Segurança Pública
GTA e bombeiros militares realizam treinamento para resgates aéreos em casos de afogamento
O Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Secretaria da Segurança e da Defesa Social realizou, na manhã desta terça-feira (19), na praia de Barra de Gramame, no litoral norte paraibano, um treinamento com os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar. O objetivo foi preparar ainda mais os profissionais para ações com os equipamentos ‘sling’ e ‘puçá’, que simulam a retirada de pessoas em afogamento diretamente da água.
De acordo com o tenente coronel Carlos Nascimento, comandante do GTA, o treinamento é uma preparação para os trabalhos da Operação Verão 2022. “Com a proximidade dessa estação e a flexibilização dos decretos, existe uma expectativa que o número de frequentadores do litoral paraibano aumente. Nesse sentido, estamos capacitando as tropas especializadas. Nesse caso, os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros, a fim de melhor operacionalizar a prestação de serviços aos paraibanos e turistas que nos visitarem em 2022”, explicou o comandante.
“É uma parceria superimportante, porque com esse treinamento nós podemos diminuir o tempo/resposta e dar uma melhor qualidade ao nosso salvamento, dando mais chance de vida a quem, porventura, for resgatado”, reforçou a tenente coronel Katty Sabrina do Nascimento Silva, comandante do Batalhão de Busca e Salvamento.
Ainda segundo ela, principalmente durante os fins de semana, o Grupamento tem intensificado patrulhamentos aéreos nos litorais norte e sul da Paraíba, além da região metropolitana. O trabalho compreende também apoio a operações policiais em todo o Estado.