Nacional
Lira diz que Câmara fez sua parte para conter alta dos combustíveis e critica governadores e Senado
“Não aceito demagogia eleitoreira”, disse o presidente da Câmara
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), usou o Twitter para cobrar do Senado e dos governadores uma solução para a alta do preço dos combustíveis. O parlamentar está de férias em Alagoas e deve retornar a Brasília nesta segunda (17).
Eis a declaração de Arthur Lira nas redes sociais:
Podiam ter pressionado ainda ano passado. Por isso, lembro aqui a resistência dos governadores em reduzir o ICMS na ocasião. Registro também que fizemos nossa parte. Cobranças, dirijam-se ao Senado.
Diziam q era intervencionista e eleitoreira. Agora, no início de um ano eleitoral, governadores, c Wellington Dias à frente, cobram soluções do Congresso. Com os cofres dos Estados abarrotados de tanta arrecadação e mirando em outubro, decidiram q é hora d reduzir o preço.
A Câmara tratou do projeto de lei que mitigava os efeitos dos aumentos dos combustíveis. Enviado para o Senado, virou patinho feio e Geni da turma do mercado.
Não aceito demagogia eleitoreira. Há um projeto na mesa e se eles discordam, tem força política pra sentar na mesa e discutir alternativas. Mas já é 2022 e tem gente que só pensa em outubro.
O barril subiu de menos de US$ 30 para mais US$ 80. Ou seja, mantendo a alíquota arrecadaram quase três vezes mais. É matemática simples.
Os governadores acusam Congresso e Executivo apenas para fazer uma cortina de fumaça. Resolveram acabar com o congelamento do ICMS nos combustíveis quando Petrobras, União e Congresso avançavam em negociações definitivas. E precisam achar um bode na sala.