AGRICULTURA & PECUÁRIA
ACNB confirma edição internacional do Circuito Nelore 2022
Presidente da ACNB anunciou parceria com a Asocebu, da Bolívia, para realizar a etapa do Circuito Nelore em Santa Cruz de la Sierra, que já tem data confirmada
Nesta quarta-feira, 26, o médico cardiologista, pecuarista e presidente da Nelore do Brasil, Nabih Amin El-Aouar, foi o convidado especial do Giro do Boi. Em sua participação no programa, Nabih disse em resumo quais são as novidades que a ACNB está projetando para o ano de 2022. Entre elas, uma revelação sobre o Circuito Nelore de Qualidade.
Primeiramente, Nabih reconheceu a capacidade do setor pecuário se sustentar em meio à crise da pandemia. Conforme analisou o presidente da ACNB, o setor inovou e se transformou, superando adversidades como a crise sanitária mundial e mesmo o bloqueio das exportações para a China. Assim, Nabih entendeu que o setor aprendeu a produzir carne com mais qualidade e abriu novos mercados a partir de padronização e capacitação.
RANKING NELORE E NELORE MOCHO
Em seguida, o pecuarista confirmou as principais mudanças no regulamento do ranking Nelore e Nelore Mocho para a temporada 2021/2022. Em primeiro lugar, o campeonato de melhor expositor iniciante. “Isso para todas as exposições oficiais do Nelore, tanto no Circuito Amarelo como no Circuito Verde. Isso vai justamente incentivar os novos criadores e expositores”, projetou.
Além disso, a ACNB ajustou os pesos máximos para animais de até 12 meses, nas categorias bezerro e bezerra. “Também neste novo ranking nós expandimos o peso máximo para idade de até 16 meses. Anteriormente era até 12 meses. E até essa data, nós reduzimos o peso máximo desses animais”, acrescentou.
Por fim, Nabih revelou também uma mudança para o ranking nacional do Nelore mocho. “E a terceira medida para esse ranking foi a redução do número mínimo de exposições e de participantes de criadores nessas exposições para o Nelore mocho. Em decorrência da pandemia, o número de exposições e também o número de criadores caiu. Então, para que pudéssemos fechar o balanço para o ranking nacional, nós resolvemos reduzir esse número para o Nelore mocho”, disse em síntese.
CIRCUITO NELORE DE QUALIDADE 2022
Em seguida, Nabih anunciou também as projeções e novidades da ACNB para a temporada 2022 do Circuito Nelore de Qualidade. O objetivo é passar das 40 etapas neste ano. “Para esse ano nós estamos programando novamente as 40 etapas. Além disso, ainda estamos tentando a realização, pela primeira vez, de uma etapa no Maranhão, outra no Ceará e outra no Rio de Janeiro”, revelou.
Antecipadamente, Nabih revelou outra informação sobre o circuito de abates técnicos em primeira mão. “E para ser inédito no seu programa, esse ano nós já estamos com o Circuito Nelore de Qualidade Internacional. Pois a primeira etapa será em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, no dia 22 de fevereiro”, revelou.
Conforme explicou Nabih, a etapa internacional do Circuito Nelore será fruto de parceria entre a ACNB e a Asocebu (Asociación Boliviana de Criadores de Cebu). “Eles estão preparando animais de primeiríssima qualidade para competir com demais etapas brasileiras. E nós estamos muito felizes de abraçar os amigos bolivianos”, celebrou Nabih.
PARCERIAS
Em conclusão, Nabih lembrou dos parceiros que viabilizam a realização do Circuito Nelore de Qualidade atualmente, como Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal.
Antes de encerrar, o presidente da ACNB fez um convite ainda para os neloristas conhecerem o trabalho da associação. “Realmente eu gostaria de convidar a todos os neloristas brasileiros que se associem, que se juntem à ACNB. A ACNB […] é a casa de vocês, quem defende vocês, que, protege vocês e todo o setor pecuário brasileiro”, disse em suma.
De acordo com Nabih, a associação buscou maior abrangência em sua atuação nos últimos anos. “Quando nós entramos nesta gestão, nós tiramos o foco apenas de fomento da raça Nelore, somente das pistas, e focamos também na produção de carne. Especialmente realizar um trabalho em proteção a todo o setor pecuário. Ser uma entidade representativa do setor e não apenas fomento da raça Nelore”, analisou.
Mais informações sobre a atuação da ACNB podem ser vistas pelo portal nelore.org.br.