Connect with us

Educação & Cultura

O que é limpeza étnica?

A remoção, eliminação ou a migração forçada de determinados grupos étnicos em uma região pode caracterizar um fenômeno denominado “limpeza étnica”. 

Já ouviu falar desse termo? Vem saber mais sobre ele aqui!

O que é limpeza étnica?

Antes de entendermos de fato sobre o termo, vale lembrar que conforme definição, grupo étnico representa uma coletividade que se diferencia por suas especificidades (cultura, religião, língua, modos de agir etc.), e que possui a mesma origem e história.

Michael Mann, sociólogo histórico e professor de Sociologia na Universidade da Califórnia, criou o termo “limpeza étnica” para explicar de modo geral, o fenômeno de favorecimento de um ou mais grupos étnicos acima dos outros, tanto garantindo privilégios especiais quanto impondo dificuldades, deportação dessas consideradas minorias ou até pior.

De maneira geral, a limpeza étnica tem como fim

“tornar uma área etnicamente homogénea, utilizando para isso, a força e a intimidação para remover pessoas, de determinados grupos, de um determinado território” (ABELHA, 2013).

Esse fenômeno surge do imaginário social de que apenas a cultura, língua, religião, alfabeto ou organização política do grupo dominante deve ser tolerada. Isso, por fim fortalece o ideal de que “por serem melhores”, o outro tipo de cultura deve ser suprimida ou destruída.

É comum a prática se manifestar através de remoções físicas e ou de aspectos culturais do grupo alvo no território. As técnicas envolvem a destruição de casas, de centros sociais, e a profanação de monumentos, cemitérios e lugares de adoração.

Como pode ocorrer?

Os Tribunais Internacionais tem identificado a prática através de outros tipos de ilícito, como, por exemplo:

  • crime de deportação ou transferência forçada – que implica na deslocação ilegal, expulsão, transferência ou retirada de pessoas do território em que residem, dentro ou fora do território nacional, sem qualquer motivo reconhecido;
  • crime de perseguição –  que consiste em uma variedade de atos desumanos, incluindo prisão, exportação, expulsão, destruição de casas e bens, aprovação de leis discriminatórias e até mesmo assassinatos de indivíduos ou de grupos considerados minoritários;

E onde ocorreram casos de limpeza etnica?

Bósnia

Entre 1992 e 1995 ocorreu a Guerra da Bósnia, com fins de independência.

Os três grandes grupos étnicos que existiam na região – croatas, sérvios e bósnios – se envolveram no conflito que se intensificou devido as rivalidades étnicas existentes na antiga Iugoslávia e durante a fragmentação desse país.

Vale dizer que a presença estrangeira na região resultou em grandes movimentos de independência.

Após a Primeira Guerra Mundial,  em 1918, surgiu o chamado “Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos”, que se tornou o Reino da Iugoslávia, em 1929.

O reino se fragmentou durante a Segunda Guerra Mundial e, pós-guerra, a liderança do local foi realizada pelo general Josip Broz Tito, Em 1945, Tito inaugurou a República Socialista Federativa da Iugoslávia, uma nação que agrupava seis diferentes países: Sérvia, Croácia, Eslovênia, Montenegro, Macedônia e Bósnia-Herzegovina.

As rivalidades étnicas e religiosas da região foram controladas pelo poder ditatorial de Tito, no entanto, com sua morte em 1980, os movimentos nacionalistas se fortaleceram com lideranças para cada uma das diferentes etnias.

Assim, o debate político na Iugoslávia nos finais da década de 1980 e início da década de 1990 voltou-se totalmente para a questão étnica no país. Afinal, os três maiores grupos étnicos da Bósnia possuíam interesses diversos:

  • os bosníacos defendiam a independência total da Bósnia e a implantação de um governo encabeçado por bosníacos;
  • os sérvios defendiam a anexação dos territórios bósnios onde a maioria da população era sérvia à Iugoslávia;
  • os croatas defendiam a anexação total da Bósnia à Croácia.

O saldo da guerra, além da destruição material, foi de 100.000 mortos.

Além disso, o conflito foi marcado por um forte processo de limpeza étnica promovido pelas forças sérvio-bósnias contra a população bosníaca (bósnio-muçulmanos). Um dos casos mais conhecidos foi o massacre de Srebrenica, evento em que forças sérvio-bósnias invadiram o campo de refugiados de Srebrenica e mataram mais de 8.000 bosníacos.

República Centro Africana

Em 2014, a Acnur alertou para a ocorrência de uma limpeza étnica na República Centro Africana

Na região, os muçulmanos representavam na época cerca de 15% da população; mais de metade das pessoas do país eram cristãos e perto de 35% seguiam credos indígenas.

A situação no local se deteriorou após a queda do presidente François Bozizé, em março de 2013, deposto por Michel Djotodia e pela rebelião Seleka – integrado por muçulmanos em sua maioria.

Michel Djotodia foi acusado de ter cometido inúmeros atos violentos contra a população cristã. Assim, após sua saída forçada, o país entrou em uma espiral de violência com o surgimento dos “anti-balaka” – milícias camponesas de autodefesa, dominadas por cristãos – decididos a se vingar dos Seleka, assim como da população muçulmana em geral.

Assim, a “limpeza étnico-religiosa” ocorrida teve como principal alvo os muçulmanos.

O ataque mais grave aconteceu em 18 de janeiro em Bossemptele, onde pelo menos 100 muçulmanos foram assassinados, principalmente mulheres e idosos. Pessoas foram queimadas vivas, vários fugiram de cidades e povoados, enquanto os poucos que permaneceram se refugiaram em mesquitas.

Para o especialista em Proteção Civil do Acnur, Philippe Leclerc,  a violência vista no país era comparável à violência desencadeada contra os muçulmanos em Srebrenica, na Bósnia Herzegovina, em 1995.

Mianmar

Em 2017, a ONU denunciou limpeza étnica contra muçulmanos em Mianmar. Na época, foram registrados ataques violentos contra postos policiais, vários vilarejos rohingyas foram incendiados e até mesmo execuções extrajudiciais, incluindo tiros contra civis em fuga.

A equipe de direitos humanos da ONU responsável pelo acompanhamento da situação concluiu que os ataques contra a minoria rohingya – tratados como estrangeiros e considerados apátridas, apesar da presença de algumas famílias há várias gerações no país – foram executados com o objetivo de não somente expulsar os habitantes de seus povoados, mas de impedir o retorno dos mesmos.

Estima-se que em 2107 mais de 700 mil muçulmanos da etnia rohingya fugiram para Bangladesh. Ao menos 6.700 rohingyas, incluindo 730 crianças, foram mortos violentamente entre o final de agosto e setembro de 2017 e aproximadamente 200 assentamentos rohingya foram completamente aniquilados entre 2017 e 2019.

Apesar de o Mianmar tem negado repetidamente as alegações de que um genocídio estaria em curso no país, dois soldados, sob custódia do TPI (Tribunal Penal Internacional), admitiram sua participação na limpeza étnica de rohingyas. Os soldados confessaram o assassinato de dezenas de moradores de vilas, incluindo mulheres e crianças, na região oeste do país do sudeste asiático, bem como estupros e enterro das vítimas em valas comuns.

Como a questão é regulada por organismos internacionais?

São vários os instrumentos no Direito Internacional que punem a prática de limpeza étnica.

A maioria dos métodos utilizados constituem graves violações das Convenções de Genebra de 1949 – série de tratados formulados na Suíça, definindo as normas para as leis internacionais. Dessa forma, as ações de limpeza étnica tipificam um conjunto de violações de Direitos Humanos e, principalmente, do Direito Internacional Humanitário.

O crime de deportação ou transferência forçada, bem como o crime de perseguição, se encaixa no elencode crimes contra a humanidade do Estatuto do Tribunal Penal Internacional (TPI) – corte que julga indivíduos que cometem crimes contra pessoas de maior gravidade em alcance internacional.

Se quiser saber mais sobre o TPI, acesse nosso conteúdo Tribunal Penal Internacional: o que é e como atua?

Ademais, esses crimes podem integrar a categoria de crimes de guerra, que envolvem homicídios dolosos; tortura, tratamentos desumanos ou experiências biológicas; destruição ou a apropriação de bens em larga escala; deportação ou transferência ilegais; ou a privação ilegal de liberdade e outras práticas ilegais durante a ocorrência de conflitos armados.

Da mesma forma, pode ser considerado como crime de genocídio,  ou seja, atos – desde ofensas à integridade física ou mental à imposição de medidas visando impedir nascimentos ou homicídios – praticados com intenção de destruir, no todo ou em parte, um grupo nacional, étnico, racial ou religioso.

Vale esclarecer que existe uma linha tênue entre limpeza étnica e o crime de genocídio: um busca deslocar um grupo e o outro, tem como fim, sua destruição. No entanto, os dois atos estão interligados.

Conseguiu entender o que é limpeza étnica? Deixe suas dúvidas e comentários pra gente! 

REFERÊNCIAS

Genocídio e limpeza étnica: uma mesma concepção, realidade diferentes?

Julia Ignácio – Internacionalista e estudante de Direito, inclinada a compartilhar conhecimentos e contribuir para uma sociedade mais consciente.

poliize

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Esporte38 minutos ago

Sousa Esporte Clube assegura cota de R$ 1,32 milhão na Copa do Nordeste 2025

ECONOMIA51 minutos ago

Governo Lula recua: Pix agora tem “blindagem contra Fake News” ou mais confusão?

Politíca5 horas ago

Cícero Lucena: um líder visionário e o orgulho da Paraíba

Politíca18 horas ago

Cabo Gilberto: a voz da oposição e compromisso com a Paraíba e o Brasil

ECONOMIA19 horas ago

Salário mínimo (14/01) subiu para R$ 1.801,55: veja quem tem direito ao aumento

ECONOMIA19 horas ago

Novas regras do trabalho aos domingos e feriados começam em JULHO

ECONOMIA19 horas ago

Score Serasa: o que é e como funciona? Entenda a sua pontuação de crédito

ECONOMIA20 horas ago

Câmbio: Dólar recua 0,85% com inflação mais branda nos EUA

Judiciário20 horas ago

Idosos que estão acima dos 60 anos têm direito a novo benefício em 2025

Judiciário20 horas ago

Liberdade de expressão ou risco digital?

Educação & Cultura21 horas ago

João Azevêdo entrega 114 novos ônibus escolares aos municípios

Educação & Cultura21 horas ago

Encceja-PPL: mais de 900 reeducandos são aprovados na Paraíba

ESTADO21 horas ago

Governo publica primeiros editais destinados à participação da Paraíba na Temporada Brasil-França 2025

Educação & Cultura21 horas ago

Governo assina termo de compromisso com Ibram para realizar ‘diagnóstico museológico’ na Paraíba

Educação & Cultura21 horas ago

Funesc lança cadastramento 2025 para municípios que desejam receber ações culturais

CIDADE21 horas ago

Assunção, na Paraíba, obtém reconhecimento federal de situação de emergência devido à estiagem

ESTADO21 horas ago

Programa prevê ações para descentralizar e facilitar atendimento às pessoas com deficiência 

ESTADO21 horas ago

Investimentos de R$ 300 milhões na Saúde vão ampliar ações e ofertar serviços essenciais à população

ESTADO21 horas ago

Paraíba 2025-2026: Com R$ 625 milhões em investimentos, Educação ganha Passe Livre e construção e ampliação de escolas

Judiciário21 horas ago

STF determina transparência em repasses de emendas parlamentares para universidades e fundações de apoio

ESTADO21 horas ago

Programa prevê novos investimentos que impulsionarão o turismo na Paraíba até 2026

Educação & Cultura21 horas ago

Lula sanciona lei que limita o uso de celulares nas escolas: “Ato de coragem, de cidadania e de respeito ao futuro deste país”

Internacional21 horas ago

Alemanha investiga sobrevoo de drones em base militares

Internacional21 horas ago

Zelenski quer trocar prisioneiros de guerra norte-coreanos

Internacional21 horas ago

Ventos fortes preocupam equipes de emergência em Los Angeles

Internacional21 horas ago

Emergência na Síria: quatro crianças por dia mortas ou feridas por restos de explosivos

Internacional21 horas ago

Ajuda crítica bloqueada em Gaza, enquanto a escassez de combustível ameaça serviços vitais

Internacional22 horas ago

Haiti: a crescente violência de gangues deixou mais de um milhão de deslocados

CIDADE22 horas ago

Carreta do Cinema Rodoviário da PRF oferece palestras e exibições de vídeos e filmes relacionados à segurança no trânsito em Cabedelo

Saúde22 horas ago

Estudos sobre implantar memórias falsas são questionados

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA6 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

ENTRETENIMENTO22 horas ago

RECEITA DE COSTELINHA SUÍNA COM ARROZ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA22 horas ago

A TECNOLOGIA DOS DRONES

Saúde22 horas ago

NOVAS PERSPECTIVAS CONTRA O CÂNCER

Saúde22 horas ago

BEBER CAFÉ PELA MANHÃ PODE REDUZIR RISCO DE MORTE

ENTRETENIMENTO22 horas ago

COMO PLANTAR SALSINHA

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 dias ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO1 semana ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde1 semana ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA1 semana ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO1 semana ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde1 semana ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA1 semana ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO1 semana ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional2 semanas ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde2 semanas ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional2 semanas ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

15 PLANTAS PEQUENAS QUE FAZEM UMA GRANDE DIFERENÇA EM CASA

Educação & Cultura2 semanas ago

37,5% DAS ESCOLAS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS NÃO TÊM ÁREAS VERDES

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CUIDADO COM ANIMAIS NA ALTA FLORESTA

Educação & Cultura3 semanas ago

DE ESTUDANTE DE PAÍS POBRE A BILIONÁRIO DO DUOLING

Saúde3 semanas ago

EXPECTATIVA É ENTREGAR 100 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA DENGUE EM TRÊS ANOS

Internacional3 semanas ago

A ISLÂNDIA É O MELHOR PAÍS PARA MULHERES?

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

MELHORA NOS ÍNDICES DE EMPREGO BENEFICIAM PESSOAS ENTRE 50 E 59 ANOS

Internacional4 semanas ago

COMO A CHINA RESPONDERÁ À POLÍTICA DE TARIFAS DE TRUMP?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS PODEM SER REAPROVEITADAS

Internacional4 semanas ago

ISRAEL, RÚSSIA, EUA: QUEM GANHA COM A QUEDA DE ASSAD?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br