ESTADO
Seirhma firma convênio para edição de balanço energético do Estado
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (Seirhma), firmou convênio, neste mês de novembro, com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), que permitirá a edição do Balanço Energético da Paraíba. O documento apresentará a contabilidade relativa à oferta e consumo de energia, incluindo a extração de recursos energéticos primários, sua conversão em formas secundárias, a importação e exportação, a distribuição e o uso final da energia no Estado.
O objetivo do convênio é permitir o uso de dados referentes aos quantitativos de produção e consumo de energia, segmentados por setor de atividade econômica ou fonte energética, obtidos em pesquisa direta realizada pela EPE, empresa vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME), responsável pela elaboração, publicação e divulgação anual do Balanço Energético Nacional (BEN).
O secretário de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, Deusdete Queiroga, destaca que há mais de 20 anos não é elaborado o balanço energético consolidado da Paraíba e que a retomada da iniciativa é uma ação importante para o setor. Quando concluído, o Balanço Energético do Estado da Paraíba ficará disponível para acesso no portal da Seirhma: https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-de-infraestrutura-dos-recursos-hidricos-e-do-meio-ambiente/ e será atualizado anualmente.
A partir dos dados fornecidos pela EPE, e complementados pela equipe da Seirhma, até o final do primeiro semestre de 2022 será publicado o Balanço Energético do Estado da Paraíba (BE-PB) ano base 2020. De acordo com o secretário executivo de Energia da Paraíba, Robson Barbosa, o Balanço Energético é um instrumento importante para o planejamento, acompanhamento, estudos e pesquisas do setor energético da Paraíba, tanto pela esfera pública quanto privada.