CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Como escolher o processador certo para o seu notebook
Se você vai comprar um notebook novo, há chances de que você tenha um bocado de dúvidas quanto aos componentes do seu futuro laptop, pois é preciso observar dados como tamanho de tela, peso, números de conexões e, principalmente, os componentes internos, como o processador, a placa gráfica e a memória RAM.
Vários desses quesitos são importantes, mas alguns nem sempre impactam no desempenho do computador. Outros, no entanto, devem ter prioridade na sua lista de pesquisas, já que não apenas são fundamentais para o bom desempenho da máquina, como muitas vezes não são componentes que podem ser trocados.
É o caso do processador dos notebooks, considerado como o cérebro do computador, sendo que suas especificações impactam diretamente na capacidade do laptop. É claro que a CPU não trabalha sozinha, sendo que outros dispositivos podem (e vão) interferir no desempenho do produto, porém é a unidade central de processamento que vai ditar muita coisa!
Dessa forma, hoje nós vamos trazer algumas dicas importantes para você ficar esperto na hora de comprar um notebook novo, já que há uma enorme variedade de opções, de diferentes fabricantes, de variadas gerações e focadas nas mais diversas tarefas. Este não é um artigo que vai englobar todas as informações possíveis sobre processadores, mas ao menos você terá um norte para evitar cair em ciladas.
Para que serve o processador?
Muito se fala em processador dual-core, quad-core e em números dos mais variados tipos que supostamente servem para definir a velocidade do computador. No entanto, antes de tudo, é preciso entender o propósito da CPU, para então compreender como esses tipos de detalhes podem impactar nas suas tarefas, assim você não precisa sair comprando algo apenas porque alguém falou, mas porque de fato você compreende a importância do componente.
Basicamente, tudo na informática é baseado em cálculos matemáticos, que são convertidos para diversos códigos e resultam na “mágica” que você vê na tela do seu computador. Quem faz todos esses cálculos é o processador, que fica responsável por decifrar suas ordens, processar os dados (daí o nome do componente) e comandar outras peças, delegando tarefas para cada dispositivo, que auxiliará a CPU de alguma forma.
Assim, de modo geral, é o processador que gerencia o sistema operacional, executa os aplicativos e realiza os cálculos de quase todas as atividades dentro dos softwares. É importante frisar o “quase todas”, pois há alguns programas que contam com códigos específicos e conseguem repassar determinadas tarefas para a placa de vídeo, que conta com um processador gráfico, sendo então especializada em situações de decodificação de imagem e vídeo.