ESTADO
Marina Silva e dirigentes nacionais da Rede Sustentabilidade concedem entrevista coletiva na sexta-feira
A Rede Sustentabilidade na Paraíba fará, na sexta-feira (18), a partir das 9 horas, no Hotel Manaíra, em João Pessoa, evento de anúncio de 30 pré-candidatos para as eleições deste ano. Também será realizada, a partir das 11 horas, uma coletiva de imprensa híbrida, com a participação remota da ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva e presencial com porta-voz nacional da Rede, Wesley Diógenes, os deputados estaduais Chió (Rede-PB) e Ana Paula Siqueira (Rede-MG), além da Coordenadora Nacional do Elo Mulher da legenda, Mary Cruz.
“Este evento é muito importante, pois vamos falar de posicionamento político para o pleito deste ano e também teremos a oportunidade de dialogar com dirigentes nacionais sobre esse processo de construção partidária e fortalecimento da nossa Rede”, disse o deputado estadual Chió, que é membro dirigente partidário do Elo Nacional.
O parlamentar paraibano também destacou que durante o evento será apresentado um grupo de pessoas que representam a diversidade do povo paraibano e que disputarão cargos eletivos. Entre elas, o parlamentar anunciou pré-candidaturas coletivas, de pessoas trans, de quilombolas e de outros grupos representantes da população paraibana.
Na Paraíba, a Rede tem como dirigentes Emmanuel Furtado (porta-voz masculino) e Cristiana Almeida (porta-voz feminina). A legenda destaca que em março será realizado mais um grande evento de filiação com anúncio de novas 50 pré-candidaturas. Desta vez, a atividade será em conjunto com o Psol, que vai se federar com a Rede.
Perfil – Marina Silva nasceu em 8 de fevereiro de 1958 e é historiadora, professora, psicopedagoga, ambientalista e política filiada à Rede Sustentabilidade (REDE). Ao longo de sua carreira política, exerceu os cargos de vereadora, deputada estadual, senadora pelo Acre e de ministra do Meio Ambiente entre 2003 e 2008, além de candidatar-se em 2010, 2014 e 2018 à Presidência da República. Nascida em um seringal no Acre, Marina mudou-se para a capital do estado ainda na adolescência, onde foi alfabetizada. Concluído o ensino médio, graduou-se em história pela Universidade Federal do Acre.