CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Primeira versão funcional da interface Aero, do Windows Vista, vaza na web
Um usuário aspirante a “arqueólogo de sistemas operacionais” descobriu uma antiga versão da Aero, a interface que foi introduzida no Windows Vista. A identidade visual “moderninha”, recheada de efeitos de transparência e que persistiu até o Win 7, aparentemente passou por profundas mudanças antes de alcançar o estágio final tão adorado e marcante.
Esse protótipo do Windows Aero foi encontrado na build 4020 do Windows Longhorn — versão experimental do Vista. A compilação data de março de 2003, segundo o perfil do Twitter chamado Albacore, que deu vazão à descoberta do “arqueólogo digital” @evil_pro_, e seria a “primeira” a apresentar resquícios funcionais do protótipo.
Na época, o Windows Aero foi importantíssimo para elevar a popularidade do Windows Vista — mas a empolgação acabou aí. Os efeitos de transparência e elementos visuais do sistema usavam aceleração por hardware (GPU) para a renderização, algo extremamente pesado para os PCs da época.
Algo entre Win XP e Vista
As versões de testes do Windows Aero diferem bastante do que acabou na versão final do Windows Vista, mas alguns conceitos foram preservados: a interface usa e abusa de efeitos de transparência e cantos arredondados, característica que foi mantida até o Win 7.
A Barra de Tarefas era tão fina quanto a que apareceu no Windows Vista e, apesar de transparentes, os elementos visuais que contornavam janelas e outras figuras da tela tinham tons mais marcantes, como cinza nos contornos de programas. Numa análise rápida, dá para notar semelhanças também com o Windows XP — que, considerando a data, havia sido lançado apenas 2 anos antes.
Acompanhar a evolução dos sistemas operacionais e descobrir o processo de desenvolvimento é importantíssimo para costurar a história desses produtos. Especialmente, no caso do Windows Vista, essa descoberta é ainda mais interessante, já que o SO foi marcante para a história da MS, mesmo que negativamente.
Fonte: Albacore