CIÊNCIA & TECNOLOGIA
90% dos brasileiros acreditam na ciência e na tecnologia para superar crises
Estudo do Institute for Business Value da IBM diz que o desenvolvimento rápido de vacinas contra o COVID-19 aumentou confiança
A maioria dos consumidores acredita que os avanços da ciência e da tecnologia trarão mudanças positivas e terão papel importante na resposta da humanidade a crises futuras. É o que revela uma pesquisa do Institute for Business Value da IBM, que ouviu mais de 14 mil adultos em nove países, incluindo Brasil e México na América Latina.
Para 88% dos entrevistados no mundo, os avanços científicos e tecnológicos são críticos para ajudar a tornar o mundo melhor. No Brasil, o número é ainda mais alto: 95%.
Quase 80% dos entrevistados no mundo indicaram que o desenvolvimento rápido de vacinas contra o COVID-19 aumentou a confiança na ciência.
A maioria dos entrevistados acha que tecnologias emergentes podem ajudar a resolver desafios da sociedade, principalmente a robótica, a inteligência artificial e tecnologias semicondutoras. No México e no Brasil a confiança é a maior entre os entrevistados.
Os entrevistados na maioria concordaram que são necessárias ações para fazer avançar a ciência e a tecnologia em seus países. Melhorar programas de ensino STEM (acrônimo da língua inglesa para ciência, tecnologia, engenharia e matemática) e o financiamento para pesquisas estão no topo da lista.
Mundo do trabalho
A maioria dos funcionários de empresas ouvidos pela pesquisa dizem que a pandemia os obrigou a aprender novos modos de trabalho e novas tecnologias. Disseram que é esperado que o 5G e a IA se tornem cada vez mais importantes nos próximos 3 anos.
Mais entrevistados do Brasil (49%) e México (46%) do que de todos os outros países entrevistados indicam que irão usar Cloud Computing dentro dos próximos três anos. 57% dos brasileiros entrevistados acreditam que o 5G será necessário em seu trabalho nos próximos três anos.