ECONOMIA
SAMU Mais: sistema agiliza atendimentos e diminui tempo-resposta
Uma solução totalmente integrada do atendimento da ligação até o socorro médico, possibilita atendimento ágil e eficiente
Recentemente em Salvador foi instalado o SAMU Mais, sistema integrado de atendimento em urgências médicas, criado pela IMTECH, empresa especializada em Tecnologia da Informação, integração e inclusão. A solução confere maior agilidade no atendimento de ocorrências com o objetivo único de salvar vidas.
Implantada também em Vitória da Conquista, Jequié e Itabuna, a plataforma foi concebida de forma inteligente baseada na realidade de cada cidade, além disso, por funcionar de forma totalmente integrada, possibilita o acesso rápido, por exemplo, às informações a partir do número do telefone do responsável pela chamada, gerando um atendimento mais preditivo e ágil, antecipando o histórico de chamados. Essa ferramenta auxilia substancialmente no controle de trotes, tornando cada vez mais disponível o serviço a quem realmente precisa.
Em tempos de pandemia da Covid-19, uma ferramenta que possa acelerar o processo e diminuir os riscos, garante mais rapidez e melhora na assistência à vida dos cidadãos.
De acordo com o CEO da IMTECH, Isamar Maia, o sistema foi desenvolvido para permitir o acesso mais eficiente à assistência de urgência e emergência. O SAMU carrega a essência da assistência preconizada pelo SUS, atendendo de forma totalmente democrática a toda a população. Esse tipo de atendimento tem o tempo como seu principal obstáculo. Nós ajudamos a fazer com que esse tempo seja cada vez menor. Nossa missão é estar ao lado de quem salva vidas.
Com as informações em mãos, ou seja, através de tablet ou celular, os profissionais da saúde têm acesso ao prontuário online de forma rápida para que o atendimento seja feito no menor tempo-resposta, com isso acelera o intervalo entre o pedido de ajuda e a chegada da equipe ao local.
Além disso, tem a ferramenta anti-trote, que inibe falsas chamadas e agiliza o suporte para ocorrências reais. Todas as chamadas são gravadas e incorporadas diretamente na ocorrência, possibilitando a auditoria e a melhora contínua do serviço.
Para o médico coordenador do SAMU, Ivan Paiva, “o sistema já apresenta ótimos resultados, tornando o atendimento do SAMU mais ágil no envio de unidades móveis assim como no controle operacional da própria frota. Embora o SAMU Mais já esteja em operação, estamos progressivamente testando e implantando novas melhorias e estratégias com fins de potencializar o serviço prestado à população soteropolitana”.
Entre outros benefícios estão: suporte 24 horas, monitoramento de performance, auditoria em tempo real e emissão de documentos digitais.