CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Instagram testa Stories com rolagem vertical igual ao TikTok
O Instagram começou a testar oficialmente a rolagem vertical dos Stories com um pequeno grupo de usuários. A ideia é transformar o formato em algo similar ao Reels, que copiou o estilo do TikTok, para alinhar as mecânicas de vídeo da plataforma. Embora houvesse um protótipo desde fevereiro de 2021, somente agora a rede social decidiu levar isso para o mercado, embora de forma bastante restrita.
Segundo o especialista em mídias sociais Matt Navarra, alguns usuários da rede na Turquia receberam uma atualização que faz com que Stories sejam pulados com o arrastar do dedo de baixo para cima. Nada muda quando a pessoa quiser visualizar os Stories do mesmo usuário: é preciso tocar no lado direito para avançar e no esquerdo para voltar.
Pouco tempo depois, o jornalista Thássius Veloso informou ter recebido a mesma atualização aqui no Brasil. Isso significa que o novo design de rolagem vertical foi liberado simultaneamente em vários países, inclusive pode estar na sua conta agora.
No modelo original, para avançar para outro usuário, o usuário deve arrastar o dedo na tela da direita para a esquerda. Se apenas pressionar, ele será levado para o próximo vídeo daquele mesmo criador.
Com esse experimento, dá para entender porque o Instagram decidiu trocar o sistema de “arrasta para cima”, usado para direcionar para conteúdos externos, pelo adesivo de link, acionável com o toque simples na tela. Se o design dos Stories for oficializado, não haveria como manter o sistema de arrastar para abrir links, pois se confundiria com a mecânica de avançar ou retroceder os vídeos temporários.
Design dos Stories para competir com o TikTok
A mudança deve ter pouco impacto em termos de visualização ou engajamento, mas é uma tentativa de unificar as linguagens audiovisuais. Os usuários do TikTok e do Kwai já estão habituados ao formato de rolagem na vertical, portanto pode ser um pouco confuso para eles lidar com o sistema na horizontal no Instagram.
Vale lembrar que a plataforma de Adam Mosseri passou a dar mais ênfase aos vídeos desde 2021, tanto que o chefão disse que o Instagram não é mais uma rede de fotos. Os Stories tiveram o limite de tempo ampliado de 15 para 60 segundos, o que permite a criação de conteúdos maiores sem vídeos picotados.
Ontem, vazou um experimento de uma ferramenta que permite realocar posts do feed na grade de exibição. O usuário poderá colocar no topo do perfil as publicações mais relevantes ou alinhar as fotos para deixá-las mais harmônicas em termos de cores ou temáticas, por exemplo.
Fonte: Matt Navarra