ESTADO
Agosto das Juventudes: Fundac realiza Mostra Juventude Ativa
De 9 a 13 de agosto, a Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente Alice de Almeida (Fundac) realiza a II Mostra Juventude Ativa, dentro da programação do “Agosto das Juventudes”, da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), em alusão ao Dia Internacional da Juventude (12 de agosto).
A II Mostra Juventude Ativa é mais uma ação da diretoria técnica da Fundac, através do eixo Esporte Cultura e Lazer, e ocorre de forma remota e simultânea para os adolescentes e jovens que cumprem medidas judiciais em todas as unidades socioeducativas do estado.
Para Waleska Ramalho, presidente da Fundac, a Mostra Juventude Ativa materializa a missão da Fundac de promover práticas participativas, pedagógicas e emancipadoras para o protagonismo dos adolescentes e jovens que estão privados de liberdade. “Apostar na juventude é acreditar na transformação social e investir no amanhã”, enfatizou.
De acordo com Nilton Santos, coordenador do eixo responsável pela Mostra, este ano as ações da semana voltadas à juventude vão contar com o suporte das direções, agentes socioeducativos e corpo técnico das unidades de internação, além de todos que fazem a Escola Cidadã Integral Socioeducativa – ECIS.
A programação interativa dedicada aos adolescentes e jovens em cumprimento de medidas judiciais na Fundac terá abertura oficial na tarde desta segunda-feira (9), com a participação da presidente Waleska Ramalho, do secretário de Estado do Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, e de todos que fazem a comunidade socioeducativa.
A Mostra Juventude Ativa utilizará a estrutura das aulas remotas da ECIS para realizar, de forma on-line, a transmissão de uma série de atividades que englobam: apresentações teatrais, debates, bate-papo esportivo com atletas (Revelando Campeões), apresentação de trabalhos, palestra sobre Saúde Mental, recital de poesias, conversa com mestre de capoeira, demonstração da Oficina de Karatê (CEA/Sousa), apresentação dos cantores do I Festival Socioeducativo da Canção e live musical.
Segundo Nilton Santos, ainda dentro da programação do Eixo, na próxima quarta-feira (11), os 16 socioeducandos classificados na segunda fase do III Concurso de Origami 3D da Fundac, irão participar da etapa final, montando origamis em tempo real que serão avaliados por uma comissão julgadora que vai eleger os três melhores trabalhos.