ENTRETENIMENTO
Prefeitura abre consulta pública e recebe sugestões para o XVII Samap
A Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), torna público o projeto do XVII Salão Municipal de Artes Plásticas (Samap) para 2022, que deve acontecer na Galeria Casarão 34, e abre consulta pública com a comunidade de artistas visuais para que eles deem suas sugestões. O documento estará disponível para consulta até o próximo domingo (5).
“O aspecto mais importante dessa consulta é que nós queremos construir, por meio do diálogo com a comunidade de artistas plásticos e visuais, um edital para o Samap que seja inovador e que consiga abraçar um conjunto de arte contemporânea capaz de revelar a dimensão exata que a nossa arte contemporânea experimenta”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves. “Vamos planejar um Samap que dialogue com as novidades e com os aspectos atuais da arte”, acrescentou.
A chefe da Divisão de Artes Visuais da Funjope, Michele Almeida, afirmou que a participação dos artistas é fundamental para a construção do edital. “A Prefeitura de João Pessoa abriu esse período de consulta pública para que os artistas se manifestem e enviem suas sugestões. É muito importante para a Funjope essa participação”, declarou.
Os artistas poderão enviar suas ideias através do e-mail samap.sugestoes@gmail.com. A análise será feita pela Divisão de Artes Plásticas da Funjope, juntamente com o jurídico e diretoria executiva.
O Salão Municipal contemplará 15 propostas artísticas visuais, individuais ou coletivas que, além do Casarão 34, serão expostas, eventualmente, em outros espaços da Prefeitura de João Pessoa.
Samap – O Salão Municipal de Artes Plásticas visa incentivar a produção e difusão das artes visuais, proporcionando a pesquisa e a busca de novos conceitos através da valorização e do fortalecimento da diversidade presente nas artes contemporâneas. Além disso, busca promover a democratização e o acesso à cultura.
As propostas deverão trabalhar nas diversas linguagens artísticas, como pintura, desenho, escultura, fotografia, gravura, objeto, arte e tecnologia, performance, happening, vídeo, instalação, arte urbana.