CIÊNCIA & TECNOLOGIA
TikTok testa modelo de envio de gorjetas ao estilo Twitch
O Douyin, a versão chinesa do TikTok, começou a testar uma função chamada “Reward”, cujo objetivo é oferecer aos criadores de vídeos curtos uma nova forma de ganhar dinheiro na plataforma. O recurso começou a aparecer para alguns usuários selecionados e prints de tela surgiram na web com uma demonstração do que esse modo recompensa deve trazer para a rede social.
Ao que tudo indica, a novidade deve usar as moedas da própria rede social para mostrar gratidão pela produção de um conteúdo específico. Serão três valores que poderão ser repassados como doação: o total arrecadado vai direto para o perfil, sem nenhum desconto.
Essa novidade já havia sido anunciada pelo TikTok como parte do seu programa Creator Next, voltado para influenciadores da rede conseguirem dinheiro extra na comercialização de seus vídeos. Trata-se de uma estratégia para atrair personalidades e incentivar a produção exclusiva para a plataforma, como forma de dar uma variada nos constantes materiais repetitivos de ambas plataformas.
A introdução do modelo de recompensas pode ajudar os pequenos e médios criadores a obter apoio da sua base de fãs para investiram em produções originais, sem precisar copiar vídeos de outros perfis e com a possibilidade de dedicação integral à rede. Muita gente acaba por entrar na onda das dancinhas, réplicas de desafios ou vídeos narrados por robôs porque já viram que grandes perfis fazem sucesso com isso.
Gorjetas no TikTok
Em outubro, o TikTok começou a testar o botão “Tip” para interessados em enviar gorjetas para os criadores. Aparentemente, a ideia do Douyin seria ir neste mesmo caminho, porém com pagamentos em moedas virtuais em vez de quantias em dinheiro de verdade — embora as moedas possam ser convertidas depois.
Na metade do ano, a plataforma fez alguns experimentos com conteúdos que poderiam ser produzidos sob medida, conforme o desejo do usuário. A pessoa estabelece os critérios, o quanto está disposto a receber e os interessados pagam para receber um vídeo curto personalizado. Não parece ser este o caso da proposta da ByteDance neste caso citado acima.
O Twitter e a Twitch são exemplos de plataformas sociais nas quais os criadores podem ser remunerados com bonificações em dinheiro enviado pelos fãs. Esse hábito de mostrar gratidão é algo que tende a ser bastante forte quando há identificação entre criador e espectadores. Em algumas outras redes, como o OnlyFans, há sistemas de pagamento por conteúdos exclusivos — que não deve chegar tão cedo ao TikTok, mas é algo a se pensar para o futuro.
A expansão do recurso de remunerações espontâneas na China pode significar que a Bytedance está pronta para implementar as gorjetas de modo mais amplo para todo o mundo. Parece que 2022 pode ser um ano bastante positivo para os criadores de conteúdo no TikTok.
Fonte: Tech Planet