CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Mais de 500 mil celulares foram infectados ao baixar aplicativo
O aplicativo Color Message tem atraído muita gente, porém especialistas alertam que o app tem o vírus Joker
Segundo relatórios da Pradeo, uma firma de segurança virtual, o aplicativo Color Message está sendo utilizado para infectar celulares com vírus Joker. Esse aplicativo se tornou conhecido após anunciar a vantagem de permitir que se personalize mensagens de SMS de aparelhos.
Além disso, o app também oferecia opções de configuração de teclado que viriam com muitas opções de emojis exclusivos. Mas, especialistas vêm alertando sobre a grande quantidade de celulares infectados ao baixar o aplicativo. Segundo os relatórios, o número passa de 500 mil.
Reclamação de usuários
Embora o aplicativo ainda esteja disponível no Google Play Store, é possível encontrar críticas negativas de usuários na página. A maioria das reclamações fala que, após baixar o aplicativo, alguns serviços extras foram assinados sem que houvesse permissão prévia.
Com isso, o que aconteceu foi que muitos usuários receberam cobranças e boletos de compras não autorizadas com valores absurdos. Logo em seguida, começou a se espalhar que o aplicativo estava instalando o vírus Joker, um vírus especializado em invasão de dados. E também, muito se falou sobre a necessidade de se conscientizar e verificar a segurança dos aplicativos antes de baixá-los.
Vírus Joker
Nesse mesmo ano de 2021, alguns outros aplicativos e serviços estavam infectando celulares com o vírus joker. Por exemplo, alguns computadores e celulares foram infectados ao utilizar programas temáticos inspirados na série Round 6, da Netflix.
Esse vírus trabalha através da simulação de cliques em anúncios mal intencionados com o fim de gerar receita para os próprios idealizadores do app. E não para por aí, pois os celulares infectados com esse vírus também são inscritos involuntariamente em serviços de assinatura do tipo premium.
Assim, esses usuários começam a receber SMS’s criminosos que contém links elaborados para roubar dados, principalmente financeiros. Investigações apontam que o vírus está ligado a uma rede de criminosos virtuais de um servidor da Rússia.
Portanto, para evitar problemas, verifique sempre o aplicativo e suas avaliações antes de baixar.
E compartilhe essa matéria com amigos e familiares que precisam ficar sabendo dessa novidade e evitar os riscos!