Internacional
Venezuela anuncia criação de moeda digital, em vigor a partir de outubro
O chamado “Bolívar Digital” será aplicado a uma escala monetária que suprime seis zeros da divisa nacional, isto é, divide por 1 milhão
O Banco Central da Venezuela anunciou, nesta quinta-feira, 5, a criação de uma moeda digital, que entrará em vigor em 1º de outubro. Segundo comunicado, o chamado “Bolívar Digital” será aplicado a uma escala monetária que suprime seis zeros da divisa nacional, isto é, divide por 1 milhão.
A instituição explica que o corte de zeros não afetará o valor da moeda e tem objetivo apenas de facilitar as transações.
O instrumento não visa substituir a moeda física, de acordo com a nota.
O clima continua polêmico e difícil na Venezuela. Nessa terça-feira, 26 de fevereiro, mais notícias vindas do país estão assustando o planeta e falam até da fome que o povo venezuelano está passando, provando que a crise é mais humana do que se parece. Seis jornalistas da Univision Notícias, rede de televisão dos Estados Unidos com programação em espanhol, foram detidos por quase três horas no Palácio Miraflores, sede do governo venezuelano, por ordem de Nicolás Maduro. Após a liberação, o grupo será deportado. O motivo foi que o grupo estava fazendo uma entrevista com o presidente. O foco da entrevista, é claro, foi o sofrimento do povo venezuelano. Os jornalistas mostraram imagens que provam que a fome chegou ao ápice no país e exibe pessoas correndo atrás de um caminhão de lixo e procurando possíveis coisas para comer.