ENTRETENIMENTO
Quem é o melhor Homem-Aranha nos cinemas?
A estreia de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa e o possível encontro de três gerações do herói traz à tona a dúvida que atormenta os fãs de quadrinhos há anos: afinal, quem é o melhor Homem-Aranha nos cinemas?
Essa não é uma pergunta fácil e já foi alvo de muita discórdia entre o público nerd, uma vez que não há consenso em relação ao tema. Quem defende Tobey Maguire é acusado de ser saudosista e que, por isso, ignora as várias mudanças feitas na época. Já os fãs de Tom Holland têm que ouvir que essa versão sem tio Ben tem vários problemas no conceito do que é o herói, enquanto o pobre do Andrew Garfield acaba ofuscado pelos péssimos roteiros de seus filmes.
E ao mesmo tempo em que todas essas críticas são reais, não há como ignorar os acertos que cada uma das encarnações do Homem-Aranha teve. Seja em termos de personalidade, uniforme ou mesmo o arco do herói como um todo, cada uma das três versões do Escalador de Paredes entregou uma faceta diferente do personagem que agradou mais ou menos determinado tipo de fã.
Isso porque, na verdade, não existe uma versão definitiva do Homem-Aranha nem nos quadrinhos, muito menos no cinema. Como ele é um personagem, tudo vai depender de como o roteiro vai trabalhá-lo, como o artista vai imaginar seu visual ou mesmo seu estado de espírito quando acompanhou aquela história. Por isso, é virtualmente impossível cravar que esse ou aquele é a melhor encarnação do herói e ponto final.
Só que não estamos aqui para ficar em cima do muro. Como existem tantas variáveis nessa equação que indicam qual a melhor versão do Homem-Aranha, decidimos destrinchar ponto a ponto para ver qual ator se saiu melhor ao dar vida ao Amigão da Vizinhança. Assim, dividimos em quatro categorias: Melhor Peter Parker, Melhor Homem-Aranha, Melhor Uniforme e Melhor Jornada. Assim conseguimos analisar melhor o trabalho de cada ator no papel. Mas será que você concorda com a gente?
Vale lembrar que isso não quer dizer que a nossa opinião é a definitiva, já que a ideia aqui é apenas uma visão dessa dúvida tão controversa. Assim, se você concorda ou discorda dos argumentos apresentados, compartilhe sua opinião conosco para que possamos saber qual a melhor versão do herói para você.
Melhor Peter Parker
Vamos começar pelo básico. Afinal, antes de existir um Homem-Aranha, é preciso que tenhamos um Peter Parker e isso é fundamental para a construção da persona do herói que veremos a seguir. E, nesse ponto, já há uma grande divisão de opinião entre os fãs, muito por causa de uma questão geracional.
Isso porque Tobey Maguire encarna uma versão bem tradicional do personagem, enquanto as duas encarnações mais modernas atualizam bastante o conceito. Assim, dependendo do tipo de leitor que você é, isso vai impactar diretamente o tipo de Parker que você espera ver no cinema.
Dessa forma, nem vale a pena entrar no mérito se o herói precisa ser o nerd estereotipado ou uma versão mais descolada. O que realmente importa na questão do melhor Peter Parker se resume a uma frase: “com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades”.
Sim, o icônico lema do Homem-Aranha é o que deve definir o Peter Parker de verdade. E, nesse sentido, a versão de Tobey Maguire ainda é a que se sai melhor nesse quesito. Isso porque deixa sempre claro o peso que é ser o Amigão da Vizinhança, de modo que vestir aquele uniforme é quase um sacrifício que ele faz em prol desse bem maior.
Mais do que saber dos riscos que a atividade heróica pode trazer para a vida de quem ama, ele não se importa com as consequências que isso traz para a sua própria vida. Ele se ferra em relacionamento, no trabalho e com a família porque sabe que precisa fazer algo pela cidade — algo que somente o Homem-Aranha é capaz de fazer. É um samaritano puro.
E as versões de Andrew Garfield e Tom Holland pecam em alguns pontos cruciais nesse sentido. Os problemas enfrentados pelo Peter Parker do MCU, por exemplo, foram causados pelo próprio personagem, seja tentando impressionar Tony Stark para entrar nos Vingadores ou entregando a tecnologia Stark para o Mysterio. Isso sem falar que ele literalmente diz pra Nick Fury que ele preferia não salvar o mundo porque estava de férias e estava focado em dar umas bitocas na MJ.
Já o Parker de Garfield tenta modernizar de forma errada o jeito do personagem. Nada contra ele ser mais descolado e com essa pegada dos gibis Ultimate, mas a ideia da responsabilidade que vem com os poderes vai embora quando ele se torna o bully e usa suas habilidades para sacanear quem zombava dele no passado. Nesse ponto, Tobey Maguire realmente sai ganhando.