Connect with us

Educação & Cultura

O que é limpeza étnica?

A remoção, eliminação ou a migração forçada de determinados grupos étnicos em uma região pode caracterizar um fenômeno denominado “limpeza étnica”. 

Já ouviu falar desse termo? Vem saber mais sobre ele aqui!

O que é limpeza étnica?

Antes de entendermos de fato sobre o termo, vale lembrar que conforme definição, grupo étnico representa uma coletividade que se diferencia por suas especificidades (cultura, religião, língua, modos de agir etc.), e que possui a mesma origem e história.

Michael Mann, sociólogo histórico e professor de Sociologia na Universidade da Califórnia, criou o termo “limpeza étnica” para explicar de modo geral, o fenômeno de favorecimento de um ou mais grupos étnicos acima dos outros, tanto garantindo privilégios especiais quanto impondo dificuldades, deportação dessas consideradas minorias ou até pior.

De maneira geral, a limpeza étnica tem como fim

“tornar uma área etnicamente homogénea, utilizando para isso, a força e a intimidação para remover pessoas, de determinados grupos, de um determinado território” (ABELHA, 2013).

Esse fenômeno surge do imaginário social de que apenas a cultura, língua, religião, alfabeto ou organização política do grupo dominante deve ser tolerada. Isso, por fim fortalece o ideal de que “por serem melhores”, o outro tipo de cultura deve ser suprimida ou destruída.

É comum a prática se manifestar através de remoções físicas e ou de aspectos culturais do grupo alvo no território. As técnicas envolvem a destruição de casas, de centros sociais, e a profanação de monumentos, cemitérios e lugares de adoração.

Como pode ocorrer?

Os Tribunais Internacionais tem identificado a prática através de outros tipos de ilícito, como, por exemplo:

  • crime de deportação ou transferência forçada – que implica na deslocação ilegal, expulsão, transferência ou retirada de pessoas do território em que residem, dentro ou fora do território nacional, sem qualquer motivo reconhecido;
  • crime de perseguição –  que consiste em uma variedade de atos desumanos, incluindo prisão, exportação, expulsão, destruição de casas e bens, aprovação de leis discriminatórias e até mesmo assassinatos de indivíduos ou de grupos considerados minoritários;

E onde ocorreram casos de limpeza etnica?

Bósnia

Entre 1992 e 1995 ocorreu a Guerra da Bósnia, com fins de independência.

Os três grandes grupos étnicos que existiam na região – croatas, sérvios e bósnios – se envolveram no conflito que se intensificou devido as rivalidades étnicas existentes na antiga Iugoslávia e durante a fragmentação desse país.

Vale dizer que a presença estrangeira na região resultou em grandes movimentos de independência.

Após a Primeira Guerra Mundial,  em 1918, surgiu o chamado “Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos”, que se tornou o Reino da Iugoslávia, em 1929.

O reino se fragmentou durante a Segunda Guerra Mundial e, pós-guerra, a liderança do local foi realizada pelo general Josip Broz Tito, Em 1945, Tito inaugurou a República Socialista Federativa da Iugoslávia, uma nação que agrupava seis diferentes países: Sérvia, Croácia, Eslovênia, Montenegro, Macedônia e Bósnia-Herzegovina.

As rivalidades étnicas e religiosas da região foram controladas pelo poder ditatorial de Tito, no entanto, com sua morte em 1980, os movimentos nacionalistas se fortaleceram com lideranças para cada uma das diferentes etnias.

Assim, o debate político na Iugoslávia nos finais da década de 1980 e início da década de 1990 voltou-se totalmente para a questão étnica no país. Afinal, os três maiores grupos étnicos da Bósnia possuíam interesses diversos:

  • os bosníacos defendiam a independência total da Bósnia e a implantação de um governo encabeçado por bosníacos;
  • os sérvios defendiam a anexação dos territórios bósnios onde a maioria da população era sérvia à Iugoslávia;
  • os croatas defendiam a anexação total da Bósnia à Croácia.

O saldo da guerra, além da destruição material, foi de 100.000 mortos.

Além disso, o conflito foi marcado por um forte processo de limpeza étnica promovido pelas forças sérvio-bósnias contra a população bosníaca (bósnio-muçulmanos). Um dos casos mais conhecidos foi o massacre de Srebrenica, evento em que forças sérvio-bósnias invadiram o campo de refugiados de Srebrenica e mataram mais de 8.000 bosníacos.

República Centro Africana

Em 2014, a Acnur alertou para a ocorrência de uma limpeza étnica na República Centro Africana

Na região, os muçulmanos representavam na época cerca de 15% da população; mais de metade das pessoas do país eram cristãos e perto de 35% seguiam credos indígenas.

A situação no local se deteriorou após a queda do presidente François Bozizé, em março de 2013, deposto por Michel Djotodia e pela rebelião Seleka – integrado por muçulmanos em sua maioria.

Michel Djotodia foi acusado de ter cometido inúmeros atos violentos contra a população cristã. Assim, após sua saída forçada, o país entrou em uma espiral de violência com o surgimento dos “anti-balaka” – milícias camponesas de autodefesa, dominadas por cristãos – decididos a se vingar dos Seleka, assim como da população muçulmana em geral.

Assim, a “limpeza étnico-religiosa” ocorrida teve como principal alvo os muçulmanos.

O ataque mais grave aconteceu em 18 de janeiro em Bossemptele, onde pelo menos 100 muçulmanos foram assassinados, principalmente mulheres e idosos. Pessoas foram queimadas vivas, vários fugiram de cidades e povoados, enquanto os poucos que permaneceram se refugiaram em mesquitas.

Para o especialista em Proteção Civil do Acnur, Philippe Leclerc,  a violência vista no país era comparável à violência desencadeada contra os muçulmanos em Srebrenica, na Bósnia Herzegovina, em 1995.

Mianmar

Em 2017, a ONU denunciou limpeza étnica contra muçulmanos em Mianmar. Na época, foram registrados ataques violentos contra postos policiais, vários vilarejos rohingyas foram incendiados e até mesmo execuções extrajudiciais, incluindo tiros contra civis em fuga.

A equipe de direitos humanos da ONU responsável pelo acompanhamento da situação concluiu que os ataques contra a minoria rohingya – tratados como estrangeiros e considerados apátridas, apesar da presença de algumas famílias há várias gerações no país – foram executados com o objetivo de não somente expulsar os habitantes de seus povoados, mas de impedir o retorno dos mesmos.

Estima-se que em 2107 mais de 700 mil muçulmanos da etnia rohingya fugiram para Bangladesh. Ao menos 6.700 rohingyas, incluindo 730 crianças, foram mortos violentamente entre o final de agosto e setembro de 2017 e aproximadamente 200 assentamentos rohingya foram completamente aniquilados entre 2017 e 2019.

Apesar de o Mianmar tem negado repetidamente as alegações de que um genocídio estaria em curso no país, dois soldados, sob custódia do TPI (Tribunal Penal Internacional), admitiram sua participação na limpeza étnica de rohingyas. Os soldados confessaram o assassinato de dezenas de moradores de vilas, incluindo mulheres e crianças, na região oeste do país do sudeste asiático, bem como estupros e enterro das vítimas em valas comuns.

Como a questão é regulada por organismos internacionais?

São vários os instrumentos no Direito Internacional que punem a prática de limpeza étnica.

A maioria dos métodos utilizados constituem graves violações das Convenções de Genebra de 1949 – série de tratados formulados na Suíça, definindo as normas para as leis internacionais. Dessa forma, as ações de limpeza étnica tipificam um conjunto de violações de Direitos Humanos e, principalmente, do Direito Internacional Humanitário.

O crime de deportação ou transferência forçada, bem como o crime de perseguição, se encaixa no elencode crimes contra a humanidade do Estatuto do Tribunal Penal Internacional (TPI) – corte que julga indivíduos que cometem crimes contra pessoas de maior gravidade em alcance internacional.

Se quiser saber mais sobre o TPI, acesse nosso conteúdo Tribunal Penal Internacional: o que é e como atua?

Ademais, esses crimes podem integrar a categoria de crimes de guerra, que envolvem homicídios dolosos; tortura, tratamentos desumanos ou experiências biológicas; destruição ou a apropriação de bens em larga escala; deportação ou transferência ilegais; ou a privação ilegal de liberdade e outras práticas ilegais durante a ocorrência de conflitos armados.

Da mesma forma, pode ser considerado como crime de genocídio,  ou seja, atos – desde ofensas à integridade física ou mental à imposição de medidas visando impedir nascimentos ou homicídios – praticados com intenção de destruir, no todo ou em parte, um grupo nacional, étnico, racial ou religioso.

Vale esclarecer que existe uma linha tênue entre limpeza étnica e o crime de genocídio: um busca deslocar um grupo e o outro, tem como fim, sua destruição. No entanto, os dois atos estão interligados.

Conseguiu entender o que é limpeza étnica? Deixe suas dúvidas e comentários pra gente! 

REFERÊNCIAS

Genocídio e limpeza étnica: uma mesma concepção, realidade diferentes?

Julia Ignácio – Internacionalista e estudante de Direito, inclinada a compartilhar conhecimentos e contribuir para uma sociedade mais consciente.

poliize

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ENTRETENIMENTO51 segundos ago

O primeiro presidente da América era um aliado dos católicos

ENTRETENIMENTO5 minutos ago

Uma das frases mais importantes do Pai Nosso

ENTRETENIMENTO8 minutos ago

Perseverar quando o objetivo parece muito distante

CIDADE19 minutos ago

Cabedelo é reconhecida por lei como a Capital do Verão Paraibano

ENTRETENIMENTO21 minutos ago

Orquestra Sinfônica da Paraíba apresenta concerto com músicas de Sivuca e participação de três sanfoneiros

ESTADO23 minutos ago

Desfile marca encerramento do curso de Corte e Costura do Cendac

Educação & Cultura25 minutos ago

Governo da Paraíba divulga resultado preliminar da análise documental da primeira chamada do Arte na Bagagem 2024

Educação & Cultura28 minutos ago

Pesquisadores digitalizam manuscritos de José Américo, na FCJA

AGRICULTURA & PECUÁRIA29 minutos ago

8ª edição do Festival do Milho da Cecaf começa nesta quinta-feira

AGRICULTURA & PECUÁRIA32 minutos ago

Pesquisa desenvolve método para cultivo de tomate-cereja em substrato de casca de coco

AGRICULTURA & PECUÁRIA35 minutos ago

Amazônia recebe a primeira recomendação de porta-enxertos de limão

AGRICULTURA & PECUÁRIA40 minutos ago

Pesquisadores desenvolvem sistema mecanizado que facilita produção de gliricídia

Politíca47 minutos ago

Pré-candidatura a vereadora pelo PSB, Waléria Assunção que constantemente ataca à PMCG tem salário de mais de R$ 16,5 mil na SES

AGRICULTURA & PECUÁRIA51 minutos ago

Prefeitura celebra colheita do milho com ações e serviços para agricultores de Ponta de Gramame

Politíca53 minutos ago

Daniella que esqueceu agressões de Aguinaldo a ex-cunhada envia nota de solidariedade a agressões sofridas contra Camila Toscano

Segurança Pública60 minutos ago

Comissão debate a criação de delegacias especializadas em crimes contra a pessoa com deficiência

Segurança Pública1 hora ago

Comissão aprova projeto que torna obrigatória contratação de vigilantes mulheres pelos bancos

Educação & Cultura1 hora ago

Comissão aprova inclusão de mudanças climáticas nos temas da educação ambiental

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 hora ago

Ministro da Agricultura será ouvido na Câmara dos Deputados sobre importação de arroz

Politíca1 hora ago

Júnior Araújo garante R$ 4 milhões em emendas que beneficiarão diversos municípios paraibanos e instituições em 2024

CIDADE1 hora ago

George Coelho diz que emendas parlamentares liberadas pelo Governo têm mudado realidade dos municípios

Educação & Cultura1 hora ago

Reforma no ensino médio deve ser votada na CE

Politíca2 horas ago

João Azevêdo autoriza pagamento de R$ 133,2 milhões de emendas dos deputados estaduais que beneficiam 207 municípios

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 horas ago

CONCURSO E EMPREGO2 horas ago

Padaria Escola da Fundac inicia mais uma formação para Auxiliar de Padeiro 

Saúde2 horas ago

Descoberta a origem da gagueira no cérebro

Internacional2 horas ago

Exportação de agrotóxicos banidos na UE segue em alta

Internacional2 horas ago

Por que a Europa patina em ter uma rede de energia verde

Internacional2 horas ago

Por que o mundo ignora a guerra civil no Sudão?

Internacional5 horas ago

Aumentam os temores de uma guerra entre Líbano e Israel

Internacional11 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

ENTRETENIMENTO11 meses ago

JIBÓIA

Internacional5 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ENTRETENIMENTO9 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

Nacional10 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ECONOMIA6 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional6 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE6 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde6 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional6 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário10 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário9 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO6 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura6 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional6 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Educação & Cultura12 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional6 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO5 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Educação & Cultura12 meses ago

EXCLUSIVO: Gilson Souto Maior lança em julho ‘História da Imprensa na Paraíba’

Judiciário1 mês ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

Internacional3 meses ago

China

ENTRETENIMENTO4 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Como sair do grupo de WhatsApp anonimamente e ninguém ver

ESTADO7 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

Nacional10 meses ago

EXCLUSIVO – Leia na íntegra o pronunciamento de 7 de setembro de Lula

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 dias ago

ANÁLISE DO CANCELAMENTO DO LEILÃO DE ARROZ PELA CONAB

ENTRETENIMENTO4 dias ago

DIA DE SANTO ANTÔNIO: O SANTO É MESMO CASAMENTEIRO?

Internacional4 dias ago

QUAL O NOVO PERFIL DO PARLAMENTO EUROPEU?

Nacional4 dias ago

LULA VOLTA A DEFENDER TAXAÇÃO DOS MAIS RICOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

O NEUROCIENTISTA QUE NÃO ACREDITA NO LIVRE-ARBÍTRIO

Saúde5 dias ago

BRADICININA: REMÉDIO CONTRA A PRESSÃO ALTA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

BRASIL É O PRIMEIRO PAÍS A TER TECNOLOGIA ANTI-ROUBO EM CELULARES

ECONOMIA5 dias ago

ALIMENTOS PUXAM INFLAÇÃO PARA CIMA EM MAIO

Segurança Pública5 dias ago

MARCAS DE PERFUMES DE LUXO ESTÃO ENVOLVIDAS COM TRABALHO INFANTIL

CIDADE5 dias ago

PROJETO SUBSTITUI CARROÇA POR TRICICLO NA COLETA DE RECICLÁVEIS

Saúde6 dias ago

FDA CONCLUI QUE MEDICAMENTO PARA ALZHEIMER É EFICAZ

ECONOMIA6 dias ago

EMPRESÁRIOS VÃO AO SENADO PEDIR DERRUBADA DE MP QUE LIMITA CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS

Internacional6 dias ago

ELEIÇÕES PARA O PARLAMENTO EUROPEU TEM VITÓRIA DO CENTRO E AVANÇO DA DIREITA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

O QUE ESTÁ POR TRÁS DA ATUAL CORRIDA NUCLEAR?

Saúde6 dias ago

CANABINDOL

ENTRETENIMENTO6 dias ago

Vídeos reúnem pássaros com a plumagem mais magnífica e colorida

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

EMPRESAS PRIVADAS ENTRAM NA CORRIDA ESPACIAL

Internacional1 semana ago

A EUROPA ESTÁ CANSADA DE TANTO TURISTA

Internacional1 semana ago

RASTAFÁRI, MOVIMENTO RELIGIOSO QUE COMEÇOU NA JAMAICA

Judiciário1 semana ago

AÇÕES CONTRA PLANOS DE SAÚDE CRESCEM 21% EM MAIO

Internacional1 semana ago

BRASIL E 16 PAÍSES ASSINAM APOIO A PLANO DE TRÉGUA EM GAZA

Nacional2 semanas ago

PRIVATIZAÇÃO DAS PRAIAS: O QUE ESTÁ EM JOGO COM PEC NO SENADO

Internacional2 semanas ago

OBSERVATÓRIO NO CHILE TERÁ MAIOR CÂMERA ASTRONÔMICA DO MUNDO

ECONOMIA2 semanas ago

‘TAXA DAS BLUSINHAS’: QUANTO CUSTARIA UMA COMPRA DE R$ 200 SE IMPOSTO VIGORAR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE SÃO OS SUPERCOMPUTADORES?

ECONOMIA2 semanas ago

BANCO DO BRASIL FINANACIA O DESMATAMENTO DE TERRA INDÍGENA URU-EU-WAU-WAU

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

POR QUE CADA VEZ MAIS CASAIS ESTÃO DORMINDO SEPARADOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

UMA DÉCADA DA REVOLUÇÃO DOS CARROS DE APLICATIVO

ECONOMIA2 semanas ago

SITUAÇÃO DOS PLANOS DE SAÚDE AINDA GERA DÚVIDAS

Saúde2 semanas ago

SP TEM NOVA ALTA NOS CASOS DE DENGUE

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br