Connect with us

Nacional

Análise da autobiografia de Sergio Moro por alguém que a leu

‘Contra o sistema da corrupção’ é fundamental para compreensão das agruras de um servidor público honesto no Brasil

Não conheço nenhuma outra pessoa tão criticada pelo que já escreveu como Sergio Moro. Porém, evidentemente, a maioria dos que criticam suas decisões nunca as leram. A título de exemplo, ouço há anos de muitas pessoas que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado por Moro sem provas. Mas não vejo, da maioria dessas pessoas, uma análise da sentença condenatória prolatada pelo então juiz. Não estou dizendo que havia ou não provas contra o ex-presidente. Não sou o juiz do processo, isso não me cabe. O que estou dizendo é: não é correto dizer haver ou não haver provas em um processo sem tê-lo lido, mas é nesses termos em que se dá o debate público brasileiro atualmente.

Há poucas semanas, o ex-juiz federal e ex-ministro Sergio Fernando Moro lançou sua autobiografia, “Contra o sistema da corrupção” (editora Primeira Pessoa). Se a história se repetir, o livro será criticado por muitos que nunca o lerão. Penso, assim, ser válida uma análise crítica da obra por alguém que a leu.

Minha leitura da autobiografia de Sergio Moro se deu com base no princípio da boa-fé, ou seja, parto do pressuposto de que ele está a dizer a verdade em seu livro. Isso é apenas uma suposição. Somente o ex-colega de magistratura sabe quantas verdades e mentiras contou. Mas não convém ler alguém presumindo que esteja a mentir.

Dito isso, a toada de quase todo o livro é de tristeza ao leitor, pois escancara, na visão do autor, a vitória de interesses ilegítimos e pouco republicanos em detrimento do interesse público.

A obra retrata a visão de um homem que viu seu trabalho, ano após ano, ser derrotado. Como juiz, por alguns magistrados do Supremo Tribunal Federal (STF). Como ministro da Justiça, por parlamentares e pelo atual presidente da República.

Um homem que, por conta desse mesmo trabalho, relata ter mentido aos filhos, de então dois e sete anos de idade, acerca do porquê ter de viver com escolta policial. Embora a verdade deva ser um imperativo categórico na vida de todos, concordo com Moro a respeito de não ser adequado dizer ao filho de dois anos que o pai estava correndo risco de vida pelo trabalho honestamente desempenhado como juiz de primeira instância.

Moro ainda confessa enxergar certa hipocrisia naqueles que se dizem horrorizados em face do atual desrespeito aos magistrados do STF, mas que se calaram quando era o magistrado da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba a ser desrespeitado. É uma crítica justa. Moro poderia ter, inclusive, ido mais longe.

Aliás, esse é um sentimento que permeia todo o livro. Moro é comedido nas críticas, em especial ao STF. Na vida real, Moro é alvejado com balas de canhão por petistas, bolsonaristas e também por alguns magistrados, mas ele não reage com a mesma intensidade.

Apenas em um único momento da obra, por exemplo, deixa mais evidente seu pensamento a respeito de seu principal opositor no Supremo Tribunal Federal, ao dizer ser irônico que um presidente (Bolsonaro) eleito sob a promessa do combate à corrupção e da defesa à Operação Lava-Jato tenha tecido elogios a seu opositor, bem como com ele se encontrado várias vezes.

E ao criticar (sempre de forma comedida) decisões de ministros do Supremo, Moro não diz uma única palavra sobre as pessoas que contribuíram decisivamente para o atual quadro do STF – os presidentes da República que indicaram os ministros e os senadores que aprovaram tais indicações.

Exceção feita ao atual presidente da República (bastante criticado pelo autor), Moro preocupa-se mais em defender suas escolhas e decisões ao longo de sua vida profissional (em especial a famosa Operação Lava-Jato) do que em atacar seus detratores. Moro claramente não é um adepto da máxima futebolística “a melhor defesa é o ataque”. Desconfio, inclusive, que não ligue muito para futebol.

Em uma de suas defesas, Moro trata do convite para ser ministro da Justiça e Segurança Pública do atual governo federal. Moro acreditou, ingenuamente a meu ver, que ocupando o cargo de ministro de Estado conseguiria combater a corrupção e evitar retrocessos a respeito dos quais nada poderia fazer se continuasse como magistrado.

Não desejo diminuir o cargo de ministro, tampouco os resultados obtidos por Moro, a exemplo da relevante diminuição do número de homicídios no país. Mas o cargo de ministro é comissionado, demissível ad nutum. Um ministro é, com elevado respeito, um longa manus do presidente, portanto, a decisão de combater ou não a corrupção é de quem indica, não do indicado.

São páginas e mais páginas em que Moro discorre (em tom de lamento) acerca da ida do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) para o Banco Central, da troca do presidente do Coaf, da omissão do governo federal em tentar reverter a decisão liminar do STF de paralisar por meses as investigações com dados do Coaf, da aprovação do juiz de garantias, da imposição de maiores formalidades para a manutenção de prisões preventivas, da fatídica (de acordo com o autor) intervenção do presidente da República na Polícia Federal, do fim da prisão após condenação em segunda instância, da nova Lei de Abuso de Autoridade etc. Note-se que tudo isso foi feito em desacordo com seu pensamento e absolutamente nada foi evitado, em que pese fosse Moro o ministro da Justiça, o que confirma o raciocínio do parágrafo anterior.

Ao insinuar, agora, uma candidatura a cargo eletivo (independente de qual efetivamente venha a ser), Sergio Moro parece ter entendido a lição. Se é verdade que todo o poder emana do povo [1], também o é que quem o exerce de fato é o eleito pelo povo, e não o indicado pelo eleito.

Já outras situações parecem ainda não ter sido bem compreendidas pelo ex-ministro. Logo após relatar a sanção presidencial ao juiz de garantias, diz a respeito daquele momento: “Talvez eu devesse ter renunciado ao cargo de ministro” (pág. 193). Custo a crer que Moro tenha utilizado o advérbio talvez, bem como o verbo dever no subjuntivo, após tudo o que aconteceu.

Não encontrará o leitor da obra, portanto, uma autobiografia em que o autor admite seus erros [2], por mais que sejam esses inerentes à natureza humana. Penso, honestamente, que a maioria das pessoas [3] no lugar de Moro teria provavelmente errado mais. Considero ser muito difícil manter um equilíbrio total sabendo que sua vida corre risco em razão de seu trabalho, e ainda destaco o fato de Moro (diferentemente de outros juízes ou ministros de Estado) ter tido seu trabalho analisado com lupa por políticos, jornalistas e advogados [4], o que contribui para a impressão negativa que alguns podem ter a respeito de sua atuação na magistratura. Entendo que não teria havido nenhum demérito se Moro tivesse admitido alguns erros, mas não foi essa sua escolha.

Apesar dessa falta de mea culpa, o livro tem muitos méritos, a exemplo de ser um grande convite à seguinte reflexão: por que a sociedade brasileira deixou o combate à corrupção regredir?

Acredito que grande parte da resposta esteja na pág. 124 do livro, embora Moro não pareça adotá-la como correta. Ao comentar a famosa Operação Mãos Limpas, ocorrida na Itália, menciona que o jurista Gherardo Colombo “passou a argumentar que somente a educação poderia resolver o problema da corrupção”. É também como penso. A contrarresposta dada a tal pensamento é quase sempre a mesma: “Não podemos esperar 20 anos até que mudanças educacionais tenham efeito”. O problema é que ouvimos esse discurso há mais de 20 anos. E, passado tanto tempo, não temos educação de qualidade, tampouco combate efetivo à corrupção.

Em arremate, trata-se de texto muito bem escrito e revisado (não consegui localizar um único erro material de digitação no livro), com um final mais suave do que o restante da obra – a partir da Lava-Jato, Moro lista importantes avanços na iniciativa privada no combate à corrupção e conclama o cidadão brasileiro a participar dessa luta – e cuja leitura me parece fundamental para que, diante da cruel realidade corrupta e patrimonialista brasileira, tenha-se a compreensão das agruras diárias de um servidor público honesto, com ideais republicanos.

São essas as qualidades que Moro se atribui em seu livro, sempre justificando suas atitudes na incessante busca pelo interesse público. Fica ao crivo do leitor enxergar o autor da biografia ora comentada dessa forma ou não.


[1] Artigo 1º., parágrafo único da Constituição Federal de 1988.

[2] Sequer no episódio que ficou conhecido como Vaza-Jato.

[3] Incluo-me nessa maioria.

[4] Muitos advogados, licitamente, foram contratados e remunerados para revogar, junto às instâncias superiores, as decisões de Sergio Moro. Sendo assim, as críticas de tais profissionais ao trabalho do juiz da Lava-Jato devem ser vistas com parcimônia e não podem ser interpretadas como verdades absolutas. Algumas críticas tenho por corretas, muitas outras, não. Cada um há de fazer o seu juízo de valor.

AUTOR

BRUNO VALENTIM BARBOSA – Mestre em Direito Processual pela Universidade de São Paulo (USP), Juiz Federal, presidiu no âmbito do Poder Judiciário as duas primeiras fases da Operação Vagatomia, uma das maiores da Polícia Federal entre os anos de 2019 e 2020

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca5 horas ago

Cabo Gilberto Silva e a comitiva brasileira na posse de Donald Trump: uma postura ética e de compromisso com o Brasil

Politíca5 horas ago

Deputado Cabo Gilberto critica veto de Lula a projeto que beneficiaria crianças com microcefalia

Internacional19 horas ago

Descubra o único país com a Bíblia em sua bandeira

Politíca19 horas ago

Federação Republicanos, União Brasil e PP: os bastidores polêmicos do poder no Brasil

Segurança Pública20 horas ago

Detento “vomita” celulares e cabo USB em presídio; VEJA

CIDADE20 horas ago

Em pleno momento de emergência, Câmara de Curral de Cima acaba de aprovar projeto que cria coordenadoria

Nacional21 horas ago

Lula revolta famílias ao vetar pensão para microencefálicos

Nacional21 horas ago

Nikolas sobre Lula: “Pedido de impeachment tá na gaveta”

Nacional21 horas ago

Brasil exporta 20 mil frascos de spray de pimenta para a Venezuela antes das eleições contestadas de Maduro

Judiciário21 horas ago

STF rejeita ação do PDT contra aumento da taxa básica de juros pelo Banco Central

ENTRETENIMENTO22 horas ago

Sobremesa gelada de leite Ninho

ECONOMIA22 horas ago

As principais mudanças da Receita Federal em 2025: o que você precisa saber e como se preparar

Judiciário22 horas ago

Decisões de Dino sobre emendas parlamentares fortalecem presidencialismo

CIDADE22 horas ago

Saneamento em 2024 e 2025: muitos avanços, desafios mais ainda

Judiciário22 horas ago

MPTCU pede investigação sobre supersalários de magistrados

AGRICULTURA & PECUÁRIA22 horas ago

Lei institui política de valorização do pequi e outros frutos do Cerrado

Internacional22 horas ago

“Há uma ditadura na Venezuela”, diz Human Rights Watch

Internacional22 horas ago

Incêndios na Califórnia chegam a 3° dia ampliando destruição

Internacional22 horas ago

Deputados nos EUA querem sancionar TPI por causa de Israel

Nacional23 horas ago

Trump: Bolsonaro envia documentos ao STF e pede passaporte para posse

ECONOMIA23 horas ago

Carta de Galípolo a Haddad: O que há por trás do não cumprimento da meta de inflação em 2024?

Politíca23 horas ago

Cícero Lucena destaca aperfeiçoamento do TCE-PB durante posse do novo presidente da Corte

Saúde23 horas ago

Ministério da Saúde vai enviar mais 26 mil frascos de insulina humana para apoiar estados

ECONOMIA23 horas ago

Confira os valores da tabela do imposto de renda atualizada de 2025

Judiciário24 horas ago

AGU diz que vai notificar a Meta sobre política de checagem a ser adotada no Brasil

ESTADO24 horas ago

João Azevêdo prestigia posse de nova Mesa Diretora do TCE e ressalta harmonia entre os Poderes e órgãos de controle 

Saúde24 horas ago

Novas instalações do Cedmex Campina Grande conquistam satisfação dos usuários

CONCURSO E EMPREGO24 horas ago

Sine-PB oferta mais de 880 vagas de emprego em nove municípios paraibanos

CIÊNCIA & TECNOLOGIA24 horas ago

Óculos falante e bebê robô? Veja as novidades e curiosidades da CES 2025

Nacional1 dia ago

Governo Federal autoriza primeiro pagamento de aditivo da Transnordestina

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO10 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA6 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública2 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO4 dias ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde4 dias ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA4 dias ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO4 dias ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 dias ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde5 dias ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA5 dias ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO5 dias ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional2 semanas ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde2 semanas ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional2 semanas ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

15 PLANTAS PEQUENAS QUE FAZEM UMA GRANDE DIFERENÇA EM CASA

Educação & Cultura2 semanas ago

37,5% DAS ESCOLAS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS NÃO TÊM ÁREAS VERDES

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CUIDADO COM ANIMAIS NA ALTA FLORESTA

Educação & Cultura3 semanas ago

DE ESTUDANTE DE PAÍS POBRE A BILIONÁRIO DO DUOLING

Saúde3 semanas ago

EXPECTATIVA É ENTREGAR 100 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA DENGUE EM TRÊS ANOS

Internacional3 semanas ago

A ISLÂNDIA É O MELHOR PAÍS PARA MULHERES?

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

MELHORA NOS ÍNDICES DE EMPREGO BENEFICIAM PESSOAS ENTRE 50 E 59 ANOS

Internacional3 semanas ago

COMO A CHINA RESPONDERÁ À POLÍTICA DE TARIFAS DE TRUMP?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS PODEM SER REAPROVEITADAS

Internacional3 semanas ago

ISRAEL, RÚSSIA, EUA: QUEM GANHA COM A QUEDA DE ASSAD?

ECONOMIA3 semanas ago

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DE PRODUTO E SERVIÇO CORRETAMENTE?

Segurança Pública3 semanas ago

DRONES COM SENSORES DE CALOR VIRAM ALIADOS DO CORPO DE BOMBEIROS

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

CAVERNA DO DRAGÃO: O EPISÓDIO PERDIDO

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

PROJETO INSTALA COLMEIAS EM ALDEIAS INDÍGENAS

Internacional1 mês ago

GELO DO ÁRTICO PODE DERRETER BEM ANTES DO QUE IMAGINÁVAMOS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br