Connect with us

Internacional

Agência europeia recomenda terceira dose para imunodeprimidos

Órgão regulador da União Europeia indica que dose de reforço de vacinas de mRNA deve ser aplicada a partir de 28 dias após a segunda dose. Para população em geral, decisão fica a critério de cada país do bloco

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) recomendou que pessoas com sistema imunológico enfraquecido recebam uma terceira dose da vacina contra a covid-19 da Pfizer-BioNTech ou da Moderna (ambas baseadas na tecnologia de mRNA) pelo menos 28 dias após a segunda dose.

O órgão também disse que uma dose de reforço da vacina da Pfizer-BioNTech pode ser considerada para adultos com sistema imunológico normal cerca de seis meses após a segunda dose, mas deixou claro que isso dependerá de cada país do bloco europeu, levando em conta fatores como o progresso da campanha de vacinação e a disponibilidade de doses.

A EMA também avalia atualmente dados para apoiar uma dose de reforço para a população em geral com a vacina da Moderna, mas não tem data para divulgar suas conclusões.

A aguardada orientação da EMA veio após vários Estados-membros da União Europeia (UE) se anteciparem ao parecer da EMA e lançarem, por conta própria, suas campanhas de reforço, embora com regras distintas entre os países.

Bem antes da recomendação da União Europeia, o Brasil anunciou no final de agostoque começaria na metade de setembro a aplicação do reforço em imunossuprimidos e idosos com mais de 70 anos. Estados Unidos e Reino Unido também estão entre os países que optaram por aplicar o reforço em parte de seus habitantes. Já Israel, decidiu vacinar com a terceira dose toda a população.

A declaração da EMA vem em um momento em que os governos europeus estão sob pressão para reanimar suas economias, lutar contra a variante delta e evitar novos bloqueios às vésperas do inverno no hemisfério norte.

Na semana passada, o Centro Europeu de Controle e Prevenção de Doenças (ECDC) alertou para a cobertura vacinal insuficiente na região e para o consequente risco de aumento significativo de casos, hospitalizações e mortes até o fim de novembro caso restrições anticoronavírus fossem afrouxadas.

Especialistas divididos

Embora ainda não haja consenso sobre a necessidade de uma terceira dose, muitos especialistas defendem o reforço em imunodeprimidos. Muitos tratamentos para pacientes com câncer ou para pessoas com transplantes de órgãos, por exemplo, suprimem o sistema imunológico, tornando-os particularmente vulneráveis ​​a uma infecção por coronavírus.

Além disso, resultados de estudos italianos divulgados nesta segunda-feira mostram que as vacinas contra a covid-19 são menos eficazes em pessoas com sistema imunológico enfraquecido.

O Comitê de Medicamentos para Uso Humano (CHMP) da EMA analisou estudos que mostram que uma terceira dose de vacinas de mRNA “aumentou a capacidade de produzir anticorpos contra o coronavírus em pacientes com transplante de órgãos”.

“Embora não haja nenhuma evidência direta de que a capacidade de produzir anticorpos nesses pacientes proteja contra a covid-19, a dose adicional deve aumentar a proteção em pelo menos alguns pacientes”, justificou a agência.

Marc Van Ranst, virologista da Universidade de Leuven, na Bélgica, disse que a decisão sobre os reforços era esperada e “legitimaria as escolhas que alguns governos já fizeram” na Europa.

Ele acrescentou que o amplo sinal verde da EMA pode levar a uma maior fragmentação das decisões nacionais sobre o uso de reforços, mas que são necessários mais dados para a agência justificar um veredicto mais específico.

Antonella Viola, professora de imunologia da Universidade de Pádua, na Itália, é mais cética quanto a uma terceira dose. Ela afirma que o risco de inflamação do coração com as vacinas de mRNA, embora raro, deve ser levado em consideração e que o benefício de um reforço para adultos jovens e saudáveis é questionável.

“As vacinas que usamos protegem todos contra doenças graves com eficácia muito alta”, acrescentou ela.

Sobre a questão, a EMA observou em seu parecer que “o risco de doenças cardíacas inflamatórias ou outros efeitos colaterais muito raros após uma dose de reforço não é conhecido e está sendo monitorado cuidadosamente”.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) criticou os países ricos por acumularem vacinas contra a covid-19 para campanhas de reforço em grupos populacionais maiores, enquanto países mais pobres lutam para aplicar ainda as primeiras doses.

Dados da Pfizer-BioNTech

A Pfizer e a BioNTech apresentaram à EMA dados para defender a aplicação do reforço, que mostram que os níveis de anticorpos no sangue de pessoas vacinadas diminuem com o tempo. No entanto, segundo as empresas, uma terceira dose administrada aproximadamente seis meses após a segunda, em pessoas de 18 a 55 anos, tem a capacidade de aumentar esses anticorpos.

Os pesquisadores dizem que as células imunológicas, outro fator importante na imunização, podem conferir proteção mais duradoura contra doenças graves, mas sua presença no sangue é mais difícil de medir e, por isso, mais pesquisas são necessárias.

A EMA ainda destaca que todos os imunizantes aprovados na UE asseguram alta proteção contra doenças graves e internações na população em geral, e que, por isso, não há urgência em vacinar a população que não é imunodeprimida. A posição, é a mesma compartilhada pelo ECDC em um relatório divulgado no início de setembro. 

Alemanha já aplica terceira dose

Na Alemanha, residentes e funcionários de lares de idosos e profissionais da área da saúde já estão recebendo a terceira dose.

A Comissão Permanente de Vacinação (Stiko, na sigla em alemão) já recomendava, mesmo antes do aval da EMA, que pessoas com imunodeficiência recebessem uma dose adicional de uma vacina de mRNA cerca de seis meses após a imunização básica. Já pessoas com imunodeficiência severa, por exemplo, após transplantes de órgãos ou pacientes com câncer, poderiam recebê-la após quatro semanas.

De acordo com dados do Instituto Robert Koch, agência governamental para o controle e prevenção de doenças, quase 675 mil pessoas na Alemanha já receberam a dose de reforço.

Situação no Brasil 

O Brasil anunciou no final de agosto que vacinaria alguns grupos com a terceira dose a partir de 15 de setembro. Os maiores de 70 anos devem receber o reforço seis meses após a segunda dose. No caso dos imunossuprimidos, a terceira dose pode ser aplicada 28 dias após a segunda. Além disso, profissionais da saúde também já começaram a receber o reforço em alguns estados. 

No país, a recomendação é que a terceira dose seja preferencialmente da vacina da Pfizer-BioNTech, ou, de maneira alternativa, os imunizantes de vetor viral da Janssen ou da AstraZeneca.

No entanto, a administração dos imunizantes fica a cargo de estados e municípios. São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, começaram priorizando a Coronavac como reforço, estratégia questionada por muitos especialistas, já que dados mostram que a Coronavac teria uma eficácia relativamente menor entre os idosos. 

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ECONOMIA1 hora ago

Banco do Nordeste fortalece setores estratégicos da Paraíba em eventos de negócios 

Judiciário2 horas ago

A PEC contra a escala 6×1 – um passo rumo à redução da jornada de trabalho no BrasilA PEC contra a escala 6×1 –

Judiciário2 horas ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO2 horas ago

Tender Com Molho de Maracujá (Especial de Natal)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 horas ago

Programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia traz colóquio com cientistas quânticos

Judiciário3 horas ago

STJ e TST aprovam pagamento de benefício retroativo a ministros

Politíca3 horas ago

LÚCIA DE CHICA MOTTA: Candidata se elege vereadora em Patos usando nome de deputada

CIDADE3 horas ago

TCE encaminha à CGU e ao TCU contrato de R$ 11 milhões com empresa para gestão de saúde em Bayeux

CIDADE4 horas ago

O Drama dos Ribeirinhos de Cicerolândia: Uma Luta Pelo Rio Mamuaba

Segurança Pública5 horas ago

Agora é oficial: Marinha publica medidas de contenção e alteração exigidas pelo governo: morte ficta, 3.5%, reversão de pensão e idade limite para a reserva

CIDADE5 horas ago

Setramp e CGM recebem voto de aplauso da Câmara Municipal de João Pessoa

Segurança Pública17 horas ago

Território do Brasil está cercado por 28 bases militares: poderoso arsenal dos EUA, França e Reino Unido ameaçam a Amazônia e a soberania das Forças Armadas Brasileira

Segurança Pública17 horas ago

Regime disciplinar de policiais federais segue para sanção presidencial

Saúde17 horas ago

Veja os sinais e tratamento para a Clinomania

ENTRETENIMENTO17 horas ago

Novo filme de férias imperdível é a melhor adaptação de livro de todos os tempos

ENTRETENIMENTO18 horas ago

Veja os lançamentos do cinema em dezembro de 2024

CIÊNCIA & TECNOLOGIA18 horas ago

Instagram lança recurso para compartilhar localização

CONCURSO E EMPREGO18 horas ago

Empreendedores se inscrevem para programa ‘Eu Posso’ que oferece créditos de até R$ 15 mil

Educação & Cultura18 horas ago

Final do ano: como celebrar conquistas e engajar as famílias na Educação Infantil

Educação & Cultura18 horas ago

Alunos da Rede Municipal lançam livros com histórias infantis nesta quarta-feira

CONCURSO E EMPREGO18 horas ago

UFPB oferta 150 vagas para especialização gratuita em Gestão Pública na modalidade EaD

CONCURSO E EMPREGO18 horas ago

Prefeito em exercício celebra sucesso de parceria com Senac em projeto que está gerando emprego e aprendizado

Educação & Cultura18 horas ago

Livro sobre patrimônios de João Pessoa tem alunos da rede municipal como autores

Educação & Cultura18 horas ago

Pesquisa da UFPB na área de Materiais é uma das vencedoras de premiação da SBPMat

CIÊNCIA & TECNOLOGIA18 horas ago

Qualifica João Pessoa lança novos cursos online e gratuitos durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Educação & Cultura18 horas ago

Cícero Lucena trata da liberação de recursos do Governo Federal para João Pessoa na área da Educação

CIDADE19 horas ago

 Mais de meio milhão de piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento serão despejadas no Nordeste até o final do ano

AGRICULTURA & PECUÁRIA19 horas ago

Pesquisa desenvolve amora-preta mais doce e de alto potencial de lucro

AGRICULTURA & PECUÁRIA19 horas ago

Projeto que amplia recursos para o seguro rural é aprovado

AGRICULTURA & PECUÁRIA19 horas ago

Café: Restrição na oferta sustenta preços

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA20 horas ago

COMO FUNCIONARÁ O PAGAMENTO VIA PIX PELO WHATSAPP

CIÊNCIA & TECNOLOGIA20 horas ago

STARTUP UTILIZA TECNOLOGIA DE SOM PARA FAZER OBJETOS LEVITAREM

ECONOMIA20 horas ago

ECONOMIA CIRCULAR

ENTRETENIMENTO20 horas ago

QUAIS AVES VISITAM UM AÇUDE NO PANTANAL?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA20 horas ago

BRASILEIROS MOSTRAM APOIO CRESCENTE AOS BIOCOMBUSTÍVEIS

Saúde1 semana ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde1 semana ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura1 semana ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br