Connect with us

Segurança Pública

O que acontece com o preso que comete uma falta grave?

Análise legislativa e jurisprudencial das consequências da falta grave na Execução Penal

Visando a ressocialização do apenado, a Lei de Execução Penal oferece alguns benefícios aos condenados que trabalham, estudam, se profissionalizam e ostentam bom comportamento. Em contrapartida, impõe sanções aos apenados que não demonstram propensão à reabilitação, seja desrespeitando a autoridade penitenciária ou praticando novos delitos. Essas sanções, além de trazerem privações aos presos, ainda afetam ou impossibilitam a conquista dos benefícios da execução.

 As faltas disciplinares são divididas em leves, médias e graves. Enquanto as duas primeiras variam de acordo com o regimento disciplinar de cada estado, bem como as respectivas sanções, as faltas graves estão disciplinadas no art. 50 da LEP.

Art. 50. Comete falta grave o condenado à pena privativa de liberdade que:

I – incitar ou participar de movimento para subverter a ordem ou a disciplina;

II – fugir;

III – possuir, indevidamente, instrumento capaz de ofender a integridade física de outrem;

IV – provocar acidente de trabalho;

V – descumprir, no regime aberto, as condições impostas;

VI – inobservar os deveres previstos nos incisos II e V, do artigo 39, desta Lei.

VII – tiver em sua posse, utilizar ou fornecer aparelho telefônico, de rádio ou similar, que permita a comunicação com outros presos ou com o ambiente externo. (Incluído pela Lei nº 11.466, de 2007)

VIII – recusar submeter-se ao procedimento de identificação do perfil genético. (Incluído pela Lei nº 13.964, de 2019)

 Por determinação legal do art 5999,LEPP, para que seja reconhecida uma falta grave – bem como seus efeitos – é imprescindível que esta seja analisada administrativa judicialmente. A análise administrativa se dá através de um Processo Administrativo Disciplinar, conhecido como PAD. A instauração de um PAD, em regra, advém de um Boletim de Ocorrência (apontando a prática de um crime doloso), de um termo de ocorrência circunstanciado no próprio estabelecimento prisional (no momento em que se localiza um aparelho telefônico, por exemplo) ou através de cópia de livro atestando que o apenado não retornou de alguma saída (acrescida também de um termo de ocorrência).

 A Súmula 533, STJ, além de reafirmar a obrigatoriedade de abertura de um PAD, sob pena de nulidade, ainda explicita a imprescindibilidade da constituição de um advogado ou nomeação de um defensor público, visando, desta forma, assegurar o contraditório e a ampla defesa do acusado. A expressa exigência de um advogado ou defensor veda que o apenado seja assistido por um assistente judiciário do próprio estabelecimento prisional, já que, por uma questão de hierarquia, esses assistentes são subordinados ao diretor do estabelecimento, que é quem atestará, nessa fase, se houve ou não o cometimento de falta disciplinar.

 Reconhecida a falta disciplinar grave na fase administrativa, o diretor do estabelecimento prisional rebaixa o comportamento do apenado e encaminha ao juiz da execução um relatório com as conclusões do processo administrativo. Por falta de previsão legal, não há um procedimento claro a ser cumprido, variando muito de acordo com cada estado, mas, em regra, têm-se uma audiência de justificação, circunstância na qual são analisas as provas e ouvido o apenado, eventuais testemunhas, MP e defesa. Reconhecida a falta grave judicialmente, o magistrado da execução irá imputar ao condenado uma série de restrições.

 Por disposição do art. 118ILEP, reconhecida a prática de falta grave, ocorrerá a regressão para regime mais gravoso. Além da regressão de regime, ainda interrompe-se o prazo para futuras progressões, recomeçando do zero, a partir da data da infração (e não da responsabilização, que pode levar meses), conforme entendimento jurisprudencial sedimentado na Súmula 534, STJ. Porém, apesar de voltar a ser contado do zero, o preenchimento da fração necessária para a próxima progressão se dará em relação ao restante da pena, não mais em relação ao total.

 Uma das hipóteses de falta grave é a prática de crime doloso, internamente ou externamente ao estabelecimento prisional. A Súmula 526, STJ, determina que o reconhecimento de falta grave decorrente do cometimento de fato definido como crime doloso no cumprimento da pena não exige o trânsito em julgado. A jurisprudência não determina, porém, o que deve ser exigido, se bastaria um B.O. registrando o fato, o oferecimento da denúncia por parte do MP ou uma condenação em primeiro grau, por exemplo. Na prática, o mero registro do fato em boletim de ocorrência já se faz suficiente para a instauração de um PAD e para o isolamento preventivo de 10 dias, cabível nas situações de falta grave, por determinação do art. 60LEP.

 Outra consequência é a perda de até 1/3 dos dias remidos, conforme disposição do art. 127LEP. Embora parte da doutrina considere que essa perda só seria possível se fosse por uma falta praticada durante o trabalho ou o estudo – justificando, dessa forma, a perda desses dias – a jurisprudência majoritária não admite essa tese.

 Revoga-se também a autorização para o trabalho externo, por determinação do parágrafo único do art. 37LEP e para as saídas temporárias, de acordo com o art. 125LEP. Por determinação da Súmula 441 do STJ, o reconhecimento da falta grave não impede, por si só, a vedação ao livramento condicional, nem gera alteração da data-base. A Súmula 535, STJ, também estabelece que não interrompe-se o prazo para indulto ou comutação.

 Uma observação de suma importância é que embora o reconhecimento da falta grave não vede, por si só, o direito a alguns benefícios, acaba os vedando indiretamente, uma vez que, em regra, para ter direito à esses estímulos, o apenado precisa gozar de bom comportamento carcerário e não ter cometido falta grave nos últimos meses.

 Com o advento da Lei Anticrime soma-se as demais mais uma falta grave, prevista no art. 150, VIII, LEP, motivada pela recusa do apenado em se submeter a coleta do DNA para a identificação do perfil genético, disciplinado no art. 9-ALEP.

 Sendo o caso de falta grave que ocasione subversão da ordem e da disciplina interna (como uma rebelião, por exemplo) ainda há possibilidade de transferência para Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), regulado pelo art. 52LEP.

 Como foi exposto, durante o cumprimento de pena, com o intuito de retirar o apenado da marginalidade, são oferecidos benefícios aos que de fato demonstrem aptidão à ressocialização, mas, em contrapartida, limita esses benefícios aos que, apesar do trabalho, do estudo e do respeito, desacatam normas internas imprescindíveis para um cumprimento de pena que atenda aos seus propósitos de ressocializaçãohumanização profissionalização.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ENTRETENIMENTO11 minutos ago

Novo filme de férias imperdível é a melhor adaptação de livro de todos os tempos

ENTRETENIMENTO42 minutos ago

Veja os lançamentos do cinema em dezembro de 2024

CIÊNCIA & TECNOLOGIA51 minutos ago

Instagram lança recurso para compartilhar localização

CONCURSO E EMPREGO53 minutos ago

Empreendedores se inscrevem para programa ‘Eu Posso’ que oferece créditos de até R$ 15 mil

Educação & Cultura57 minutos ago

Final do ano: como celebrar conquistas e engajar as famílias na Educação Infantil

Educação & Cultura1 hora ago

Alunos da Rede Municipal lançam livros com histórias infantis nesta quarta-feira

CONCURSO E EMPREGO1 hora ago

UFPB oferta 150 vagas para especialização gratuita em Gestão Pública na modalidade EaD

CONCURSO E EMPREGO1 hora ago

Prefeito em exercício celebra sucesso de parceria com Senac em projeto que está gerando emprego e aprendizado

Educação & Cultura1 hora ago

Livro sobre patrimônios de João Pessoa tem alunos da rede municipal como autores

Educação & Cultura1 hora ago

Pesquisa da UFPB na área de Materiais é uma das vencedoras de premiação da SBPMat

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 hora ago

Qualifica João Pessoa lança novos cursos online e gratuitos durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Educação & Cultura1 hora ago

Cícero Lucena trata da liberação de recursos do Governo Federal para João Pessoa na área da Educação

CIDADE2 horas ago

 Mais de meio milhão de piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento serão despejadas no Nordeste até o final do ano

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

Pesquisa desenvolve amora-preta mais doce e de alto potencial de lucro

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

Projeto que amplia recursos para o seguro rural é aprovado

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

Café: Restrição na oferta sustenta preços

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

Projeção de déficit global de açúcar faz cotações subirem quase 2% no mercado internacional

Esporte2 horas ago

Flamengo e Fortaleza empatam e ficam distantes do título do Brasileirão

Esporte2 horas ago

Susto no UFC! Chinesa é levada às pressas para o hospital e revive casos chocantes após nocautes; relembre

Esporte2 horas ago

F1 fecha acordo e Cadillac se torna 11ª equipe do grid em 2026

Esporte2 horas ago

1º X1 de Mountain Bike do Congo reúne atletas e encanta público com inovação no ciclismo paraibano

Esporte2 horas ago

KTM entrará em autoadministração em meio a dificuldades financeiras

Esporte2 horas ago

Seleção feminina realiza primeiro treino com todas as convocadas

Esporte2 horas ago

Tabela do Paraibano 2025 é divulgada, mas aguarda decisão do CSP de jogar ou não

Esporte2 horas ago

Del Potro conta tudo sobre o fim da carreira: operou oito vezes o joelho e pondera colocar prótese

Saúde3 horas ago

Quais são as bactérias mais perigosas do mundo?

ECONOMIA3 horas ago

O Bolsa Família precisa mudar?

Segurança Pública3 horas ago

Operação da PF investiga vendas de sentenças judiciais

Internacional3 horas ago

Trump ameaça impor pesadas tarifas a México, Canadá e China

Internacional3 horas ago

Os desafios de Yamandú Orsi, discípulo de Mujica, no Uruguai

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 horas ago

COMO FUNCIONARÁ O PAGAMENTO VIA PIX PELO WHATSAPP

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 horas ago

STARTUP UTILIZA TECNOLOGIA DE SOM PARA FAZER OBJETOS LEVITAREM

ECONOMIA3 horas ago

ECONOMIA CIRCULAR

ENTRETENIMENTO3 horas ago

QUAIS AVES VISITAM UM AÇUDE NO PANTANAL?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 horas ago

BRASILEIROS MOSTRAM APOIO CRESCENTE AOS BIOCOMBUSTÍVEIS

Saúde1 semana ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde1 semana ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura1 semana ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br