CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Atualização do Windows 10 “quebra” Alt + Tab de usuários; veja a solução
Uma atualização recente do Windows 10 aparentemente “quebrou” um recurso bastante popular do sistema: o atalho Alt + Tab. Nas compilações de julho (KB5004296) e de agosto de 2021 (KB5005033), a combinação de teclas não funciona corretamente para sair de aplicativos apresentados em tela cheia, conforme descrevem relatos no Hub de Comentários da Microsoft.
A principal suspeita, curiosamente, é um recurso recém-adicionado ao Windows 10, o feed “Notícias e Interesses” posicionado na barra de tarefas — a suspeita foi levantada assim que os utilizadores descobriram que desabilitar o recurso faz o Alt + Tab funcionar normalmente. Para aplicações em tela cheia, não restam opções para trocar de programa senão pelo Alt + Tab (ou Tecla Windows + Tab, embora esse seja menos popular), então o erro é uma condição bem inconveniente.
Quando o computador é afetado pelo problema, o atalho deixa os usuários com uma tela totalmente preta ou os joga diretamente na área de trabalho, com tudo minimizado.
Desinstalar atualizações resolve
Outra solução, esta um tanto mais demorada e drástica, é voltar para à versão anterior do sistema operacional. O Windows 10 permite que usuários desinstalem updates voluntariamente a partir do menu de configurações, na opção “Desinstalar Atualizações” dentro da seção Atualização e Segurança > Windows Update > Exibir histórico de atualização. O processo é descomplicado, mas levará mais tempo do que só desabilitar o feed de notícias.
Pelos comentários, o problema parece não afetar todo mundo, mas se comporta de forma diferente para cada usuário. No Reddit, alguns relatos mencionam que aplicações em tela cheia sempre são iniciadas de forma minimizada na Barra de Tarefas, mas não há certeza de que os erros estão relacionados.
O que resta para quem não quer abrir mão do “Notícias e Interesses”, mas quer seu Alt + Tab funcionando da forma correta, é esperar por uma atualização (e torcer para que ela venha acompanhada por uma correção).
Fonte: Reddit, Windows Latest