Esporte
Estudante participa de sua 1ª competição Norte-Nordeste e traz títulos para a Paraíba
O estudante paraibano José Ronildo Filho, do 4º Ano do Colégio GEO/AZ João Pessoa, acaba de trazer para a Paraíba títulos do Campeonato Norte-Nordeste Mirim e Petiz de Natação, realizado nos dias 01 e 02 de outubro, em Maceió. O estudante, de apenas nove anos de idade, ganhou pelo Clube o 1º lugar petiz 2; o 3º lugar Mirim 1 pelo revezamento em equipe e o 3º lugar geral de toda competição. Além disso, Ronildo ainda foi medalhista de Prata pelo revezamento Livre e Medley. Ele competiu pelo Acqua R1, do Clube Cabo Branco e foi treinado pela técnica Ana Paula.
Essa foi a primeira competição de Ronildo e a família está muito orgulhosa. Para pai, mãe e irmã que acompanharam o campeonato de perto, foi uma emoção e surpresa imensa receber os resultados de quem foi orientado a participar para apenas se divertir. “Essa foi a primeira competição que ele participou por conta da pandemia que suspendeu as competições. Eu tive esse privilégio de acompanhar. Eu disse vamos e vamos nos divertir”, comentou Gabrielly Carvalho, irmã do atleta.
Ela contou que até sem voz ficou durante a torcida pelo irmão. “Foi emocionante cada vez que ele entrou na piscina. Gritei muito, fiquei sem voz, mas estimulei mesmo dizendo a ele que independente do resultado, ele seria meu campeão”, disse ela, destacando que o nível dos competidores era alto. “Foi uma conquista muito grande pelo nível dos atletas que estavam lá. Ficamos muito contentes, pai, mãe, avós, primos, toda família. Todos estão muito orgulhosos dele”, completou Gabrielly.
Nas categorias em que Ronildo foi medalhista individual, que foram dois revezamentos (Livre e Medley), ele optou pelo nado Craw e no Medley, ele nadou peito. Nas competições pelo Clube, foi a primeira que o Cabo Branco conseguiu o 3º lugar geral do mirim, o 1º lugar no petiz 2 e 3º lugar geral. A mãe de Ronildo, Cleonice Carvalho, falou da dedicação do filho pela Natação. “Ele treina todos os dias após sair do colégio. Mesmo assim, não esperávamos medalha porque os adversários eram muito fortes e ele competiu com atletas do Norte-Nordeste. Antes que ele viajasse eu disse que ele aproveitasse a viagem como presente de dia das crianças, apenas, e ele e os colegas nadaram bravamente”, comentou a mãe.
O pai, Ronildo Carvalho, também disse que a ideia era só se divertir. “Meu filho é um menino muito inteligente, gosta muito de estudar, divertir-se e ele estava querendo ir para a competição e eu disse a ele que ele não se cobrasse, que era primeira competição. Eu disse que ele fosse para se divertir, apenas participar, que nas próximas ele seria melhor. E ele acaba nos trazendo medalhas”, destacou Ronildo.