Connect with us

Internacional

“Ciganos”, as outras grandes vítimas do genocídio nazista

Em 2 de agosto de 1944, 4.300 membros de etnias nômades foram assassinados no campo de Auschwitz-Birkenau. A data é Dia Memorial do Holocausto para os Sinti e Roma. Mas só recordar suas terríveis histórias não basta

“Banetla querida”, escrevia Margarete Bamberger a sua irmã em Berlim. “Tenho que te comunicar que meus dois filhos menores morreram.” A carta foi mandada em 1943, escondida, a partir do assim chamado “campo dos ciganos” em Auschwitz-Birkenau, onde a signatária estava confinada com o marido e os filhos.

Na carta, ela pedia óleo de fígado de bacalhau, xarope para tosse, vitamina C, sabão em pó e um remédio contra sarna, “e mesmo que seja coisa pequena, aqui nos ajuda muito”. O real horror da situação está contido numa mensagem em código: “Saudações especiais de Baro Nasslepin, Elenta e Marepin” – grande moléstia, miséria e assassinato, no idioma romani. O casal sobreviveu, todos os seus filhos morreram.

Essa carta é um dos 60 testemunhos que se pode ler, em alemão, inglês e romani, no portal online Voices of the Victims. Sob a coordenação da historiadora Karola Fings, pesquisadores europeus coletaram correspondência e declarações de perseguidos das etnias nômades sinti e roma, durante e após a Segunda Guerra Mundial.

O diferencial do portal, frisa Fings, é que quem tem a palavra não são os criminosos, mas sim os próprios representantes da minoria, originários de 20 países: Alemanha, Áustria, Croácia, Belarus, Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Eslováquia, Estônia, França, Holanda, Hungria, Itália, Letônia, Polônia, República Tcheca, Romênia, Rússia, Sérvia, Suíça e Ucrânia.

Os textos datam da época da perseguição ou de pouco depois, quando as vítimas puderam depor sobre os crimes de que foram alvo e testemunhas, e tentaram levar os perpetradores ao tribunal, explica a pesquisadora do anticiganismo da Universidade de Heidelberg, na Alemanha.

Mapa e fotos antigas
Gretel (dir.), filha de Zilli Schmidt, foi assassinada aos 4 anos de idade

Sem piedade pelas crianças

Assim como os filhos de Margarete Bamberger, a grande maioria dos internos de Auschwitz-Birkenau sucumbiu à fome, doenças e violência. A noite de 2 para 3 de agosto de 1944 constituiu o “pavoroso clímax” da campanha racista contra os sinti e roma, relata Fings: é quando a força paramilitar nazista SS dissolve o campo das famílias e mata com gás tóxico 4.300 mulheres, homens e crianças, em meio a seus gritos e choro.

Entre estes estava Gretel, filha de Zilli Schmidt, assassinada aos 4 anos de idade, juntamente com os avós e a tia – esta, por sua vez, acompanhada de seus seis filhos. Zilli fora transportada pouco antes para outro campo, assim como outros presos aptos a trabalhar.

Quando ela tentou deixar o trem para se juntar a sua família, o médico da SS Josef Mengele lhe deu uma bofetada e a forçou a voltar. “Ele salvou a minha vida, mas com isso não me fez nenhum favor”, lamenta a sobrevivente. Hoje, quase centenária, Zilli Schmidt é reconhecida por seu trabalho pela memória dos sinti e roma.

Por sua vez, quatro dos filhos de Franziska Kurz foram colocados no lar para crianças católico Sankt Josefspflege, e de lá, deportados. Em 1946, a mãe contava numa carta à madre superiora do asilo que a polícia lhe comunicara verbalmente “que meus quatro filhos se encontravam em Auschwitz”.

“O que o senhor ainda quer com as minhas pobres crianças?”, ela perguntou. A resposta sumária: “Exterminar.” Além disso, a advertiram para “ficar quieta”, senão também ela e sua filha mais nova, Maria, poderiam parar num campo de concentração.

Otto, Sonja, Albert e Thomas foram assassinados em Auschwitz. Das 39 crianças em Sankt Josefspflege, apenas quatro sobreviveram, a Igreja Católica não as protegeu.

Igreja Católica se esquiva

Não se trata de um caso isolado. Em maio de 1943, quando pairava a ameaça de deportação e esterilização compulsória, Oskar Rose escreveu ao arcebispo de Breslau (hoje Wroclaw, Polônia): “Se a nossa Igreja Católica não nos tomar sob sua proteção, estamos expostos a uma medida que, tanto do ponto de vista moral quanto legal, é um escárnio a toda noção de humanidade.” Tratava-se de “14 mil membros da Igreja Católica Romana”, sublinhou.

Nem este nem outros pedidos de socorro surtiram efeito. Em contraste, conta Karola Fings, há exemplos na Iugoslávia e na União Soviética ocupadas, “em que comunidades muçulmanas protegeram os roma, não os entregando”.

Onde quer que os nacional-socialistas avançassem, na Europa, os sinti e roma eram perseguidos e tinham que lutar pela própria vida. Muitos foram assassinados nos campos ou em fuzilamentos em massa: “Variava de acordo com a política de ocupação e os parceiros de aliança”, explica Fings.

Na Polônia ocupada, além dos campos de extermínio, sabe-se de cerca de 180 locais de massacres. Também na Iugoslávia e URSS, “a maioria das vítimas não foi assassinada em campos, mas sim fuzilada imediatamente”.

Na Boêmia e Morávia (hoje República Tcheca) ocupadas, os de etnia nômade eram confinados nos campos de Lety e Hodonin, antes da deportação para Auschwitz. Na Croácia, Jasenovac era “um campo especialmente cruel, em que muitos foram espancados até a morte”.

Ex-campo de extermínio de Auschwitz-Birkenau
Até mil sinti e roma eram forçados a viver numa barraca de Auschwitz-Birkenau

Croácia: “Trazidos aqui para morrer”

Josip Joka Nikolic era músico: “Desde que nasci até 1942, vivi com a minha família na localidade de Predavec”, relata. Até que gendarmes e membros do pró-fascista Ustasa – Movimento Revolucionário Croata invadiram a casa, levando embora sua família e outras, supostamente a fim de realocá-las, “do homem mais velho até a criança mais nova”.

Nikolic, sua esposa e a filha de oito meses, seus pais, os irmãos com as respectivas famílias, são todos colocados num vagão de gado e transportados para o campo de concentração de Jasenovac. Aí o croata compreendeu: “Nos trouxeram aqui para morrer.”

Ele foi separado violentamente da mulher e da filha, e pouco depois levado para execução, com outros homens, porém conseguiu fugir e unir-se ao movimento de resistência. Toda sua família morreu no campo de concentração. Em 1952, depôs no processo contra o ministro do Interior do Estado Independente da Croácia (USK), que, no entanto, fugira para os Estados Unidos.

Sérvia: “Meu filho morreu porque eu não podia amamentar”

Milena Stankovic relata como, em 1941, os alemães cercaram seu bairro em Belgrado e “dois agentes e dois gendarmes da segurança estatal sérvia invadiram a nossa residência”. O marido e um irmão eram funcionários da administração municipal, seu enteado, músico, um outro irmão, pedreiro. Todos tinham filhos e a cidadania sérvia.

Os homens foram parar no campo de concentração, do mesmo modo que um total de 1.500 roma. Alguns dias mais tarde, foram fuzilados fora da cidade. Um mês depois os ocupadores nacional-socialistas e as autoridades sérvias colocaram também as mulheres e seus filhos em caminhões e os levaram para um campo de concentração, sob frio e fome extremos. “Meu filhinho mais novo faleceu, porque eu não podia mais amamentar”, relata Mirkovic.

Quem podia comprovar residência fixa foi liberado mais tarde, alguns vizinhos se empenharam nesse sentido. Outros presos foram assassinados, possivelmente junto com detentos judeus. Em agosto de 1942, o chefe da administração militar alemã na Sérvia declarava que este era o único país onde “a questão judaica e cigana” estava “resolvida”.

Cartas do projeto Voices of the Victims
Projeto “Voices of the Victims” reúne testemunhos de sobreviventes do Holocausto cigano

Hungria: “Arrancado da barriga a tiros de metralhadora”

Angela Lakatos estava nos últimos dias de gravidez, com cãimbras, quando 30 a 40 gendarmes entraram em seu assentamento roma no oeste da Hungria e a expulsaram. Quando ela grita por socorro, um dos agentes comenta: “Vocês têm é que se acabar.” Num celeiro, são trancafiados 120 moradores. Quem pede água para as crianças é espancado.

Primeiro foram levados embora os homens, depois as mulheres mais jovens. Uma outra grávida não conseguia mais andar, um gendarme a golpeou, outro “atirou de metralhadora na barriga dela até o bebê cair para fora”. Lakatos e os demais foram levados até uma vala: “Lá eu vi o meu pai caído, morto, e os meus dois irmãos. Eu mesma meio saltei, meio caí dentro do buraco.”

Ela cobre o rosto com o lenço “para não ver o que estava vindo; mas aí começam a chover tiros”, e recebe oito disparos, no braço, na perna, no ventre. Outros caem por cima dela, seus corpos aparam as balas. Horas mais tarde, ela rasteja para fora da fossa.

Angela Lakatos sobreviveu gravemente ferida, tendo perdido toda a família e o filho ainda por nascer. Após o fim da guerra, ela depôs como testemunha contra o comandante József Pintér, enfatizando o procedimento metódico. O réu foi condenado como criminoso de guerra e, em 1948, executado, como um dos poucos a pagarem por crimes de homicídio contra os roma.

Rússia: “Tocados a chicote, que nem gado”

Lidija Nikiticna Krylova relata o “crime de pesadelo” que invasores alemães cometeram na aldeia de Aleksandrovka”, em abril de 1942, “contra cidadãos soviéticos amantes da paz, os membros do kolkhoz nacional roma”. Um oficial nazista leu um a um os nomes dos moradores numa lista, os não ciganos foram mandados para casa.

As famílias roma, por sua vez, são “tocadas que nem gado”, a chicotadas, têm que se despir e se postar ao longo de uma vala. Os filhos mais velhos são mortos diante dos olhos das mães, os bebês são depois arrancados de seus braços e lançados fossa abaixo.

Mas “nem só as crianças são atiradas vivas no buraco”, relata a sobrevivente, os alemães também empurram uma idosa doente. Krylova e outros escapam no último momento de serem fuzilados. Mais tarde, deporão nas investigações soviéticas sobre os crimes de guerra nazistas.

Sobrevivente de Auschwitz Zilli Schmidt
Aos quase 100 anos, Zilli Schmidt é uma testemunha central da perseguição nazista

Excluídos das reparações de guerra

O Parlamento Europeu declarou o 2 de agosto Dia Memorial Europeu do Holocausto para os Sinti e Roma. No entanto, em muitos países do continente até hoje há pouca consciência de que, assim como os judeus, também as etnias nômades foram objeto de um genocídio sistemático, aponta Karola Fings.

Na Alemanha, o genocídio foi negado durante décadas. Criminosos na polícia deram continuidade à mentalidade racista ao cuidar dos dossiês dos nazistas, impedindo o reconhecimento da perseguição. Isso, segundo a historiadora responsável pelo portal Voices of the Victims, constitui mais um trauma para os sobreviventes que segue pesando sobre a segunda e a terceira gerações.

Fings integrou a Comissão Independente Anticiganismo, instituída em 2019 pelo Ministério do Interior da Alemanha. Além do reconhecimento inequívoco do genocídio dos sinti e roma e do esclarecimento por uma Comissão da Verdade, ela reivindica que haja também compensação material, e não só na Alemanha.

“Isso se aplica àqueles que vivem em outros países, sobretudo do Leste Europeu, que depois de 1945 foram totalmente excluídos de uma indenização:” Além disso, a Comissão exige que – como no caso dos judeus perseguidos pelo regime nacional-socialista e seus descendentes – a Alemanha assuma a responsabilidade para que “homens e mulheres roma sejam reconhecidos como grupo especialmente necessitado de proteção”.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Segurança Pública46 minutos ago

Território do Brasil está cercado por 28 bases militares: poderoso arsenal dos EUA, França e Reino Unido ameaçam a Amazônia e a soberania das Forças Armadas Brasileira

Segurança Pública59 minutos ago

Regime disciplinar de policiais federais segue para sanção presidencial

Saúde1 hora ago

Veja os sinais e tratamento para a Clinomania

ENTRETENIMENTO1 hora ago

Novo filme de férias imperdível é a melhor adaptação de livro de todos os tempos

ENTRETENIMENTO2 horas ago

Veja os lançamentos do cinema em dezembro de 2024

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 horas ago

Instagram lança recurso para compartilhar localização

CONCURSO E EMPREGO2 horas ago

Empreendedores se inscrevem para programa ‘Eu Posso’ que oferece créditos de até R$ 15 mil

Educação & Cultura2 horas ago

Final do ano: como celebrar conquistas e engajar as famílias na Educação Infantil

Educação & Cultura2 horas ago

Alunos da Rede Municipal lançam livros com histórias infantis nesta quarta-feira

CONCURSO E EMPREGO2 horas ago

UFPB oferta 150 vagas para especialização gratuita em Gestão Pública na modalidade EaD

CONCURSO E EMPREGO2 horas ago

Prefeito em exercício celebra sucesso de parceria com Senac em projeto que está gerando emprego e aprendizado

Educação & Cultura2 horas ago

Livro sobre patrimônios de João Pessoa tem alunos da rede municipal como autores

Educação & Cultura2 horas ago

Pesquisa da UFPB na área de Materiais é uma das vencedoras de premiação da SBPMat

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 horas ago

Qualifica João Pessoa lança novos cursos online e gratuitos durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Educação & Cultura2 horas ago

Cícero Lucena trata da liberação de recursos do Governo Federal para João Pessoa na área da Educação

CIDADE3 horas ago

 Mais de meio milhão de piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento serão despejadas no Nordeste até o final do ano

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 horas ago

Pesquisa desenvolve amora-preta mais doce e de alto potencial de lucro

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 horas ago

Projeto que amplia recursos para o seguro rural é aprovado

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 horas ago

Café: Restrição na oferta sustenta preços

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 horas ago

Projeção de déficit global de açúcar faz cotações subirem quase 2% no mercado internacional

Esporte3 horas ago

Flamengo e Fortaleza empatam e ficam distantes do título do Brasileirão

Esporte3 horas ago

Susto no UFC! Chinesa é levada às pressas para o hospital e revive casos chocantes após nocautes; relembre

Esporte3 horas ago

F1 fecha acordo e Cadillac se torna 11ª equipe do grid em 2026

Esporte3 horas ago

1º X1 de Mountain Bike do Congo reúne atletas e encanta público com inovação no ciclismo paraibano

Esporte3 horas ago

KTM entrará em autoadministração em meio a dificuldades financeiras

Esporte3 horas ago

Seleção feminina realiza primeiro treino com todas as convocadas

Esporte4 horas ago

Tabela do Paraibano 2025 é divulgada, mas aguarda decisão do CSP de jogar ou não

Esporte4 horas ago

Del Potro conta tudo sobre o fim da carreira: operou oito vezes o joelho e pondera colocar prótese

Saúde4 horas ago

Quais são as bactérias mais perigosas do mundo?

ECONOMIA4 horas ago

O Bolsa Família precisa mudar?

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 horas ago

COMO FUNCIONARÁ O PAGAMENTO VIA PIX PELO WHATSAPP

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 horas ago

STARTUP UTILIZA TECNOLOGIA DE SOM PARA FAZER OBJETOS LEVITAREM

ECONOMIA4 horas ago

ECONOMIA CIRCULAR

ENTRETENIMENTO4 horas ago

QUAIS AVES VISITAM UM AÇUDE NO PANTANAL?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 horas ago

BRASILEIROS MOSTRAM APOIO CRESCENTE AOS BIOCOMBUSTÍVEIS

Saúde1 semana ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde1 semana ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura1 semana ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br