ENTRETENIMENTO
Funesc lança projeto ‘De Repente na Estrada’ e anuncia fortalecimento das ações no interior do Estado
A Fundação Espaço Cultural da Paraíba lança, em parceria com o Detran-PB, o projeto ‘De Repente na Estrada’, que até o final deste ano, percorrerá 12 cidades paraibanas. São cantorias com duplas de violeiros do Nordeste. O evento de lançamento acontece nesta sexta-feira (21), às 20h, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, em João Pessoa. Os convidados são os mestres Ivanildo Vila Nova (PE) e Rogério Meneses (PB). A apresentação fica por conta de Iponax Vila Nova, coordenador do projeto.
“Este ano celebramos os 40 anos da Funesc com um duplo desafio: fortalecer a presença da instituição no interior do estado e retomar as atividades presenciais com os cuidados que o momento exige. Com responsabilidade e respeito aos protocolos sanitários, será possível promover ações que proporcionem alento e esperança para as pessoas”, explica Pedro Santos, presidente da Funesc, lembrando que a ideia é descentralizar, fortalecendo a circulação artística no interior do Estado.
“Esse é um projeto que incentiva a nossa cultura popular, valorizando os nossos poetas cantadores. Agora temos o ‘De Repente na Estrada’ e é uma alegria muito grande para todos nós do Detran da Paraíba apoiar esse projeto que promove acesso aos nossos bens culturais em todos os rincões do nosso estado”, disse o superintendente do Detran-PB, Isaías Gualberto.
Além de João Pessoa, os municípios de Bananeiras, Campina Grande, Cuité, Monteiro, Patos, Aguiar, São Bento, Cajazeiras, Sousa, Princesa Isabel e Itabaiana receberão a visita do projeto. A Funesc e o Detran contarão com apoio das prefeituras de cada cidade que sediará a programação. Em todos os locais o acesso será gratuito. Nas cidades onde o projeto for realizado em ambientes fechados, será exigida a apresentação de esquema vacinal completo.
Após dois anos em formato virtual, o projeto De Repente volta a ser realizado presencialmente e vai circular as doze Regionais de Cultura da Paraíba. A ação contará com a participação de 30 repentistas de seis estados do Nordeste: Paraíba, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão. Nos meses de março e dezembro, acontecerão edições especiais. Uma em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e para fechar o ano, o Festival De Repente no Espaço.
“Nos anos 90, a cantoria ganhou visibilidade nos grandes centros e agora está voltando para as pequenas cidades. Quando Pedro apresentou essa proposta de circulação do projeto, fiquei encantado com essa possibilidade de levar a cantoria a diferentes cidades todos os meses”, disse Iponax Vila Nova, coordenador do projeto De Repente, lembrando que a versão online será mantida. “Vamos continuar fazendo De Repente na Rede e talvez possamos pegar trechos dos eventos presenciais para inserir na programação”.
Mulheres na cantoria – No mês de março, o município de Campina Grande sediará a terceira edição do Festival Mulheres no Improviso (FEMI), integrando a programação do Mês da Mulher. A edição especial do De Repente acontece no dia 11, no Cine-Teatro São José, com um time de poetas cantadoras de diferentes gerações. Elas se apresentarão em duplas: Minervina Ferreira (PB) e Francisca Maria (PB); Fabiane Ribeiro (MA) e Lucinha Saraiva (CE); Santinha Maurício (PE) e Maria da Soledade (PB); Toinha Brito (CE) e Damiana Pereira (CE).
Mudanças no projeto – Em seu formato inicial, o projeto acontecia apenas em João Pessoa, com o nome ‘De Repente no Espaço’. As cantorias eram mensais e o ponto de encontro era o mezanino do Teatro Paulo Pontes. Foi assim de 2015 até o início de 2020, quando as atividades foram suspensas em função das medidas de prevenção contra a covid-19. Com a pandemia, uma nova configuração do projeto foi criada para o ambiente virtual, com o nome ‘De Repente na Rede’.
Confira o itinerário do ‘De Repente na Estrada’ em 2022
21/01, 20h – João Pessoa, com Ivanildo Vila Nova (PE) e Rogério Meneses (PB)
Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira
04/02, 20h – Bananeiras, com Antônio Carlos (PB) e Raimundo Caetano (PB)
Local: Espaço Cultural Oscar de Castro
11/03, 20h – Campina Grande, Festival , com Minervina Ferreira (PB), Francisca Maria (PB), Fabiane Ribeiro (MA), Lucinha Saraiva (CE), Santinha Maurício (PE), Maria da Soledade (PB), Toinha Brito (CE) e Damiana Pereira (CE)
Local: Cine Teatro São José
01/04, 20h – Cuité, com Felipe Pereira (RN) e Helânio Moreira (RN)
Local: Teatro Municipal Dona Chicota
06/05, 20h – Monteiro, com Zé Viola (PI) e Hipólito Moura (PI)
Local: Praça João Pessoa
03/06, 20h – Patos, com Miro Pereira (RN) e Jorge Macêdo (CE)
Local: Fundação Ernani Satyro
01/07, 20h – Aguiar, com Afonso Pequeno (PE) e André Santos (PE)
Local: Praça Miguel Izidio Leite
05/08, 20h – São Bento, com João Lídio (PE) e Antônio Silva (PB)
Local: Distrito de Barra de Cima
02/09, 20h – Cajazeiras, com Jeferson Silva (PI) e Jairo Silva (PI)
Local: Teatro Íracles Brocos Pires
07/10, 20h – Sousa, com Gilmar de Oliveira (PB) e Cícero Justino (CE)
Local: Praça da Estação
04/11, 20h – Princesa Isabel, com Sebastião Dias (RN) e Severino Pereira (PB)
Local: Escola Municipal Carlos Alberto
02/12, 20h – Itabaiana, com Erasmo Ferreira (PB) e João Lourenço (PB)
Local: Praça Epitácio Pessoa
23/12, 20h – João Pessoa (Festival De Repente no Espaço)
Local: Espaço Cultural José Lins do Rego