ENTRETENIMENTO
Homem-Aranha 3 │ 10 detalhes que você provavelmente não percebeu no novo trailer
Depois de muita espera e mistério, o novo trailer de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa finalmente chegou e deu mais detalhes sobre a trama do filme, além de ter revelado todos os vilões que Peter Parker (Tom Holland) vai ter que enfrentar. E por mais que as tão esperadas participações de Tobey Maguire e Andrew Garfield não tenham se confirmado, o trailer traz vários pequenos segredos sobre as reviravoltas que o longa deve apresentar.
E mesmo sem o retorno dos atores, o trailer chancelou muitos dos rumores que já vinham circulando há algum tempo, sobretudo em relação à dinâmica desses personagens vindos de outras realidades. Tanto que ele trouxe algumas surpresas em termos de história do que essa invasão dos vilões tem a oferecer.
São detalhes que passaram despercebidos aos olhos de muita gente. Afinal, é realmente muito difícil prestar atenção quando se está empolgado com as explosões, as cenas de ação e toda a magia envolvendo o multiverso da Marvel. Por isso, agora que todo mundo está mais calmo, chegou a hora de vasculhar o trailer e ver o que mais ele tem a revelar.
10. Aranhas escondidos
E vamos começar tirando o elefante da sala. Apesar de o novo trailer de Sem Volta para Casa não ter mostrado as outras versões do Homem-Aranha que todo mundo queria ver, isso não quer dizer que eles não estão no vídeo.
Os olhos treinados dos fãs notaram que as participações de Maguire e Garfield foram retiradas digitalmente do vídeo para manter o suspense. Tanto que, na cena em que o Homem-Aranha avança para enfrentar o Duende Verde, Homem-Areia e o Lagarto, é possível ver o réptil levando um golpe no ar de alguém que não aparece na tela. Perceba no segundo 55 do vídeo abaixo.
Esse é um trecho muito rápido e que não está presente em todas as versões liberadas do trailer. No YouTube, por exemplo, o Lagarto não aparece fazendo esse estranho movimento, mas o teaser disponibilizado pelo estúdio nas redes sociais já trazia esse detalhe, o que indica que alguém se confundiu na hora de finalizar os arquivos.
E embora não seja a confirmação que a gente queria ver, é o indício mais concreto que temos de que os outros Homens-Aranhas vão aparecer no longa. Além disso, a composição da cena só faz sentido pensando nesse encontro dos heróis, já que alguns dos vilões estão ignorando Tom Holland e atacando o nada, sugerindo que realmente há alguma coisa ali.
9. O famigerado andaime
Uma das supostas imagens vazadas que mais circulou ao longo dos últimos meses trazia o ator Andrew Garfield paramentado como Homem-Aranha em cima do que parecia ser um andaime nos sets de filmagem. Muito se discutiu sobre essa foto, até porque não havia qualquer indício de que ela era real e muito menos que se tratava de algo de Sem Volta para Casa.
Pois bem, repare que essa mesma luta entre o Homem-Aranha e os vilões acontece no que parece ser o alto da Estátua da Liberdade, que está em obras para receber o escudo do Capitão América e cercada dos mesmos andaimes. Assim, é realmente difícil não acreditar que aquelas imagens dos atores reunidos não são mesmo reais.
Aliás, um outro rumor anterior já apontava que a batalha final de Sem Volta para Casa aconteceria no alto da estátua e o trailer parece confirmar isso. Esse vazamento também indicava a morte de um personagem importante para Peter Parker e, como tudo está sendo confirmado, pode ser que tenhamos algo nessa linha se concretizando também.
8. Doutor Octopus aliado
Muito se fala sobre como o Homem-Aranha vai ter que enfrentar seus inimigos de outras realidades em Sem Volta para Casa e o primeiro trailer já deixou isso claro quando trouxe o Doutor Octopus (Alfred Molina) enfrentando o herói na ponte. Além disso, tivemos várias imagens que mostravam esse embate em outros ângulos. Contudo, o que o vídeo mais recente revelou é que o vilão deve ser mais um aliado do que um inimigo por aqui.
Com exceção do embate inicial — que deve acontecer justamente quando Octopus chega à realidade do MCU —, devemos ver o vilão trabalhando em conjunto com Peter Parker para devolver os outros criminosos às suas linhas temporais. Sendo um homem da ciência, faz sentido ele entender os riscos que uma variação tão grande da realidade pode oferecer e, por isso, deve ajudar o Aranha.
Isso fica claro já no trailer quando Parker, MJ (Zendaya) e Ned (Jacob Batalon) fazem piada com o nome do vilão, o que mostra já que ele não é mais visto como uma ameaça. Além disso, há uma cena muito rápida em que vemos o Electro (Jamie Foxx) atacando Octopus.
Aliás, vale lembrar que o próprio Tom Holland já disse em entrevistas que adorou trabalhar com Alfred Molina, que era um grande vilão quando ele era criança e que se revelou alguém muito divertido. Na época dessa fala, a gente acreditou que era porque os dois se enfrentavam, mas parece que a proximidade foi bem maior do que isso.
7. O destino dos vilões
Talvez essa tenha sido a grande surpresa do trailer. A gente já sabia que o Duende Verde, Doutor Octopus, Electro, Homem-Areia e Lagarto apareceriam no longa, mas não tínhamos ideia do porquê eles insistiriam em ficar em um mundo que não é o deles. Pois agora sabemos que eles querem evitar o retorno por saberem que apenas a morte os espera em suas realidades.
Como o Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) explica, esses personagens morreram em lutas contra o Homem-Aranha em seus mundos e, ao que parece, eles querem ficar no Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês) para fugir desse destino. Afinal, agora eles são anomalias do espaço-tempo e podem agir livremente — embora as consequências para esta realidade sejam desconhecidas.
É nesse ponto que devemos ver o Doutor Octopus se aliando ao Homem-Aranha e ajudando a enfrentar os demais — e talvez morrendo no processo, já que ele não aparece nas sequências finais do trailer.
É um trecho muito rápido em que vemos o Duende Verde voando sem máscara. Só que, como ele está muito rápido, não dá para visualizar seu rosto com exatidão. E, levando em consideração que os filmes anteriores já apresentaram duas versões de Harry Osborn — o filho do vilão — e que ambas já assumiram o manto do Duende, há quem acredite que podemos ter essa surpresa a caminho.
Por outro lado, alguns vazamentos um pouco mais antigos refutam essa teoria e destacam que é o próprio Willem Dafoe na cena, ainda que sem a máscara. Artes conceituais já mostravam o ator usando uma versão menos Power Ranger do vilão e substituindo o elmo por um par de óculos, como é possível ver no trailer.
4. Novos visuais
E o Duende Verde não vai ser o único vilão a mexer no guarda-roupa ao longo de Sem Volta para Casa. O trailer já deixa claro que Electro também vai passar por algumas mudanças desde a última vez que o vimos, em O Espetacular Homem-Aranha 2. Ao invés de ser aquela criatura azul feita de pura energia, ele vai manter a aparência humana e vai trazer alguns efeitos que remetem ao traje original dos quadrinhos.
Ainda que isso não signifique o colante verde e a estrela amarela na cara, já é uma mudança muito bem-vinda perto do estranho visual adotado em seu filme.
O Homem-Areia também aparece no trailer, mas apenas como essa tempestade gigante, então é impossível dizer se essa é sua nova forma definitiva ou apenas para esse confronto final. Já o Lagarto é um réptil gigante e ele vai continuar assim, lutando pelado contra o herói.
3. Cuidado com o que você deseja
Falando no Duende Verde, ele já tinha roubado a cena no primeiro trailer ao dizer que Parker precisa ter cuidado com o que deseja. E, no novo vídeo, a temática volta à tona quando o personagem afirma que o herói está sofrendo por ter tudo o que deseja, mas que o mundo vai forçá-lo a escolher algo.
Não fica claro exatamente sobre o que ele está falando, mas é possível supor alguns sentidos dessa frase. A primeira delas está justamente relacionada ao que a gente falou sobre o dilema em relação ao destino dos vilões. Peter realmente conseguiu fazer com que o mundo esquecesse que ele era o Homem-Aranha, mas agora ele se vê diante da necessidade de mandar os vilões para a morte e possivelmente abrir mão do feitiço.
Outra teoria que já tinha sido apontada em um dos supostos roteiros vazados é que o mundo vai realmente esquecer que ele é o herói, o que significa abrir mão dos Vingadores e também de seu romance com MJ. E isso se encaixa com o próprio começo do trailer, em que Parker fala para sua namorada que a única semana que ele teve de vida normal desde que ganhou seus poderes foi quando esteve com ela.
Só que há a possibilidade também de não estarmos falando de sua identidade secreta ou coisa assim, mas dessa necessidade do herói de tentar manter todos a salvo. Isso também está presente no trailer, com Peter chorando para a tia May (Marisa Tomey) que a culpa é toda dele. E já havia alguns rumores de que alguém importante iria morrer — e há várias cenas que sugerem isso, incluindo o momento em que MJ cai do alto da estátua.
2. A morte se aproxima
A morte de alguém é algo que o trailer pontua em mais de um momento. Todo esse discurso de que Peter não é capaz de salvar todo mundo é algo que o próprio Holland já vinha falando há algum tempo e que fica claro o porquê quando vemos a tônica que Sem Volta para Casa deve adotar.
Dificilmente MJ vai morrer na queda da ponte, mas é bem clara a referência com a morte de Gwen Stacy (Emma Stone) em O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro. Por isso mesmo, é bem provável que a jovem seja salva pelo Aranha de Andrew Garfield.
Por outro lado, algumas outras mortes são possíveis. Repare como o Doutor Octopus não aparece mais em momento algum do trailer depois de ser atingido por Electro, nem mesmo no que parece ser a batalha final. Ao mesmo tempo, temos uma única cena da tia May e de Happy Hogan (Jon Favreau), o que faz deles possíveis alvos também.
E, vale lembrar, os mesmos rumores que acertaram tudo o que o trailer mostrou apontam que alguém vai mesmo partir dessa para a melhor.
1. Evento Nexus
O final do trailer traz o Doutor Estranho no alto da Estátua da Liberdade dizendo que algo se aproxima e que ele não é mais capaz de impedir. Não fica claro do que ele está falando e há até quem acredite que é uma referência a Maguire e Garfield. No entanto, isso não parece fazer muito sentido no contexto geral e, ao que tudo indica, estamos vendo o irromper total do multiverso e a criação de um evento Nexus.
Perceba que a cena se passa no alto da estátua depois que os andaimes e o escudo desabaram — ou seja, após a batalha contra o Homem-Areia, Lagarto e Electro. Parece ser, portanto, um momento do fim do filme, possivelmente quando o Homem-Aranha e o Doutor Estranho tentam resolver a bagunça toda. E deve ser aí que descobrimos que eles não foram capazes de impedir a loucura do multiverso.
Como muitos fãs notaram nas redes sociais, os efeitos que aparecem nos céus de Nova York parecem muito com os desenhos das linhas temporais que aparecem na série Loki, o que pode indicar uma conexão temática. E, levando em consideração que o filme seguinte a Sem Volta para Casa é Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, essa é uma conclusão que faz todo o sentido.