Connect with us

Internacional

Olimpíada Tóquio 2021: como Brasil ajudou Japão a planejar recorde de medalhas nos Jogos

O Japão ajudou o Brasil a se tornar uma potência no judô: nenhuma modalidade individual deu tantas medalhas a brasileiros em Olimpíadas como o esporte criado por japoneses e levado às nossas terras por imigrantes nipônicos. Nos Jogos de Tóquio, o Brasil terá a chance de pagar parte dessa dívida

Prática de judô nos primórdios do esporte, no Japão

Dependendo do judô para bater seu recorde de medalhas em Olimpíadas, o país-sede dos Jogos vem ampliando o repertório de seus judocas com técnicas desenvolvidas por irmãos paraenses que viviam no bairro carioca do Flamengo nos anos 1920.

Os irmãos se chamavam Carlos e Hélio Gracie, e eles inventaram o jiu-jitsu brasileiro — ou Brazilian Jiu-Jitsu (BJJ), como o esporte é chamado no resto do mundo, inclusive no Japão.

A invenção é brasileira, mas teve o dedo do japonês Mitsuyo Maeda. Discípulo do fundador do judô, Jigoro Kano (1860-1938), Maeda se mudou para o Brasil em 1914 e passou a difundir o esporte em Belém. Um de seus alunos foi Carlos Gracie, filho primogênito de um empresário da borracha paraense.

Carlos ensinou as técnicas a seu irmão Hélio e, juntos, eles as reinventaram, dando ênfase à luta travada no chão, com os oponentes deitados.

Eles se mudaram para o Rio e passaram a se referir à modalidade como jiu-jitsu, nome que em japonês significa “arte suave” e era usado no Japão para designar uma série de práticas que caíram em desuso após o surgimento do judô — ele próprio criado por Jigoro Kano a partir dessas técnicas.

Hélio Gracie
Legenda da foto,Hélio Gracie, um dos fundadores do jiu-jitsu brasileiro, em 1952

O jiu-jitsu brasileiro, porém, era diferente das versões japonesas pela sua fluência e dinâmica, diz à BBC News Brasil Marco Antônio Barbosa, ex-atleta profissional de judô e hoje um dos principais professores de jiu-jitsu brasileiro no mundo.

Mestre Barbosa, como é conhecido, diz que o jiu-jitsu brasileiro enfocava técnicas de defesa pessoal e tinha regras bem abertas. “Isso favoreceu o que o brasileiro tem de bom, que é a mobilidade e a agilidade”, ele diz.

Já o judô, que em 1964 se tornou um esporte olímpico, foi ficando “mais engessado”, segundo Barbosa. Hoje, enquanto lutadores de jiu-jitsu passam a maior parte de uma luta alternando posições no chão, os judocas priorizam a troca de golpes em pé.

Homens lutam jiu-jitsu
Legenda da foto,Marco Antônio Barbosa disputa competição de jiu-jitsu

Porém, apesar das regras diferentes, o judô também confere pontos a certos golpes aplicados no solo, como imobilizações e chaves de braço ou pescoço — daí a vantagem de quem também sabe lutar deitado, a essência do jiu-jitsu.

Barbosa, de 53 anos, conhece bem o Japão: ele treinou judô por dois anos em uma universidade japonesa e, após migrar para o jiu-jitsu, viajou para o país mais de dez vezes para lecionar sua modalidade atual. Mas seu primeiro contato com japoneses ocorreu antes, na adolescência, quando ele se mudou para Bastos, cidade no interior de São Paulo com forte presença nipônica.

Ali, Barbosa frequentou uma das principais escolas de judô do Brasil, fundada em 1951 por imigrantes japoneses e que formou um dos principais judocas da história do Brasil, Tiago Camilo (prata em Sydney 2000 e bronze em Pequim 2008).

Barbosa chegou à faixa-preta, a mais alta na modalidade, e foi convidado a passar dois anos treinando no Japão. “Fui para o Japão esperando uma coisa, porque já vivia em uma comunidade japonesa, mas encontrei outra”, ele conta.

Barbosa diz que imaginava encontrar no Japão uma cultura de extrema disciplina e austeridade, mas se surpreendeu. “O pessoal de Bastos era muito mais ‘japonês’ que os de lá”, afirma. Ele acredita que a diferença se devia à vivência dos imigrantes japoneses de Bastos, muitos deles nascidos logo antes ou depois da derrota do Japão na Segunda Guerra (1939-1945).

Pessoas com trajes japoneses tradicionais
Legenda da foto,À direita, Jigoro Kano, o fundador do judô

Os japoneses de Bastos cresceram em tempos duros e foram moldados por essa dureza, diz Barbosa. Já o Japão que recebeu o então judoca era outro — totalmente reconstruído, rico, tecnológico. “Quando cheguei no Japão, vi os caras mais soltos”, conta.

Barbosa voltou ao Brasil e foi convocado para a seleção brasileira de judô. Disputou os Jogos Panamericanos em Havana e o Campeonato Mundial de Barcelona, ambos em 1991. Quatro anos depois, passou a praticar jiu-jitsu e logo se destacou por seu preparo físico. “Na época, os praticantes de ‘jiu’ eram brigadores, ainda não eram atletas”, afirma.

Em 1999, a carreira de Barbosa foi catapultada após ele vencer Royler Gracie, um dos seis filhos do cofundador do jiu-jitsu Hélio Gracie. Como os irmãos, Royler seguiu a carreira do pai e foi batizado com um nome iniciado pela letra “r” (os demais se chamam Rickson, Rolls, Relson, Rolker, Royce e Rorion).

Outra luta opôs Barbosa a Yuki Nakai, um dos principais responsáveis não só pelo retorno do jiu-jitsu ao Japão como pela absorção de suas técnicas por judocas japoneses que disputarão os Jogos de Tóquio. Com só 1,68 m e 70 kg, o então judoca Nakai ganhara fama no mundo das lutas ao disputar em 1995 um torneio de vale-tudo no Japão aberto a competidores de todos os pesos.

Pessoas treinando judô e jiu-jitsu
Legenda da foto,Yuki Nakai ensina técnicas de jiu-jitsu brasileiro a atletas da seleção japonesa feminina de judô

No primeiro combate, Nakai enfrentou o carateca holandês Gerard Gordeau, que enfiou o dedo em um olho do japonês e o fez perder essa visão. Mesmo gravemente ferido, Nakai ganhou a luta com uma chave de calcanhar e, no embate seguinte, derrotou um americano Craig Pittman, 45 kg mais pesado e especialista em luta greco-romana. Nakai só perderia a última luta da competição, disputada contra outro filho de Hélio Gracie, Rickson.

Em um vídeo no canal PVT (Portal do Vale Tudo) no YouTube, o jornalista Marcelo Alonso conta que o sucesso da família Gracie nos ringues de vale-tudo fez com que Nakai se interessasse pelo jiu-jitsu brasileiro. Alonso entrevistou o lutador durante uma visita o Japão em 1996, quando Nakai lhe contou que pretendia trazer o jiu-jitsu de volta ao país.

No ano seguinte, o japonês viajou ao Rio de Janeiro e passou semanas treinando nas principais academias de jiu-jitsu da cidade, além de disputar o segundo Campeonato Mundial da modalidade. “Num momento em que as rivalidades eram enormes e lutadores de outras academias não eram bem-vindos para intercâmbios técnicos, Nakai foi recebido com muito respeito”, diz Alonso no vídeo. “Mestres das principais academias pareciam entender que ele representava a continuação de um ciclo.”

Foi em uma de suas andanças pelo Brasil que Nakai enfrentou Mestre Barbosa. “Foi uma luta difícil”, lembra o brasileiro, que saiu vitorioso. Os dois ficaram amigos, e Nakai o convidou a visitá-lo em sua academia no Japão.

Nakai acabaria fundando a Federação Japonesa de Jiu-Jitsu Brasileiro, organização que ele preside até hoje e à qual são filiados mais de 30 mil lutadores. O jiu-jitsu brasileiro ainda é pequeno no Japão se comparado ao judô, que atinge milhões por ser ensinado nas escolas. Mas a modalidade brasileira tem crescido — em parte por causa da popularidade das competições de MMA (artes marciais mistas).

Além disso, diz Barbosa, muitos japoneses que competem no judô universitário hoje praticam jiu-jitsu para aprimorar suas técnicas de solo. E muitos mestres brasileiros de jiu-jitsu migraram para o Japão para lecionar lá — alguns deles filhos e netos de japoneses.

Fiasco em Londres

Foi um acontecimento considerado humilhante pelos japoneses, porém, que projetou ainda mais o jiu-jitsu brasileiro no país.

Potência máxima do judô, o Japão voltou das Olimpíadas de Londres de 2012 com uma única medalha de ouro. “Foi uma catástrofe”, lembra o judoca brasileiro Eduardo Kitadai, árbitro da Federação Internacional de Judô e professor da modalidade em São Paulo.

Kitadai (pai do judoca Felipe Kitadai, que ganhou a medalha de bronze justamente em Londres) conta que naqueles anos os atletas europeus vinham deixando os japoneses para trás com um judô de muita força e preparo físico.

Mulheres lutando judô
Legenda da foto,Judoca japonesa Momo Tamaoki imobiliza a brasileira Jéssica Pereira no solo

Ao perceber que tinham perdido o domínio, diz ele, os judocas japoneses se voltaram a outras artes marciais para enriquecer suas técnicas — caso do sumô mongol, do kurash centro-asiático e do jiu-jitsu brasileiro. E nisso Yuki Nakai, naquela altura já o principal nome do jiu-jitsu no país, passou a ser convidado a dar aulas a judocas da seleção feminina japonesa.

O Japão voltou a dominar as competições internacionais de judô, e as atletas japonesas se tornaram conhecidas pela destreza na luta de solo. Nos Jogos do Rio, em 2016, a seleção do país ganhou 12 medalhas — sete a mais que a França, segunda colocada.

Em 2020, Nakai disse em uma entrevista no YouTube que, quando começou a treinar as judocas japonesas, “elas temiam algumas técnicas específicas usadas por atletas de outros países”. Hoje, porém, diz que as atletas souberam incorporar técnicas de jiu-jitsu e de MMA, o que as deixou mais confiantes.

Nakai disse esperar que, nos Jogos de Tóquio, as judocas consigam “alcançar o topo do pódio se possível, mantendo seu estilo agressivo e sem perder a cabeça”. O bom desempenho nos tatames é considerado crucial para que o Japão bata seu recorde de medalhas em Jogos Olímpicos.

Já a equipe de judô que o Brasil enviou a Tóquio tentará correr por fora: mais da metade dos judocas brasileiros disputarão uma Olimpíada pela primeira vez. Único ouro do judô brasileiro nos Jogos do Rio, Rafaela Silva foi punida por doping e está fora da disputa.

O Brasil segue contando com a ajuda do Japão para vencer na modalidade: a equipe masculina do judô nacional terá como técnica uma judoca japonesa, Yuko Fujii. Agora, porém, o caminho que une as duas nações no esporte é de mão dupla.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Esporte50 segundos ago

Flamengo e Fortaleza empatam e ficam distantes do título do Brasileirão

Esporte5 minutos ago

Susto no UFC! Chinesa é levada às pressas para o hospital e revive casos chocantes após nocautes; relembre

Esporte17 minutos ago

F1 fecha acordo e Cadillac se torna 11ª equipe do grid em 2026

Esporte19 minutos ago

1º X1 de Mountain Bike do Congo reúne atletas e encanta público com inovação no ciclismo paraibano

Esporte21 minutos ago

KTM entrará em autoadministração em meio a dificuldades financeiras

Esporte23 minutos ago

Seleção feminina realiza primeiro treino com todas as convocadas

Esporte25 minutos ago

Tabela do Paraibano 2025 é divulgada, mas aguarda decisão do CSP de jogar ou não

Esporte28 minutos ago

Del Potro conta tudo sobre o fim da carreira: operou oito vezes o joelho e pondera colocar prótese

Saúde45 minutos ago

Quais são as bactérias mais perigosas do mundo?

ECONOMIA47 minutos ago

O Bolsa Família precisa mudar?

Segurança Pública50 minutos ago

Operação da PF investiga vendas de sentenças judiciais

Internacional52 minutos ago

Trump ameaça impor pesadas tarifas a México, Canadá e China

Internacional53 minutos ago

Os desafios de Yamandú Orsi, discípulo de Mujica, no Uruguai

Internacional55 minutos ago

Ataque recorde de drones russos deixa Ucrânia no escuro

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 hora ago

COMO FUNCIONARÁ O PAGAMENTO VIA PIX PELO WHATSAPP

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 hora ago

STARTUP UTILIZA TECNOLOGIA DE SOM PARA FAZER OBJETOS LEVITAREM

ECONOMIA1 hora ago

ECONOMIA CIRCULAR

ENTRETENIMENTO1 hora ago

QUAIS AVES VISITAM UM AÇUDE NO PANTANAL?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 hora ago

BRASILEIROS MOSTRAM APOIO CRESCENTE AOS BIOCOMBUSTÍVEIS

CIDADE2 horas ago

CMJP realiza audiência pública para discutir LOA 2025

CIDADE2 horas ago

CMJP aprova acolhimento e proteção de crianças e adolescentes expostos a ameaças

CIDADE2 horas ago

CMJP promove Concerto de Natal no Centro Cultural São Francisco

CIDADE2 horas ago

Prefeitura injeta R$ 415 milhões com pagamento de três folhas e premiação a servidores em menos de 30 dias

CIDADE2 horas ago

Unidade de Zoonoses de Cabedelo realiza Dia D de Castração de felinos na quinta-feira (28)

CIDADE2 horas ago

Prefeitos e Famup se reúnem com juíza dos precatórios para debater situação dos municípios

CIDADE2 horas ago

Prefeitura promove 5ª Conferência Municipal de Meio Ambiente nesta quinta-feira

ESTADO2 horas ago

João Azevêdo anuncia edital para apoiar empresas no desenvolvimento de produtos inovadores

Educação & Cultura2 horas ago

Edital Vladimir Carvalho de Fomento a Mostras e Festivais de Cinema da Paraíba divulga resultado preliminar da etapa documental 

Educação & Cultura2 horas ago

1º Festival Literário Internacional da Paraíba (FliParaíba) começa nesta quinta-feira (28) em João Pessoa

ESTADO2 horas ago

Governo divulga projetos selecionados para etapa estadual da I Feira de Ciências dos Municípios 

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 hora ago

COMO FUNCIONARÁ O PAGAMENTO VIA PIX PELO WHATSAPP

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 hora ago

STARTUP UTILIZA TECNOLOGIA DE SOM PARA FAZER OBJETOS LEVITAREM

ECONOMIA1 hora ago

ECONOMIA CIRCULAR

ENTRETENIMENTO1 hora ago

QUAIS AVES VISITAM UM AÇUDE NO PANTANAL?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 hora ago

BRASILEIROS MOSTRAM APOIO CRESCENTE AOS BIOCOMBUSTÍVEIS

Saúde1 semana ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde1 semana ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura1 semana ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br