde distritos e comunidades decidem em nível local como responder. “Não é Berlim que declara estado de emergência, isso é feito localmente”, disse, ressaltando que canais de comunicação pelos quais o governo federal é responsável funcionaram.

O chefe da agência de proteção civil alemã (BBK, na sigla em alemão), Armin Schuster, afirmou que o serviço meteorológico “previu relativamente bem” e que o país estava bem preparado para inundações de seus principais rios. No entanto, Schuster afirmou à emissora ZDF neste domingo que o problema é que “meia hora antes, muitas vezes não se sabe que lugar será atingido por que volume de chuva”.

Ele afirmou que a BBK enviou 150 alertas por meio de aplicativos e da mídia. Ao mesmo tempo, apontou que ainda não é possível dizer em que locais as pessoas foram alertadas por meio de sistemas de sirenes e que isso ainda será apurado. No momento, porém, é hora de se concentrar nos esforços de resgate e ajuda aos atingidos, disse.

Schuster disse ser necessário manter um sistema misto de alerta, com alertas digitais e sirenes. Segundo ele, um programa de 90 milhões de euros deveria permitir que sirenes fossem instaladas “nos locais adequados” pelo país, mas o valor não será suficiente. “É um projeto para vários anos”, afirmou.

Autoridades no estado alemão mais atingido, a Renânia-Palatinado, afirmaram que estavam bem preparadas para enchentes e que municípios haviam sido alertados e agiram. Mas, em visita com a chanceler federal Angela Merkel ao duramente atingido vilarejo de Schuld, o secretário do Interior do estado, Roger Lewentz, afirmou: “Obviamente tivemos o problema de que a infraestrutura técnica, como eletricidade, foi destruída de uma só vez.”

Bad Neuenahr, no distrito de Ahrweiler, após enchentes
Bad Neuenahr, no distrito de Ahrweiler, uma das regiões mais atingidas pela catástrofe

Autoridades locais tentaram reagir rapidamente, disse Lewentz. “Mas foi uma explosão de água em instantes. Você pode ter os melhores preparativos e sistemas de alerta, mas se o equipamento de alerta é destruído e arrastado junto com construções, então a situação é muito difícil.”

“A proteção climática não é uma questão ideológica”

Nesta segunda, a candidata a chanceler federal pelo Partido Verde, Annalena Baerbock, defendeu que o governo federal desempenhe um papel maior de coordenação em catástrofes como inundações e incêndios florestais.

“O segundo ponto é que precisamos de medidas de adaptação ao clima”, disse a candidata no programa televiso Morgenmagazin.

Sobre a proteção da população, Baerbock afirmou à revista Der Spiegel: “Ajuda só funciona quando tudo está interligado. Para isso, é necessária uma instância que congregue todas as forças, que reúna o mais rápido possível helicópteros ou equipamentos especiais de toda a Alemanha ou de países vizinhos da União Europeia.”

A candidata também defendeu que os sistemas de alerta sejam melhorados, que cidades passem por reformas e que rios tenham mais espaço para fluir. “Não se trata de decidir entre precaução climática, adaptação climática e proteção climática, mas de uma tríade, que está prevista em todos os tratados de proteção climática mundo afora.”

Também o governador da Baviera e chefe da União Social Cristã (CSU), Markus Söder, defendeu mais medidas e financiamento contra as mudanças climáticas. Para ele, a proteção climática não é uma questão ideológica, mas uma questão de razão e ética. Trata-se de proteger mais a Alemanha e de pensar em que mundo se quer deixar para filhos e netos, disse.

Angela Merkel em visita a Schuld após enchentes
“A Alemanha é um país forte e vamos enfrentar essa força da natureza no curto prazo – mas também no médio e longo prazo”, disse Merkel na pequena cidade de Schuld

Ao visitar a pequena cidade de Schuld no domingo, Merkel afirmou que as autoridades trabalharão para “consertar” tudo “nesta bela região, passo a passo” e que seu governo vai aprovar um programa de ajuda estatal imediata na próxima semana.

O ministro das Finanças, Olaf Scholz, disse ao jornal Bild am Sonntag que mais de 300 milhões de euros (R$ 1,8 bilhão) serão necessários imediatamente. Segundo Scholz, o custo total de reconstrução, considerando enchentes anteriores, deve ficar na casa dos bilhões de euros.

“Felizmente, a Alemanha é um país que pode administrar isso financeiramente”, disse Merkel, que deve deixar o cargo em setembro, após quase 16 anos. “A Alemanha é um país forte e vamos enfrentar essa força da natureza no curto prazo – mas também no médio e longo prazo, por meio de uma política que preste mais atenção à natureza e ao clima do que fizemos nos últimos anos”, disse a chanceler federal.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Saúde6 minutos ago

Quais são as bactérias mais perigosas do mundo?

ECONOMIA8 minutos ago

O Bolsa Família precisa mudar?

Segurança Pública11 minutos ago

Operação da PF investiga vendas de sentenças judiciais

Internacional12 minutos ago

Trump ameaça impor pesadas tarifas a México, Canadá e China

Internacional14 minutos ago

Os desafios de Yamandú Orsi, discípulo de Mujica, no Uruguai

Internacional16 minutos ago

Ataque recorde de drones russos deixa Ucrânia no escuro

CIÊNCIA & TECNOLOGIA25 minutos ago

COMO FUNCIONARÁ O PAGAMENTO VIA PIX PELO WHATSAPP

CIÊNCIA & TECNOLOGIA27 minutos ago

STARTUP UTILIZA TECNOLOGIA DE SOM PARA FAZER OBJETOS LEVITAREM

ECONOMIA28 minutos ago

ECONOMIA CIRCULAR

ENTRETENIMENTO42 minutos ago

QUAIS AVES VISITAM UM AÇUDE NO PANTANAL?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA44 minutos ago

BRASILEIROS MOSTRAM APOIO CRESCENTE AOS BIOCOMBUSTÍVEIS

CIDADE1 hora ago

CMJP realiza audiência pública para discutir LOA 2025

CIDADE1 hora ago

CMJP aprova acolhimento e proteção de crianças e adolescentes expostos a ameaças

CIDADE1 hora ago

CMJP promove Concerto de Natal no Centro Cultural São Francisco

CIDADE1 hora ago

Prefeitura injeta R$ 415 milhões com pagamento de três folhas e premiação a servidores em menos de 30 dias

CIDADE1 hora ago

Unidade de Zoonoses de Cabedelo realiza Dia D de Castração de felinos na quinta-feira (28)

CIDADE1 hora ago

Prefeitos e Famup se reúnem com juíza dos precatórios para debater situação dos municípios

CIDADE1 hora ago

Prefeitura promove 5ª Conferência Municipal de Meio Ambiente nesta quinta-feira

ESTADO1 hora ago

João Azevêdo anuncia edital para apoiar empresas no desenvolvimento de produtos inovadores

Educação & Cultura1 hora ago

Edital Vladimir Carvalho de Fomento a Mostras e Festivais de Cinema da Paraíba divulga resultado preliminar da etapa documental 

Educação & Cultura1 hora ago

1º Festival Literário Internacional da Paraíba (FliParaíba) começa nesta quinta-feira (28) em João Pessoa

ESTADO2 horas ago

Governo divulga projetos selecionados para etapa estadual da I Feira de Ciências dos Municípios 

ESTADO2 horas ago

João Azevêdo autoriza lançamento de edital do Detran-PB de apoio aos clubes de futebol masculino e feminino da Paraíba

ESTADO2 horas ago

FCJA sedia evento de instrução aos pescadores artesanais de João Pessoa 

ESTADO2 horas ago

Balanço Mensal: Cedmex e NAF suspendem atendimento nesta sexta-feira (29)

ESTADO2 horas ago

Nota Cidadã sorteia carro zero quilômetro para compras com notas fiscais em dezembro

ESTADO2 horas ago

Programa Paraíba Pet realiza mais de 1.400 castrações em todo o estado

Nacional2 horas ago

Bolsonaro nega saber de plano para matar Lula, mas diz temer prisão

Nacional2 horas ago

Pacheco diz que deve deixar vida pública em 2027

ECONOMIA2 horas ago

Galípolo participa de reunião com Lula sobre corte de gastos

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA25 minutos ago

COMO FUNCIONARÁ O PAGAMENTO VIA PIX PELO WHATSAPP

CIÊNCIA & TECNOLOGIA27 minutos ago

STARTUP UTILIZA TECNOLOGIA DE SOM PARA FAZER OBJETOS LEVITAREM

ECONOMIA28 minutos ago

ECONOMIA CIRCULAR

ENTRETENIMENTO42 minutos ago

QUAIS AVES VISITAM UM AÇUDE NO PANTANAL?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA44 minutos ago

BRASILEIROS MOSTRAM APOIO CRESCENTE AOS BIOCOMBUSTÍVEIS

Saúde1 semana ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde1 semana ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura1 semana ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br